Venha fazer uma viagem inter-galática em uma velocidade impossível

viagem intergalatica
Você conhece o projeto Galaxy and Mass Assembly survey?


O projeto GAMA (Galaxy and Mass Assembly Survey), foi desenvolvido para explorar as últimas gerações de observatórios, e com isso, tentar entender melhor como ocorre a evolução e a formação das galáxias. Basicamente, o projeto conta com diversos observatórios como o VLT Survey Telescope, o VISTA, o Observatório Espacial Herschel, dentre outros, a fim de reunir o máximo de dados observacionais possíveis.

Todo esse estudo, além de abrir as portas para o conhecimento cosmológico, também nos proporciona visões fantásticas, que jamais seriam possíveis há alguns anos atrás.

E pra mostrar um pouco desse trabalho, o projeto GAMA liberou um catálogo em formato de vídeo. Trata-se de um mapa detalhado do Universo em 3D. E como diz o velho ditado, se "uma imagem vale mais do que mil palavras", um vídeo então deve valer milhares delas... Confiram!


Essa simulação de voo inter-galático nos mostra as posições reais e as imagens das galáxias que foram mapeadas até o momento. As distâncias estão em escala, porém, as imagens das galáxias foram ampliadas, o que permite uma experiência melhor e mais confortável.

Outro fator importante que pode até passar despercebido em um primeiro momento, é a velocidade desse voo. Levando em consideração a velocidade da luz (que é a maior até onde se sabe), levariam bilhões de anos para percorrer essa trajetória feita no vídeo. Para que o mapa fosse facilmente compreendido, criou-se a visão em 3D, e uma velocidade fisicamente impossível.




O objetivo principal do projeto GAMA é entender alguns paradigmas do Universo, da formação de galáxias e de suas estruturas. E claro, além de desvendar alguns segredos do Cosmos, o projeto GAMA ainda nos presenteia com imagens fantásticas, que têm o poder de mudar completamente a forma como enxergamos todo o Universo.







Fonte: ESO
Imagens: (capa-ESO) / ESO / Will Parr / Dr. Mark Swinbank / Dr. Peder Norberg / Durham University / SDSS / GAMA survey / Ogden Trust / STFC / Royal Society
09/06/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

13 comentários:

  1. muito bacana esse vídeo, ainda bem que a imaginação não tem limites\o/

    ResponderExcluir
  2. quando o observatório da china estiver pronto esse conhecimento que temos do universo poderá se expandir

    ResponderExcluir
  3. Para que o mapa fosse facilmente compreendido, criou-se a visão em 3D, e uma velocidade fisicamente impossível. Sim. Isso refere-se à Física humana. Ela limita-nos apenas às armas nucleares. Extinguimos deus e sua bíblia suja, papel-higiênico, e as matanças em seu nome e as viagens espaciais se tornarão mais rápidas que o vídeo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, assim já não existe mais mal no mundo. Excluindo Deus que não existe (segundo alguns dizem) mas é culpado do mal, e a bíblia que tanta gente magoa (afinal o livro tem quase um quilo), assim sim, elimina-se a raiz do mal e só fica o homem que nenhum mal tem feito... É tudo culpa de Deus e da bíblia, o homem é só bondade.

      Casa vez que algum mata alguém foi culpa de Deus e da bíblia... O homem bem queria fazer bem mas o Deus inexistente e o quilo de bíblia fizeram-no fazer mal... Pobre humanidade inocente.

      Excluir
    2. Muito tem sofrido a humanidade nas mãos de um Deus inexistente e de um livro... Não foi nas suas próprias mãos, não é o homem que se tem auto aniquilado, é o Deus que não existe e o livro.

      Mais um testemunho do sentido de justiça que o homem tem... O homem é só virtude e juízo correcto.

      Excluir
    3. Muito tem sofrido a humanidade nas mãos de um Deus inexistente e de um livro... Não foi nas suas próprias mãos, não é o homem que se tem auto aniquilado, é o Deus que não existe e o livro.

      Mais um testemunho do sentido de justiça que o homem tem... O homem é só virtude e juízo correcto.

      Excluir
    4. Ah sim, assim já não existe mais mal no mundo. Excluindo Deus que não existe (segundo alguns dizem) mas é culpado do mal, e a bíblia que tanta gente magoa (afinal o livro tem quase um quilo), assim sim, elimina-se a raiz do mal e só fica o homem que nenhum mal tem feito... É tudo culpa de Deus e da bíblia, o homem é só bondade.

      Casa vez que algum mata alguém foi culpa de Deus e da bíblia... O homem bem queria fazer bem mas o Deus inexistente e o quilo de bíblia fizeram-no fazer mal... Pobre humanidade inocente.

      Excluir
    5. Ok, está fora do ar mesmo...cientificamente, usando métodos e protocolos conhecidos de averiguação não podemos provar de forma concreta a existência do Criador, entretanto, usando os mesmos critérios, também não podemos provar a inexistência... A FALTA DE EVIDENCIA NÃO É EVIDENCIA DA FALTA ! Logo, um ser racional lógico, no mínimo deveria deixar a questão em aberta e não sair afirmando isso como se fosse uma verdade...veja, pode até crer nisso, mas provar, ai fica devendo!
      Ah, em tempo...outra sugestão...no mínimo, tal pessoa deveria respeitar o direito de ter crenças distintas da sua...pois cobra dignidade, moralidade, higiene, liberdade e agi desse modo fundamentalista, fazendo de certo modo exatamente o que questiona...lamentável...
      Ah, em tempo parte II : Deveria estudar um pouco mais e saber que pelo menos em nosso universo, a velocidade hiper luz é improvável, pois passaria até mesmo a velocidade das subpartículas de formação da matéria e romperia as constantes do Continuum espaço-tempo.
      Concluindo: Perdeu uma grande chance de ficar quieto e não falar de forma obtusa!

      Excluir
  4. Simplesmente Fantástico. Um show à parte

    ResponderExcluir
  5. deveria se fazer jogos ou mais videos desse tipo, na internet ainda acha muito pouca coisa explorando dessa forma o universo, videos ou animaçoes que dao a exata dimensao e formato das galaxias. Seria um belo jogo...

    ResponderExcluir