Alinhamento raro de 5 planetas acontece nesse mês de agosto

alinhamento raro de cinco planetas - agosto de 2016
Outro alinhamento parecido só acontecerá novamente em 2018!


Os cinco planetas mais brilhantes: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno estarão reunidos no céu noturno, nos dando uma bela oportunidade de contemplá-los juntos pela última vez nos próximos anos.

O raro alinhamento planetário acontece nesse mês de agosto de 2016, logo no início da noite, após o pôr do Sol. Os planetas irão formar uma linha que se estenderá do horizonte oeste ao leste.

Mesmo que você não tenha familiaridade com o céu noturno e os corpos celestes, não se preocupe, pois preparamos um tutorial rápido e fácil para que qualquer pessoa consiga identificar os 5 planetas.


1° Etapa do alinhamento

Durante o mês de julho, Júpiter, Marte e Saturno já estão visíveis logo após o pôr do Sol. No fim de julho, Mercúrio começa a se levantar no horizonte oeste, mais ainda estará bem pertinho do Sol, o que dificulta um pouco sua observação. Para encontrá-los, basta ficar de frente para o horizonte oeste, onde o Sol estará se pondo. Assim que a noite começa a despontar, poderemos ver esses quatro planetas. A ordem será (de oeste para leste): Mercúrio, Júpiter, Marte e Saturno, como mostra a imagem abaixo:

alinhamento de 5 planetas - parte 1
Região oeste do céu no dia 31 de julho de 2016, logo após o pôr do Sol.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Júpiter é o mais brilhante de todos; Saturno estará no ponto mais alto do céu; Mercúrio tem o brilho mais tênue, e Marte se destaca por sua coloração avermelhada.


2° Etapa do alinhamento

No dia 1° de agosto, Mercúrio (o planeta mais próximo do Sol) já estará bem visível no horizonte oeste, e durante os próximos dias ele ganha altura e fica ainda mais fácil de ser encontrado. Um ponto interessante durante essa segunda etapa do alinhamento é que a Lua estará na fase Nova (invisível) no dia 02 de agosto, porém, no dia 4, um pequeno filete do nosso satélite natural irá ocultar Mercúrio.

alinhamento de 5 planetas - parte 2
Região oeste do céu no dia 04 de agosto de 2016, logo após o pôr do Sol.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

A ocultação de Mercúrio pela Lua é um outro evento à parte, mas será visível apenas no extremo sul da América do Sul. No dia 6 de agosto a Lua estará mais alta e mais iluminada, e irá ocultar Júpiter, mas essa ocultação só será visível no sul do Pacífico e no sudeste da Ásia.


3° Etapa do alinhamento - os 5 planetas no céu

A partir do dia 15 de agosto, Vênus (o planeta mais brilhante do céu noturno) começa a aparecer no horizonte oeste assim que o Sol se põe, completando a formação e revelando o raro alinhamento dos 5 planetas mais brilhantes.

alinhamento de 5 planetas - parte 3
Região oeste do céu no dia 19 de agosto de 2016, logo após o pôr do Sol.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

O ápice desse alinhamento ocorre no dia 27 de agosto, quando Júpiter estará bem próximo ao horizonte, juntinho de Vênus, formando uma bela conjunção e um espetáculo à parte. Júpiter e Vênus estarão separados por apenas 4', criando a impressão de que são um único astro. Essa será a maior aproximação entre dois planetas de 2016.




No dia 1 ° de setembro, Vênus estará ainda mais alto no céu, porém Mercúrio já estará abaixo do horizonte, e não estará visível. Júpiter o segue logo atrás, se escondendo atrás do horizonte, e assim termina essa bela configuração.

Durante esse alinhamento que ocorre agora em agosto de 2016, todos os 5 planetas mais brilhantes estarão visíveis em uma área de apenas 75 graus. Uma câmera fotográfica de grande angular será capaz de fotografar os 5 planetas em uma mesma imagem.




Vale lembrar que esse alinhamento é apenas visual, do ponto de vista de um observador aqui na Terra. Os planetas em si não estarão alinhados de forma real, como podemos ver na imagem abaixo:

Posição dos planetas no dia 21 de agosto de 2016 durante alinhamento
Posição dos planetas no dia 21 de agosto de 2016.
Créditos: Solar System Scope


Alinhamento de 5 planetas - um evento raro

Daqui a 24 anos, no dia 8 de setembro de 2040, teremos um alinhamento incrível envolvendo os 5 planetas mais brilhantes, quando eles estarão juntos em uma área de apenas 9.3 graus. Isso significa que se você esticar seu braço, será possível esconder todos os 5 planetas na palma da sua mão! Esse será o alinhamento "mais próximo" desde 18 de dezembro de 1186!

-"Ah, mas levará tanto tempo pra termos um alinhamento igual a esse?!" Na verdade não. Daqui a dois anos teremos outro alinhamento dos 5 planetas mais brilhantes, bem parecido com esse de 2016.




Em janeiro e fevereiro desse ano, também tivemos um alinhamento parecido, envolvendo os mesmos 5 planetas (antes do amanhecer). Agora temos os mesmos planetas após o pôr do Sol, isso porque há 7 meses a Terra estava atrás desses planetas. Dessa vez alcançamos eles e estamos na frente, como se estivéssemos observando o evento através de um espelho retrovisor.

Antes disso, outro alinhamento dos 5 planetas mais brilhantes havia acontecido em 2005, e o próximo (como vocês já sabem) será em outubro de 2018.




Isso nos mostra que esses alinhamentos não acontecem com tanta frequência. A parte boa é que eles duram alguns dias (ou semanas), assim, mesmo que o tempo estiver nublado em sua cidade, provavelmente você ainda terá uma noite limpa para contemplá-los no céu noturno. Uma oportunidade única de observar a maioria dos planetas vizinhos ao mesmo tempo.

Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!




Imagens: (capa-ilustração/Galeria do Meteorito) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito / Solar System Scope
22/07/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

14 comentários:

  1. Muito legal poder presenciar, admirar e pesquisar a respeito desse alinhamento raro que com certeza esperar até meados do ano 2040 vai ser difícil :).
    Ótimo trabalho equipe do GdM, estou antenado como sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós é que agradecemos a você Andrei, e a todos que participam aqui no site!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Agosto? Os 5 planetas já estão visíveis, segundo o site'Observatório Céu Austral' e o blog 'Guardador de Estrelas', do 'Ibahia'. Eu também consultei o aplicativo 'Solar Sistema Scope' ontem, a partir das 17:55 e consegui visualizar Vênus e Mercúrio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Através do aplicativo podemos ver o planeta Vênus bem próximo do horizonte, mas é impossível vê-lo durante todo o mês de julho, isso porque ele está muito, muito baixo... mesmo que você tenha uma visão perfeita do horizonte, ainda assim serpa quase impossível observá-lo.

      Em agosto tudo ficará mais fácil, pois eles estarão mais altos, tanto Vênus quanto Mercúrio.

      Abraços!

      Excluir
  3. "Júpiter é o mais brilhante de todos; Saturno estará bem próximo dele. Redação. Há um equívoco aí, pois Saturno está próximo é de marte e da estrela Antares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Edilson! Já fizemos a correção.

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Caiu um meteorito na Argentina dia 20, quarta, parece que caiu em área urbana, redação podia nos informar se procede.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Donzelo. Não ficamos sabendo sobre isso. De qualquer forma, vamos procurar saber, e avisamos aqui caso seja verídico. Obrigado pelo alerta.

      Abraços!

      Excluir
  5. Realmente este alinhamento acontecerá em Agosto de 2016????

    ResponderExcluir
  6. Lindo. Observei este fenômeno hoje dia 27 de agosto logo após o por do sol. Os dois planetas estavam muito próximos. A coisa mais linda que vi depois do eclipse da lua de sangue.

    ResponderExcluir
  7. Lindo. Observei este fenômeno hoje dia 27 de agosto logo após o por do sol. Os dois planetas estavam muito próximos. A coisa mais linda que vi depois do eclipse da lua de sangue.

    ResponderExcluir
  8. Olha eu aqui esperando o alinhamento de outubro de 2018! Já foi possível identificar nas últimas semanas Marte (como eu nunca havia observado antes com tanto brilho), Saturno (tive certeza somente depois), Júpter e Vênus.

    ResponderExcluir
  9. Olha eu aqui esperando o alinhamento de outubro de 2018! Já foi possível identificar nas últimas semanas Marte (como eu nunca havia observado antes com tanto brilho), Saturno (tive certeza somente depois), Júpter e Vênus.

    ResponderExcluir