Veja como seria o céu se galáxias, nebulosas, estrelas e buracos negros estivessem mais próximos da Terra

objetos celestes mais próximos no céu
Você já imaginou como seria a nossa visão do céu noturno se alguns objetos celestes estivessem bem perto da Terra?



Olhar para o céu noturno e observar as galáxias e nebulosas distantes é uma experiência realmente fantástica. Mas e se esses objetos tão longínquos estivessem mais próximos de nós? Como seria a nossa visão?

Foi pensando nisso que a Agência Espacial Russa, a Roscosmos, fez um vídeo incrível. Ele mostra como o céu noturno seria se alguns objetos estivessem mais próximos... bem mais próximos... incluindo supernovas, galáxias e nebulosas, além de um buraco negro em nossa vizinhança!




Antes de mais nada, devemos enfatizar que essas simulações não levam em consideração outros efeitos que teríamos se esses objetos realmente estivessem próximos de nós. Trata-se apenas de uma simulação visual, de como poderíamos vê-los no céu noturno.

E se uma imagem vale mais do que mil palavras, vamos acabar com esse mistério e ir direto ao vídeo:



Galáxias, nebulosas, estrelas e buracos negros mais próximos da Terra

O vídeo começa com a famosa vizinha da Via Láctea, a Galáxia de Andrômeda. Contendo um trilhão de estrelas e com um comprimento de 220.000 anos-luz, a galáxia de Andrômeda preencheria o céu noturno, e olha que pra isso não precisaria estar tão mais próxima do que já é. Um fato interessante é que isso será realidade dentro de aproximadamente 5 bilhões de anos, quando a Via Láctea e a galáxia de Andrômeda estiverem se colidindo, afinal, os cientistas já perceberem que elas estão se movendo lentamente uma em direção a outra.

Galáxia de Andrômeda próxima da Terra
Créditos: Roscosmos

Em seguida, o vídeo mostra a Nebulosa do Anel, um remanescente de supernova de 7.000 anos de idade, com um diâmetro de 1 ano-luz. A Nebulosa do Caranguejo também é mostrada, e igualmente, é um remanescente de supernova, e foi observada pela primeira vez em 1054.

Nebulosa do Anel e Nebulosa do Carangueijo mais proximas da Terra
Créditos: Roscosmos




Em seguida temos o Grande Aglomerado Globular em Hercules (M13), contendo cerca de 100.000 estrelas, com 165 anos-luz de comprimento.

Grande Aglomerado Globular em Hercules
Créditos: Roscosmos

Uma supernova iluminando o céu noturno também é mostrada no vídeo, com sua luz mais brilhante do que a da Lua. Para uma supernova ter o poder de destruir a Terra, ele teria que estar dentro de uma distância máxima de 50 anos-luz. Apesar de ser uma visão fantástica, pra nossa sorte não há qualquer estrela nesse raio que tenha chances de explodir em uma supernova.

Supernova próxima da Terra - simulação
Créditos: Roscosmos

A seguir, vemos também a Galáxia do Rodamoinho (M51), que está interagindo com usa companheira mais próxima chamada NGC 5195. Muita matéria está sendo trocada entre as duas, e apesar do caos que representa esse grande fenômeno, a visão é deslumbrante, ainda mais se estivesse assim tão próximo de nós.

Galáxia do rodamoinho no céu
Créditos: Roscosmos

O famoso aglomerado de estrelas das Plêiades também é exibido nessa simulação, e finalmente, terminamos com um buraco negro, aparentemente igual aquele que vemos no filme Interestelar.

As pleiades próximas da Terra no céu
Créditos: Roscosmos





Buraco negro visto no céu
Créditos: Roscosmos

Apesar dos buracos negros serem corpos com uma força gravitacional extrema, muitos deles não são completamente escuros, por conta do gás e poeria que são aquecidos nas suas proximidades. Na verdade, alguns buracos negros são extremamente brilhantes! E como podemos ver no vídeo, se um gigante desses estivesse próximo de nós, deixaria a Terra completamente iluminada, mesmo durante a noite.




E aí? Qual desses objetos cósmicos é o seu preferido? Qual deles ficaria mais bonito no céu noturno? Não deixe de registrar sua opinião nos comentários!









Fonte: DMail
Imagens: Roscosmos / divulgação
29/06/16

Curta nossa página no Facebook
e receba o melhor conteúdo diariamente!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15 comentários:

  1. Séria Demais Se Desse Para Visualizar Essas Galaxias ..

    ResponderExcluir
  2. Uau. Matéria espetacular. A Galáxia de Andromeda sempre me fascinou desde o dia em que consegui avistá-la, com o auxílio de um telescópio. Linda demais.

    ResponderExcluir
  3. pra mim todos esses objetos cósmicos são bonitos mesmos a distancia.
    parabéns, bela matéria.
    galeria do meteorito sempre nos mostrando a beleza do universo!!!

    ResponderExcluir
  4. QUE VÍDEO FANTÁSTICO QUE A ROSCOSMOS ELABOROU. TODAS AS SIMULAÇÕES SÃO EXCELENTES, MAS MEU PREFERIDO, A GALÁXIA REDEMOINHO M51 E SUA COMPANHEIRA NGC 5195. MUITO OBRIGADO AO GALERIA DO METEORITO POR COMPARTILHAR ESSA EXPERIENCIA MARAVILHOSA COM A GENTE. \O/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Nebulosa do Anel seria linda também hein?!! hehe

      Muito obrigado Mario! Nós é que agradecemos pela sua participação e envolvimento! Um grande abraço!

      Excluir
  5. Minha visão preferida é o buraco negro,assustador é ao mesmo tempo fascinante. Parabéns à Roscomos.

    ResponderExcluir
  6. Minha visão preferida é o buraco negro,assustador é ao mesmo tempo fascinante. Parabéns à Roscomos.

    ResponderExcluir
  7. A Roscosmos sempre me encanta com seus vídeos "viajados".

    ResponderExcluir
  8. eu amo o universo principalmente as galaxias

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela matéria, o meu preferido é o buraco negro brilhante.

    ResponderExcluir
  10. Estava desconfiando que minha filha estava aprontando algo, então vi na internet o programa do https://brunoespiao.com.br/espiao-de-fotos e resolvi instalar no celular dela e vi tudo que estava fazendo escondida, agora ela não esconde mais nada o programa é muito bom recomendo.

    ResponderExcluir