Eclipse Solar Total em 08 de março e Máxima Aproximação de Júpiter - saiba tudo sobre esses grandes eventos!

eclipse solar e Júpiter em março de 2016
No dia 08 de março de 2016 teremos um Eclipse Solar Total e a máxima aproximação de Júpiter com a Terra

Quando fevereiro estava chegando ao fim, todos nós já começamos a ficar ansiosos com os belíssimos eventos astronômicos que estavam chegando em março. E o dia 29 de fevereiro (ano bissexto) fez a espera ainda maior! Mas finalmente chegamos em março de 2016, e grandes espetáculos estão por vir! Conheça o que poderá ser visto no céu, e fique por de alguns dos maiores eventos astronômicos do ano! [confira aqui a lista completa de todos os grandes eventos astronômicos do ano]


Eclipse Solar Total - 08 de março de 2016

Um dos eventos astronômicos mais memoráveis acontece logo na primeira quinzena de março de 2016. O Eclipse Solar Total do dia 8 / 9 de março será visível no Pacífico e sudeste da àsia, principalmente em Singapura e Indonésia.

eclipse solar
Eclipse solar anular. Créditos: China Photo Press 

Observadores da Austrália e de partes da Ásia poderão observar uma parte desse eclipse, ou seja, um Eclipse Solar Parcial, na manhã do dia 09 de março. Por outro lado, observadores do Alasca e do Havaí poderão ver uma pequena parte do Sol ser encoberta antes do pôr do Sol no dia 08 de março.


E no Brasil? Poderemos ver o Eclipse Solar do dia 08 de março (09 de março)?

Infelizmente não será possível observar o Eclipse Solar Total do Brasil, assim como de todas as Américas, da Europa e da África. Mas não se preocupe, pois teremos aqui em nosso site uma transmissão ao vivo do Eclipse Solar no dia 08 de março, com a cobertura completa desse evento magnífico. Veremos esse lindo fenômeno diretamente da Indonésia, com câmeras de alta-definição. Serão imagens de tirar o fôlego.

Para não perder a transmissão ao vivo do Eclipse Solar Total de março de 2016, clique aqui e confirme sua presença no evento, assim você recebe um alerta quando ele estiver próximo!

ATUALIZAÇÃO - clique aqui para ser redirecionado(a) para a transmissão ao vivo do eclipse!


Máxima aproximação de Júpiter - março de 2016

E como se não bastasse um Eclipse Solar, teremos outro evento astronômico fantástico exatamente no mesmo dia! Em 08 de março de 2016, Júpiter faz sua máxima aproximação com a Terra, chegando a apenas 4,44 UA do nosso planeta (1 Unidade Astronômica equivale a distância média entre a Terra e o Sol). Durante a máxima aproximação, Júpiter também se encontra em oposição, ou seja, em um alinhamento Sol, Terra e Júpiter, e é justamente por isso que nessa mesma data ele fica mais próximo do nosso planeta.

Máxima aproximação de Júpiter - março 2016
Júpiter. Créditos: Wikimedia Commons

Nessa época do ano, Júpiter fica visível no céu durante toda a noite, nascendo a leste durante o pôr do Sol e se pondo do oeste durante o amanhecer. Por estar mais próximo e em oposição, esta é a melhor época para observar o gigante do nosso Sistema Solar através de telescópios!

E claro, nós também teremos uma transmissão ao vivo da máxima aproximação de Júpiter, com imagens de telescópios em tempo real. Será fantástico! Clique aqui para confirmar presença no evento, assim você recebe uma notificação quando estiver próximo.




E se você já está ansioso(a) para que o dia 08 de março chegue logo, pense que você não está sozinho(a). Astrônomos profissionais, amadores e apaixonados pelo céu ao redor do mundo compartilham desse mesmo sentimento com você!







E no dia 08 de março estaremos aqui, juntos, presenciando alguns dos melhores e mais belos eventos astronômicos do ano! Fiquem ligados!


Imagens: (capa-ilustração/Galeria do Meteorito) / China Photo Press / Wikimedia Commons
02/03/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 comentários:

  1. os comentaristas serao brasileiros.. né?.. por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ouvi dizer que chamaram a glória pires...

      Excluir
    2. Ahhahahahahhahahhaahahah ozz boaa

      Excluir
    3. Ahhahahahahhahahhaahahah ozz boaa

      Excluir
    4. Sobre a Glória Pires, não podemos chamá-la para a cobertura ao vivo, já que ela não viu o Eclipse Solar... (entendedores entenderão)... rsrs

      Brincadeiras de lado, a narração será em inglês pessoal, mas estamos estudando a possibilidade de uma tradução simultânea.

      Um grande abraço a todos!

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir