2 grandes encontros estão prestes a acontecer nos céus!

conjunções de agosto de 2016
Marte, Saturno, Vênus, Júpiter e a estrela Antares nos presentearão com belíssimos encontros celestiais. Você sabe quando e como observá-los?


Alinhamentos e conjunções celestiais são alguns dos eventos que mais chamam a atenção de todos nós, amantes do céu noturno.

Como vocês devem saber, nos últimos dias está ocorrendo um belíssimo alinhamento de 5 planetas, e como se não bastasse, teremos mais duas grandes conjunções pela frente.

Nessa terça-feira, dia 23 de agosto, e também na quarta-fira, dia 24 de agosto, Marte, Saturno e a estrela Antares (da constelação de Escorpião) formarão uma linha no céu noturno. Saturno estará 4° acima de Marte, que por sua vez estará a apenas 1.5° da estrela Antares. Para observar esse lindo alinhamento, vire-se na direção oeste e olhe para o alto do céu, logo após o anoitecer.

Conjunção Marte, Saturno e Antares- 23 e 24 de agosto de 2016
Conjunção Marte, Saturno e Antares - dias 23 e 24 de agosto de 2016.
Créditos: STELLARIUM / Edição: Galeria do Meteorito
Clique na imagem para ampliar

Apesar de ser um encontro belíssimo, o alinhamento entre Marte, Saturno e Antares será apenas o aquecimento do que está por vir: a maior conjunção do ano entre os 2 planetas mais brilhantes do céu.

No próximo sábado, dia 27 de agosto, Vênus e Júpiter estarão muito, muito próximos um do outro, a apenas 0.1° de distância. Isso é o equivalente a 1/5 da Lua Cheia!

Esse belíssimo encontro será visto no horizonte oeste, logo após o pôr do Sol, quando o céu ainda estiver alaranjado. Veja como será o encontro e como será a evolução da conjunção nos dias 26, 27 e 28 de agosto:

Animação - Conjunção Vênus e Júpiter - agosto de 2016
Evolução da conjunção entre Vênus e Júpiter nos dias 26, 27 e 28 de agosto de 2016.
Repare que o planeta Mercúrio estará logo ao lado.
Créditos: STELLARIUM / Edição: Galeria do Meteorito

Para ter certeza de que você conseguirá ver o encontro entre Vênus e Júpiter, vá a um local onde sua visão do horizonte oeste seja privilegiada, como no alto de um morro, ou ao menos, longe de prédios e casas.

Uma boa forma de tirar o máximo de proveito desse encontro é através de binóculos , ou telescópios. Apesar de serem planetas e não estrelas, observá-los nesse dia através de binóculos fará você se lembrar de Tatooine, da série de filmes Star Wars.




Seu telescópio é muito pequeno? Não tem problema! Ele te ajudará bastante nessa observação. Vênus e Júpiter estarão tão próximos um do outro que facilmente caberão no mesmo ângulo de visão de seu telescópio. Você nem precisará mudá-lo de lugar para observar um ou outro.

Torça para o céu estar favorável nesse sábado, mas caso isso não ocorra, Vênus e Júpiter estarão muito próximos um dia antes e um dia depois da grande conjunção, com um espaço de cerca de 1° entre eles.




Se você gosta de se aventurar no mundo da astrofotografia, essa é uma grande oportunidade de clicar os dois planetas mais brilhantes ao mesmo tempo. Você pode tirar a foto apontando a câmera do seu celular na ocular do telescópio, e assim, terá uma imagem de dois belíssimos planetas bem juntinhos, e nem sequer terá o trabalho de reposicionar o telescópio para fotografar o outro. Não perca essa oportunidade!

E não custa lembrar: essas conjunções são apenas aparentes, com relação ao nosso ponto de vista daqui da Terra. Na verdade, os planetas estarão bem distantes um do outro, como sempre, caso contrário, seria uma verdadeira catástrofe...







Imagens; (capa-STELLARIUM) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
23/08/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 comentários:

  1. Eu vi fiquei sem saber o que era, até pesquisar aqui, foi mais ou menos uma hora vendo esse acontecimento e com muita curiosidade.. Kk

    ResponderExcluir
  2. Eu vi fiquei sem saber o que era, até pesquisar aqui, foi mais ou menos uma hora vendo esse acontecimento e com muita curiosidade.. Kk

    ResponderExcluir
  3. Vi hoje no apos o por do sol!lindo, fantástico!

    ResponderExcluir
  4. Vi hoje no apos o por do sol!lindo, fantástico!

    ResponderExcluir
  5. Quando vi não sabia quais planetas eram , peguei o skymaps e logo descobri , observei sábado e domingo , grande show ! Hoje li a matéria , pena que não li antes ,pois teria me preparado melhor , e dois dias de céu limpo em Curitiba com esse tipo de show é raro ...

    ResponderExcluir
  6. Eu filmei tal evento em Belém-Pa e vi que varias pessoas viram tbm mas aqui antes apareceu umas faixas azul no céu, sobre essas faixas alguém tem uma explicação? fotos e o vídeo nesse link https://www.youtube.com/watch?v=AdYGe5Jh1HY

    ResponderExcluir