AO VIVO: Eclipse Solar Total de março de 2016 (reprise)

eclipse solar - março de 2016
Além do Eclipse Solar Total que ocorre nesse dia 08 de março, Júpiter fará sua máxima aproximação com a Terra! Assista os 2 eventos ao vivo, aqui em nosso site!

Está chegando o grande momento! Como já havíamos comentado aqui em nosso site, no dia 08 de março acontece o Eclipse Solar Total de 2016, que inclusive será o único eclipse solar total do ano. E nesse mesmo dia, Júpiter faz sua máxima aproximação com a Terra (perigeu). Eclipse Solar Total e Máxima Aproximação de Júpiter no mesmo dia!

Tá achando pouco?! Como se não bastasse, no mesmo dia 08 de março, o asteroide 2013 TX68 faz sua máxima aproximação com o nosso planeta! Serão 3 grandes eventos astronômicos em um só dia! Para não perder nenhum desses grandes eventos, clique aqui e confirme sua presença em todos, assim você recebe um alerta quando eles estiverem prestes a começar!




E aqui você poderá assistir ao vivo os grandes eventos astronômicos desse dia 08 de março, em uma transmissão totalmente gratuita, uma cortesia do Observatório Slooh.


Eclipse Solar de março de 2016 poderá ser visto do Brasil?

visibilidade do eclipse solar total de março de 2016
Infelizmente no Brasil não será possível visualizar esse evento, mas o Eclipse Solar Total de março de 2016 poderá ser visto no Pacífico e sudeste da Ásia, principalmente em Singapura e na Indonésia. Na região onde o eclipse será visível, já será o dia 09 de março, e no Brasil, assim como em toda a América, ainda será dia 08 de março, por isso ele ficou conhecido por aqui como o Eclipse Solar Total do dia 08 de março. Na Ásia, Europa, África e Oceania, esse eclipse acontece no dia 09 de março de 2016.

Como mostra a animação ao lado, apenas a parte do globo encoberta pelo pequeno ponto preto (no centro do perímetro circular cinza que se movimenta pelo globo) é que poderá observar a totalidade do Eclipse Solar. As regiões cobertas pelo grande círculo cinza poderão apenas vislumbrar parcialmente o Eclipse Solar Total.


Eclipse Solar Total de março de 2016 - Transmissão ao vivo (reprise)

Diretamente da Indonésia, tivemos imagens ao vivo a partir de câmeras de altíssima resolução, mostrando o Eclipse Solar Total de março de 2016 através de um ponto de vista único, em uma região onde sua TOTALIDADE pôde ser observada!

A transmissão ao vivo do Eclipse Solar Total teve início no dia 08 de março de 2016, às 20h00 pelo horário de Brasília (23:00 UTC). A reprise já está disponível logo abaixo:

Curta nossa página no Facebook e confira as melhores imagens desse Eclipse!





Timelapse do Eclipse Solar Total de março de 2016


Conheça também o site oficial do Projeto Slooh. A transmissão ao vivo (acima) foi apresentada pelos astrônomos Paul Cox, Tricia Ennis, Bob Berman e participação de convidados especiais (em inglês).



Máxima aproximação do asteroide 2013 TX68

O dia 08 de março realmente estará cheio de novidades no mundo astronômico. Uma delas é justamente o sobrevoo rasante do asteroide 2013 TX68 com a Terra, que acontece nesse dia 08 de março, de acordo com cálculos da NASA.

Um fato interessante é que nem mesmo a NASA conseguiu calcular a órbita exata do asteroide 2013 TX68, portanto, não se sabe qual será a proximidade exata que ele passará da Terra. Teria algum risco para o nosso planeta? O que aconteceria se esse asteroide colidisse com a Terra no dia 08 de março?

asteroide proximo da Terra no dia 08 de março
Ilustração artística de asteroide próximo da Terra. Créditos: CORBIS

No dia 09 de março estaremos aqui com uma transmissão ao vivo gratuita sobre a máxima aproximação do asteroide 2013 TX68. Utilizando grandes telescópios em vários países, astrônomos e especialistas tentarão encontrar o asteroide 2013 TX68 durante a transmissão ao vivo, uma cortesia do Observatório Slooh. Para não perder esse grande evento astronômico, clique aqui e confirme sua presença, assim você recebe um alerta antes de seu início.

E não se esqueçam! No dia 09 de maio de 2016, Mercúrio fará algo espetacular nos céus: ele cruzará o disco solar em plena luz do dia, e poderá ser visto em todo o planeta! E mesmo que o tempo fique nublado em sua cidade, teremos a transmissão ao vivo do trânsito de Mercúrio, aqui mesmo em nosso site. Você já pode confirmar sua presença nesse link, assim recebe um alerta quando ele estiver próximo!

Confira também a lista completa com os maiores eventos astronômicos do ano, e veja que 2016 nos traz muitas surpresas. Estamos só no começo!


Imagens: (capa-ilustração/Galeria do Meteorito) / NASA / Wikimedia Commons / domínio público / CORBIS
08/03/16

Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

18 comentários:

  1. Como é possível a galáxia "EGS8p7" chegar à distância 13,2 bilhões de anos luz de nós em 'apenas' 13,8 bilhões de anos, qual é velocidade média que nós estamos nos distanciando dessa galáxia desde o Big Bang? mandei essa minha dúvida para vários amigos e pessoas da área, dos quais me entenderam, apenas o Átila do canal nerdologia me respondeu, ou melhor, disse que me responderá em um vídeo futuro no canal. quanto mais eu penso, mais curioso fico... Sei que essa 'imagem' da "EGS8p7" que estamos vendo hoje está muito atrasada, então essa galáxia que se distânciando, está muito mais distânte ainda, eu acho, na minha ignorância, que o universo tem que ser muito mais velho que 13,8 bilhões de anos para que alguma coisa pudesse chegar á uma distâcia dessas, já que apenas a luz, que é a 'coisa' mais rápida, levaria 13 bilhões de anos (tempo) para atingir 13 bilhões de anos luz (distância).
    Me desculpem se não fui claro. meu nome é Marcos e meu Whatsap é " +55 15 997212242 ", se alguem puder me responder agradeceria.
    Primeira vez que entro aqui, adorei, ótimo site!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentou no lugar errado amigo
      http://www.galeriadometeorito.com/2016/03/descoberta-galaxia-mais-distante-e-mais-antiga-do-universo.html

      Excluir
    2. Nunca tinha pensado por este lado... realmente o que você disse faz sentido...

      vou colocar sua pergunta na página desta matéria mencionada.

      Excluir
    3. Está entendendo errado, a EGS8p7 não está distante 13.2 bilhões de anos luz, essa é a idade presumida da galáxia...

      Excluir
    4. ela e a via lactea só se formaram bilhoes de anos depois do big bang, ela já se formou num universo gigantesco a uma distancia gigantesca de nós, pesquise sobre a formação das estrelas e galáxias.

      Excluir
    5. Eu sei que que nos 'formamos' muito depois do Big Bang, mas nós nos 'formamos' de alguma matéria. E essa matéria veio do mesmo ponto, no Big Bang, não importa em que estágio de formação estávamos...

      pega meu whatsapp, daí trocamos idéias. duas pessoas daqui já me add

      se pá, poderiamos formar um grupo kkkk

      Excluir
    6. Existe uma resposta muito óbvia para sua pergunta, imagine o universo se expandindo... Imaginou? Ok, o que acontece é que muitas pessoas comparam a expansão do universo com uma bexiga de borracha e tiram conclusões equivocadas sobre o assunto, vou explicar... Não estou dizendo que a comparação com a bexiga está errada, muito pelo contrário, ela serve como um ótimo exemplo para entendermos melhor como o universo funciona, bom vamos ao exemplo: imagine uma bexiga vazia... agora imagine que você desenhou dois pontinhos bem próximos na bexiga ainda vazia... agora imagine esta bexiga sendo inflada, o que aconteceria com os pontinhos? Eles se distanciariam um do outro na mesma direção, certo? Sim claro, mas isso todo mundo sabe! Agora imagine a bexiga vazia novamente... agora imagine que você desenhou um pontinho de um lado da bexiga vazia e outro pontinho do outro lado da mesma bexiga... imagine a bexiga com pontinhos opostos se inflando... o que acontece? Os pontinhos se separam em uma velocidade muito mais rápida e alcançam uma distância muito maior uma das outras pois viajam em direções opostas, diferentemente dos outros dois pontinhos que viajam juntos. Tentei usar a forma mais simples de explicar, deu para entender? O mesmo exemplo serve para imaginarmos galáxias próximas que vão se distanciando conforme o universo se expande, e galáxias que viajam em direções opostas que se distanciam muito mais rápido uma das outras. O fato de conseguirmos captar a luz dessas galáxias é que num passado muito distante elas estiveram muito mais próximas de nós e a viagem da luz foi muito mais curta. Espero ter esclarecido sua duvida, um abraço!

      Excluir
    7. acho que ninguém entendeu ainda minha dúvida: Como algo chegou onde apenas a luz chegaria? essa é minha dúvida resumida....
      Mas já cheguei à uma conclusão, não vou explicar aqui, peguem meu whatsapp lá em cima que eu explico.

      Marcos

      Excluir
  2. Valeu GDM por nos manter sempre informados!

    ResponderExcluir
  3. na verdade ninguem sabe nada nao tem como caucular a distancia

    ResponderExcluir
  4. onde esta o video com as imagens ao vivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  5. Kd o link de jupter, acho que são tantas coisas ao mesmo tempo que ficou meio bagunçado a página

    ResponderExcluir
  6. https://www.facebook.com/dewi.jost/videos/vb.1341323341/10208784150144700/?type=2&theater Galera, estou de passagem aqui na Ilha de Borneo e capturei esse lindo fenômeno em Balikpapan! ali está o link para quem quiser assistir de novo, porém por outro "ângulo" hahaha foi incríveel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dewi!

      Seu vídeo é realmente fantástico! Até indico que seja visto pelos nossos leitores. Seu registro nos traz um ponto de vista maravilhoso! Muito obrigado por compartilhar conosco! Um grande abraço Dewi!

      PS.: o timelapse do Eclipse já está disponível na matéria pessoal!

      Excluir
  7. Prezados,


    Por favor: meus filhos precisam fazer um trabalho escolar e a busca na internet está confusa:
    1 - quando foi o último eclipse solar no Brasil ( total e parcial ) e quando será o próximo.
    2 - melhor local de observação do último e próximo eclipse solar no Brasil.


    Muito grato, Att.,

    ResponderExcluir