AO VIVO: Maior aproximação de Marte da última década (reprise)

máxima aproximação de Marte com a Terra
Há mais de 10 anos o Planeta Vermelho não chegava tão próximo da Terra...


No último dia 22 de maio, Marte atingiu a oposição, ou seja, completamente oposto ao Sol. Durante a oposição, Marte pode ser visto durante toda a noite, e só se põe ao amanhecer, quando o Sol nasce a leste. Isso já é suficiente para nos proporcionar uma visão fantástica e privilegiada do Planeta Vermelho. Mas um outro evento importantíssimo está prestes a acontecer.

Nessa segunda-feira, dia 30 de maio, será o Perigeu de Marte, momento em que ele atinge a maior proximidade com o nosso planeta. Há mais de uma década que Marte não chegava tão próximo de nós. O horário exato da máxima aproximação de Marte será às 18h35 pelo horário de Brasília (21:35 UTC), quando ele estará a 75.279.709 quilômetros da Terra. Para se ter uma ideia, a distância média do Planeta Vermelho com a Terra é de 225 milhões de quilômetros, podendo chegar a mais de 400 milhões de km durante a máxima distância.




Marte pode ser visto a olho nu, mas é através de telescópios que podemos ver detalhes surpreendentes de sua superfície. E para que você não perca esse momento precioso, teremos aqui em nosso site uma transmissão ao vivo, com imagens feitas em tempo real a partir de grandes telescópios, mostrando o Planeta Vermelho durante sua máxima aproximação, uma cortesia do nosso parceiro Observatório Slooh.


Transmissão ao vivo - Máxima aproximação de Marte (reprise)

A transmissão ao vivo com a cobertura completa do perigeu de Marte ocorreu com sucesso. A reprise já está disponível logo abaixo. E não se esqueçam: dia 03 de junho teremos a máxima aproximação e o perigeu de Saturno, e claro, teremos transmissão ao vivo aqui em nosso site!

Curta nossa página no Facebook para ver muito mais!




A transmissão ao vivo teve narração (em inglês) do astrônomo Bob Berman e de convidados especiais. Conheça também o site oficial do Observatório Slooh.


Como observá-lo a olho nu

Por estar em oposição, Marte nasce ao leste no momento em que o Sol se põe à oeste. Para quem não está familiarizado com o céu noturno, Marte pode ser confundido com uma estrela vermelha muito brilhante.

Posição de Marte no céu do dia 30 de maio de 2016, logo após o anoitecer
Posição de Marte no céu do dia 30 de maio de 2016, logo após o anoitecer.
Créditos: STELLARIUM         Edição: Galeria do Meteorito

Veja também que temos uma conjunção belíssima entre Marte, Saturno e a estrela Antares, da constelação de Escorpião.

Se você tem um telescópio a disposição, confira o gráfico abaixo que mostra alguns detalhes imperdíveis do Planeta Vermelho no momento exato de sua máxima aproximação com a Terra, que será às 18h35 pelo horário de Brasília (21:35 UTC):

Marte na máxima aproximação com a Terra
Posição de Marte durante sua máxima aproximação com a Terra, às 21h35 UTC do dia 30 de maio de 2016.
Créditos: Starry Night         Clique na imagem para ampliar

O local de pouso da sonda Curiosity já estará desaparecendo no leste por conta da rotação do Planeta Vermelho. O maior vulcão do Sistema Solar, o Monte Olimpo, estará surgindo no limbo oeste. O Valles Marineris, maior e mais alto do que o Grand Canyon, estará próximo do centro.

Com telescópios amadores menores não será possível ver todos esses detalhes, porém, a calota polar do sul deve ser visível.




Astrônomos amadores que estão acostumados a observar Marte já reconhecem com facilidade a maioria dos grandes detalhes e regiões do Planet Vermelho. Ao observá-lo por algumas horas, por exemplo, já é possível ver o disco e suas regiões mudando de lugar. E por conta do período de rotação de Marte ser um pouco maior do que o da Terra (24 horas 37 minutos e 23 segundos), ao observarmos o Planeta Vermelho todos os dias em horários idênticos, veremos que a área visível se move ao longo dos dias.


Marte chegará ainda mais próximo!

Em 27 de Julho de 2018, Marte chegará ainda mais próximo da Terra, atingindo uma distância mínima de apenas 57.6 milhões de quilômetros do nosso planeta. Por conta disso, Marte se mostrará ainda mais brilhante no céu noturno! Será uma chance única, e uma das maiores aproximações de toda a história!




Apesar disso, a máxima aproximação de Marte que ocorre agora em 30 de maio de 2016 não é algo comum, afinal foi preciso aguardar mais de uma década para que o Planeta Vermelho chegasse tão próximo de nós, e agora, temos uma chance incrível de observá-lo, enxergando detalhes que geralmente são imperceptíveis em outras épocas. Você não vai perder esse grande evento, não é mesmo?!

Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!






Imagens: (capa-NASA) / Slooh / STELLARIUM / Galeria do Meteorito / Starry Night
30/05/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

21 comentários:

  1. Se tiver nublado, vou observar pelo site, se o céu estiver limpo, vou observar também pelo telescópio.

    ResponderExcluir
  2. La distancia promedio del planeta Marte al sol es de 227 900 000 Km

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Welington, a máxima aproximação foi hoje, dia 30 de maio, mas Marte estará bem visível até meados de agosto. Um grande abraço!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Sim, e é como na imagem da matéria. Marte é facilmente confundido com uma estrela avermelhada de brilho muito intenso, mas depois de um tempo nos acostumamos a diferenciar estrela de planeta (estrelas cintilam e planetas não).

      Abraços Valdomiro!

      Excluir
  5. n mudou mt, ta tipo uma estrela vermelha.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Tudo pronto para fotografar... cai muita chuva desde a tarde e ainda chuvisca.

    ResponderExcluir
  8. Pelo meu telescópio, por incrível que pareça, consigo ver mais detalhes em Marte do que nessa transmissão. Pena que o céu está nublado aqui, pois hoje o tempo está bem agradável para uma sessão de astronomia. =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena que está nublado em grande parte do Brasil, principalmente na região sudeste.

      Eu não sei exatamente qual telescópio foi utilizado dessa vez, mas acredito que a ocular não é das menores. Penso que eles fizeram dessa forma pra preservar a nitidez, pois quando se aproximava demais com oculares menores, a imagem estava ficando borrada.

      Abraços Milton!

      Excluir
    2. Provavelmente não conseguiram maiores ampliações por conta da turbulência atmosférica, no local da observação. Mas a transmissão foi legal, de qualquer forma. Abraço!

      Excluir
  9. eu consegui ver e saiu perfeitamente na camera do meu celular ! :D

    ResponderExcluir
  10. Pessoal, quero adquirir um telescópio pois gosto de observar o céu é esses eventos, mas n tenho conhecimento sobre o assunto. Gostaria de receber indicações. Me ajudam?

    ResponderExcluir
  11. Pessoal, quero adquirir um telescópio pois gosto de observar o céu é esses eventos, mas n tenho conhecimento sobre o assunto. Gostaria de receber indicações. Me ajudam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há vários fatores para se levar em consideração antes de comprar um telescópio Carol. Deixarei alguns links úteis para que você possa sanar suas dúvidas antes de comprar um telescópio:
      http://armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/artigos/21-conteudo-astronomia-iniciantes
      https://tellescopio.com.br/artigos/astronomia-nocoes-basicas
      http://cosmobrain.com.br/cosmoforum/viewforum.php?f=5

      Nesses 3 links, você terá acesso a tudo o que precisa saber sobre telescópio para fazer uma compra consciente e sem frustrações. Caso tenha dúvidas especificas, pode perguntar que respondo. Abraços!

      Excluir
    2. Muito bom Milton! Esses links são úteis e podem ajudar bastante o pessoal que está pensando em adquirir um telescópio!

      Inclusive Milton, queria parabenizá-lo e agradecê-lo por sempre se prontificar a esclarecer dúvidas e por ser tão participativo! Sua contribuição é muito valiosa para o Galeria do Meteorito e para todos nossos leitores! Muito obrigado!

      Um grande abraço!

      Excluir
    3. Gosto de ajudar naquilo em que posso. \o\
      Muito obrigado! Abraços. ^^

      Excluir