Você não vai acreditar que nebulosa é essa! Arrisca um palpite?

nebulosa olho de gato - Josh Smith
O projeto durou 2 anos, e o resultado é realmente impressionante! Você sabe de qual nebulosa estamos falando?


As nebulosas são um dos objetos astronômicos mais fascinantes do Universo, e é claro que nós já conhecemos muitas delas apenas pelas suas formas cores. Mas dependendo da maneira que uma fotografia é feita, podemos ter algumas surpresas magníficas. Esse essa foto é a prova disso!

Uma das nebulosas mais famosas e conhecidas é a chamada Olho de Gato (NGC 6543). Trata-se de uma nebulosa planetária, localizada na constelação de Dragão. Um dos fatos que mais chamam nossa atenção nessa nebulosa é sua estrutura perfeita, com detalhes e protuberâncias simétricas. Um visão surreal!

Nebulosa Olho de Gato
Nebulosa Olho de Gato. Créditos: HST / NASA

Porém, em uma foto mais complexa, feita a partir da combinação de vários frames (várias imagens feitas em diferentes momentos) podemos ter uma grande surpresa. Em um projeto que levou cerca de 2 anos para ser concluído, o astrofotógrafo Josh Smith conseguiu revelar uma beleza desconhecida: uma camada externa tênue, que não pode ser vista através de telescópios ou em imagens mais simples. Esse "fantasma" que encobre a Nebulosa Olho de Gato é chamado de Halo (mesmo nome dado a camada tênue que encobre a nossa Galáxia. Halos como esse foram descobertos há pouco tempo, e acredita-se que são feitos de componentes liberados durante uma das fases anteriores das estrelas.

Nebulosa Olho de Gato - Josh Smith
Nebulosa Olho de Gato. Créditos: Josh Smith
Clique na imagem para ampliar

Em sua página oficial no site AstroBin, Josh conta que a Nebulosa Ohlo de Gato é seu alvo preferido nas noites frias de observações, e por conta disso, ele teve o desejo de fazer o seu melhor trabalho em sua homenagem. "Pelos detalhes, você pode ver que meu objetivo era registrar o melhor possível nessa imagem, incluindo seu núcleo que é cerca de 10.000 vezes mais brilhante do que suas camadas mais externas", comenta Josh, que até mudou de casa para ter um céu mais limpo, sem poluição luminosa. "O tempo total gasto para registrar essa imagem (2 anos) foi um pouco exagerado... no meio do trabalho eu me mudei para a Flórida para ter um céu melhor, e claro, para complementar todo o esforço empregado na nebulosa Olho de Gato."

E valeu a pena Josh! A imagem ficou fantástica, e com tantos detalhes, facilmente podemos acreditar que se trata de uma nebulosa desconhecida...




Além da Nebulosa Olho de Gato, Josh Smith já conseguiu vários registros impressionantes, como esse que vemos logo abaixo, da região da Nebulosa Cabeça de Cavalo, na constelação de Orion:

Nebulosa Cabeça de Cavalo - Josh Smith
Nebulosa Cabeça de Cavalo e região da Nebulosa de Orion. Créditos: Josh Smith
Clique na imagem para ampliar

Para conhecer um pouco mais do trabalho do astrofotógrafo Josh Smith, conheça sua página no site AstroBin. Segundo ele, para o trabalho da nebulosa Olho de Gato, foi preciso várias exposições de vários segundos (e até minutos) cada! Algumas fotografias tiveram 30 segundos, e outras até alguns minutos de exposição. As fotos foram feitas com filtros diferentes, a fim de captar diferentes tipos de ondas do espectro. Além disso, o resultado final foi melhorado com programas de edição de imagens, a fim de se conseguir uma nitidez melhor.




O trabalho de Josh ganhou repercussão internacional em sites especializados, e alguns astrônomos já consideram sua foto a melhor visão da Nebulosa Olho de Gato. E você, o que achou? Não deixe de registrar sua opinião nos comentários!







Imagens: (capa-Josh Smith) / HST / NASA / Josh Smith
31/05/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. Essa nova visão da nebulosa Olho de Gato é impressionante, pela diferença no resultado final. Curioso é que o design dessa imagem lembra mais a de um olho humano, cercado por uma aura mistica.

    ResponderExcluir
  2. Belíssima foto. A astrofotografia é um ramo que cada vez mais nos tem surpreendido! Parabéns pela divulgação GDM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vocês gostaram! Um grande abraço Diego, e muito obrigado!

      Excluir
  3. As imagens ficaram espetaculares.

    ResponderExcluir