Rover Curiosity entra em 'Modo de Segurança' após falha em sistema

rover Curiosity entra em modo de segurança
O que teria causado uma pane de software na sonda Curiosity? O que acontecerá nos próximos dias?


A sonda robótica Curiosity da NASA entrou por precaução em "modo de segurança" nessa primeira semana de julho. Segundo informações oficias liberadas pela Agência Espacial Norte Americana, o rover Curiosity está relativamente estável, e consegue se comunicar com o centro de controle aqui na Terra.

Tudo ocorreu no dia 02 de julho, quando a própria sonda entrou automaticamente no "modo de segurança e de mínima atividade". As razões ainda são desconhecidas, e os engenheiros responsáveis estão trabalhando para entender o que se passa com o robô.

"Informações preliminares indicam uma incompatibilidade inesperada entre o software da câmera e o software de processamento de dados no computador principal", informou a NASA em um comunicado oficial, liberado no dia 06 de julho. "Os passos tomados a curto prazo para que a sonda retome suas atividades por completo já começaram, e estamos solicitando informações e diagnósticos de atividade."

Curiosity selfie
Selfie da sonda Curiosity, registrada no dia 11 de maio de 2016, na base do Monte Sharp.
Créditos: NASA / JPL-Caltech / MSSS         Clique na imagem para ampliar

Essa não é a primeira vez que isso acontece. A sonda Curiosity, tem o tamanho aproximado de um automóvel compacto, já entrou três vezes em modo de segurança (todas em 2013), sendo essa a quarta vez. Todas as panes anteriores foram solucionadas, sem qualquer dano permanente.




A sonda Curiosity pousou na Cratera Gale em Marte em agosto de 2012, dando início a uma missão de $2,5 bilhões para determinar se a área poderia ter suportado vida microbiana. As observações da sonda robótica têm revelado que a Cratera Gale já foi o local de antigos sistemas de lagos e fluxos de água potencialmente amigáveis para a vida.

Em setembro de 2014, a sonda Curiosidade chegou na base da montanha de 5 quilômetros de altura, chamada Monte Sharp, que se eleva no centro da Cratera Gale. Desde então, o rover tem explorado a base da montanha, e estudando as camadas de rocha em busca de pistas sobre a história ambiental de Marte.




A equipe da missão Curiosity deseja que o robô faça uma escalada do Monte Sharp, a fim de ajudar os cientistas a entender um pouco mais sobre as grandes mudanças climáticas que transformaram Marte, um mundo úmido, quente e cheio de água há milhões de anos, no local seco, frio e inóspito que conhecemos hoje.

Curiosity selfie- NASA
Selfie da sonda Curiosity feita entre 27 e 28 de abril de 2014.
Créditos: NASA / JPL-Caltech / MSSS / Jason Major         Clique na imagem para ampliar

Mas para que a sonda Curiosity consiga avançar mais um grande passo em sua missão, ela deve permanecer funcionando corretamente. Vale lembrar que há poucos dias, a NASA anunciou uma extensão de dois anos para a missão Curiosity, portanto, a sonda mais carismática dos últimos tempos deve continuar suas explorações em solo marciano até 2018... vamos torcer pra que ela volte a funcionar normalmente o mais breve possível...






Imagens: (capa-ilustração) / NASA / JPL-Caltech / MSSS / Jason Major
07/07/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 comentários:

  1. ??? ... Desculpem lá.!
    Mas como pode a 1ª foto ser uma 'selfie' ?
    Alguém ou alguma coisa fez aquela foto...!
    Não vejo nem rasto de (selfie-stick)
    Perdoem-me se estiver errado. :(
    PS: Estes e outros casos, são os responsáveis pelo descredito de muitas noticia que por aí anda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ela tem um braço que tira vários pedaços da imagem e junta-os formando uma imagem maior, como são pedaços a braço acaba não aparecendo na imagem

      perceba que na segunda foto da para perceber alguns desses pedaços

      Excluir
  2. A primeira foto foi tirada em Mariana (MG)...a Segunda tbm...

    ResponderExcluir
  3. WINDOWS: Este programa no robô Curiosity cometeu uma operação ilegal e será fechado. Para maiores detalhes, contate seu revendedor - Endereço: Mare Utopia, UFO N° 07177, fone %*@@!@#$$%%@#*%¨%$3 WOW! 11*¨%$¨$%#$%*%¨¨&%. Caminhando contra o vento... sem lenço e sem documento... pra NASA sou um tormento... eu vooooouuuu.... cair na Cratera Sharp... atropelar um marciano... nada que me segura escarp... e vou entrar pelo cano.... eu voooooouuuuuu por que não? por que não? por que não? por que não????

    ResponderExcluir
  4. A pane esta acontecendo pq o software da sonda resolveu descobrir quem esta tirando a 'selfie' !? :v

    ResponderExcluir
  5. Há quase 4 anos tentado descobrir se houve vida microbiana e nada? Não acredito em muitas teorias da conspiração, mas tem muita informação não divulgada. Nem sei se a pane ocorreu mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PARABÉNS SIDNEY! Taí um brasileiro acordado que, como eu, adora café!!! Falou tudo em poucas palavras! Como dizia Millôr Fernandes: Estas sondas espaciais por aí concluindo que o cosmo não tem inteligência nenhuma?? Bem, então ele é igual á Terra!!! Nada de que eu não saiba!

      Excluir