Mini tornado em Marte é registrado pela sonda Opportunity

redemoinho em Marte
Os "diabos de poeira" não acontecem apenas na Terra... 


Um grande redemoinho em Marte foi descoberto pela sonda Opportunity enquanto ela estava a procura de minerais formados por antigos fluxos de água, nas encostas íngremes da superfície marciana. Essa missão existe para determinar se já existiu vida no Planeta Vermelho.

"Sim, este é um lindo redemoinho na região da Cratera Endeavour, em Marte", disse Ray Arvidson, investigador principal da missão Opportunity, da Universidade de St. Louis.

O novo redemoinho, ou mini-tornado, pode ser visto nessa imagem que mostra o terreno chamado Marathon Valley, e a trilha deixada pela sonda enquanto percorria a região. É mesmo uma visão fascinante!

Redemoinho em Marte - Opportunity - NASA
Créditos: NASA / JPL / Cornell / Ken Kremer / Marco Di Lorenzo
Clique na imagem para ampliar

A imagem foi montada em um mosaico, contendo fotografias coloridas e inalteradas no dia Sol 4332 (1° de abril de 2016).

Logo após o encontro com o redemoinho, o rover seguiu na direção sudoeste para continuar sua pesquisa por traços de filosilicato, que é um mineral formado em condições úmidas e não ácidas, propícias para a origem da vida a bilhões de anos atrás, quando o Planeta Vermelho não era tão seco. "Marathon Valley é um local excelente para essas pesquisas. Parece uma região de mineração", disse Ray.




A região de Marathon Valley tem cerca de 300 metros, e passa pela borda da Cratera Endeavour de oeste a leste, a mesma direção que estava sendo percorrida pelo rover. A Cratera Endeavour tem cerca de 22 km de diâmetro, e está sendo explorada pela sonda Opportunity desde 2011, quando chegou na região. Confira a jornada da sonda Opportunity:

jornada da sonda opportunity
Jornada da sonda Opportunity após 12 anos de missão.
Créditos: NASA / JPL / Cornell / Ken Kremer / Marco Di Lorenzo
Clique na imagem para ampliar

Redemoinhos em Marte - eles são ótimos!

Além de nos proporcionar uma visão quase surreal, os mini-tornados marcianos ajudam (e muito) os rovers espalhados por lá. Eles estão associados a primavera de Marte, e esses ventos fortes limpam os painéis solares, que geralmente vão perdendo sua eficácia com tanta poeira. "Esses redemoinhos podem até ser grandes amigos das sondas, e eu coloco um sorriso no rosto quando vejo um deles", disse Jim Green, diretor de Ciências Planetárias da NASA.




Em Sol 4332 (01/ABR/2016), quando ocorreu o encontro entre o rover Opportunityu e o redemoinho, 209.200 fotos já haviam sido feitas, e mais de 42 km foram percorridos. Isso é muito mais do que uma maratona!


Essa não foi a primeira vez

Redemoinhos de poeira não são fenômenos que ocorrem apenas aqui na Terra, afinal, eles também são comuns no Planeta Vermelho.




Na década de 1970, a sonda espacial Viking fotografou o primeiro redemoinho marciano, e desde então, esses fenômenos são vistos de tempos em tempos. Em 1997 a sonda Mars Pathfinder registrou a ocorrência dos redemoinhos, e mais tarde, a sonda Spirit registrou várias fotografias de um grande redemoinho que passou bem ao seu lado.

Redemoinho em Marte - Sonda Spirit
Redemoinho de poeira registrado em Marte pela sonda Spirit, em 05 de agosto de 2005.
A duração original do primeiro ao último frame foi de quase 10 minutos.
Créditos: NASA / Spirit

Os redemoinhos em Marte são cerca de 50 vezes maiores do que os redemoinhos da Terra, e apesar de ajudarem na limpeza dos painéis solares, eles representam um perigo para futuras missões tripuladas. Acredita-se que eles sejam os responsáveis pela misteriosas linhas que volta e meia aparecem na superfície do Planeta Vermelho.






Fonte: UniverseToday / NASA / Wikipedia
Imagens: (capa-Opportunity) / NASA / JPL / Cornell / Ken Kremer / Marco Di Lorenzo / NASA / Spirit
04/04/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 comentários:

  1. e já tem robo em marte ? então cadê a resposta se tem ou não água em marte ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA , amigo ja aprovaram isso faz 1 ano :D

      Excluir
    2. que planeta voce vive, marte?

      Excluir
    3. Rapaz, esse cidadão vive no século 19.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. já tem robô em marte a décadas e a décadas ha muitas evidencias de volumes consideráveis de água em marte, hoje já é confirmado...

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir