Tudo sobre o Eclipse Solar Anular de 1 de setembro de 2016

Eclipse solar anular
O que é um Eclipse Anular? Ele poderá ser visto no Brasil?


Nesse dia 1° de setembro, acontece um dos eventos astronômicos mais famosos e esperados ao redor do globo: um Eclipse Solar do tipo anular.

Um Eclipse Solar acontece quando a Lua passa exatamente entre a Terra e o Sol, e isso faz com que parte da luz solar seja bloqueada pelo disco lunar.




Apesar de ser bastante parecido com um Eclipse Solar Total, no Eclipse Anular a Lua não encobre todo o disco solar. Com isso, a borda do disco solar continua à mostra, criando um efeito magnífico conhecido como "Anel de Fogo", ou "Ring of Fire" em inglês.

Eclipse Solar Anular
Eclipse Solar Anular registrado no Novo México, EUA.
Créditos: National Geographic / Coleen Pinski

Durante um Eclipse Solar, a Lua projeta a umbra, a penumbra e a antumbra. Um observador localizado dentro da umbra (sombra total), verá o Eclipse Total, quando todo o disco solar é bloqueado pela Lua. Já na penumbra, somente parte da radiação solar é bloqueada, o que faz com que os observadores situados nessa região vejam um eclipse parcial.




Mas o que é antumbra? Uma forma simples de explicar é a seguinte: a sombra projetada por um objeto não é infinita. Na verdade, ela tem uma aparência de cone, portanto, dependendo da distância, mesmo que o objeto onde a sombra é projetada esteja perfeitamente alinhado, sua visão será a de um trânsito (sim, parecido com o trânsito planetário). Veja na imagem abaixo:

Imagem mostra a umbra, a penumbra e a antumbra, e o que vemos quando estamos nesses pontos.
Créditos: Daniel M. Short / Wikimedia Commons

A física por trás de um Eclipse Solar Anular é a mesma dos famosos "Trânsitos Planetários" (técnica utilizada para detectar planetas orbitando outras estrelas). A diferença é que a Lua e o Sol estão bem mais próximos da Terra do que uma outra estrela, e é por isso que durante um Eclipse Anular, quase todo o disco solar fica encoberto, deixando apenas uma pequena borda exposta.


De onde o Eclipse Solar do dia 1°de setembro poderá ser visto?

A sombra do eclipse anular passará pelo continente africano, sendo que o início do fenômeno acontecerá logo pela manhã do dia 1°, no Oceano Atlântico; em seguida ele passa pela África e termina no Oceano Pacífico antes de chegar na Austrália.

Apenas uma pequena região central da África poderá vislumbrar a "totalidade" desse eclipse anular, porém, ele será visto parcialmente em quase todo o continente.


Eclipse Solar Anular de 1° de setembro: Transmissão ao vivo

Se você não estiver na África (ou navegando nos oceanos ao seu redor), não será possível observar esse belíssimo Eclipse Solar pessoalmente. Mas temos uma ótima notícia! Teremos uma transmissão ao vivo aqui em nosso site, com imagens em tempo real feitas a partir de vários pontos da África, incluindo Madagascar, local exato onde o "Anel de Fogo" poderá ser visto!

Para não perder esse belíssimo evento, fique ligado(a) em nosso site, e acompanhe conosco a cobertura completa do tão esperado Eclipse Anular de setembro de 2016.




Atenção: se você está em uma das regiões onde o Eclipse Solar poderá ser visto, tome muito cuidado para observá-lo. Jamais aponte telescópios ou binóculos na direção do Sol sem um filtro especial, pois além de danificar seu equipamento, essa prática causa cegueira permanente!




E lembre-se também que qualquer filtro solar deve ser acoplado na abertura do telescópio ou dos binóculos, e jamais do encaixe da ocular, assim você garante que a radiação está sendo filtrada antes mesmo de entrar no tubo de seu instrumento ótico, caso contrário, os danos (tanto ao seu equipamento quanto à sua visão) serão irreversíveis.
Como observar o Sol com telescópio de forma segura
Na ilustração acima, veja o local exato em que o filtro solar (próprio para uso em telescópios) deve ser acoplado.
Nunca utilize "supostos filtros solares" cujo local de acoplagem fica entre o instrumento ótico e o seu olho.
Créditos: Galeria do Meteorito

Mesmo para observação direta, utilize filtros especiais, projetados para observação solar, ou então uma máscara de solda compatível, suficiente para assegurar uma observação confortável.






Imagens: (capa-NatGeo/divulgação) / National Geographic  / Coleen Pinski / divulgação / Daniel M. Short / Wikimedia Commons / NASA
29/08/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

33 comentários:

  1. Respostas
    1. Não, infelizmente, apenas na Africa e algumas ilhas do Oceano Pacifico e Atlântico

      Excluir
    2. Somente Oceano Atlântico, continente Africano e Oceano (( ÍNDICO ))... e não Pacífico.

      Ótima matéria... Muito boa a animação da NASA.

      Excluir
    3. No Brasil somente em 2045 kkkkkk✌😂

      Excluir
  2. Prevejo crentelhos "prevendo" o Apocalipse...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só pra relembrar somente Deus conhece o futuro, sobre o fim dos tempos o que precisava ser revelado está na Biblia, não podendo ser estabelecida relação entre eclipses e fim dos tempos afinal quantos eclipses já ocoreram nesses dois milenios não é mesmo? a palavra de Deus nos diz que o céus anunciam a glória de Deus devemos apreciar esses fenomenos que demostram a mais pura ordem natural da criação e louvar a Deus pelo impressionante universo que nos cerca mesmo sendo este passageiro, quanto a vinda de Cristo e a consumação dos séculos (o tempo este universo), só de uma coisa tenho certeza "eis que cedo venho, que niguem se encontre dormindo", busquemos viver o amor de Cristo uns com os outros, estando-nos dispostos a oferecermos assim como Deus o melhor para o próximo, e cuidar bem do mundo pelo qual temos rapida passagem, só pra finalizar quanto a quando todas essas coisas aconteceram não se conhece datas somente o Pai tem esse saber, qualquer previsão feita por homens é mentirosa e sem credito algum não podendo vir de um cristão de fato; sabemos que antes do fim do mundo as pessoas serão más como no tempo de Noé e mesmo conhecendo o evangelho negarão os justos conselhos de Deus exatamente o que vem ocorrendo no mundo porém o dia e a hora não são da conta de nós mortais. AO ÚNICO.

      Excluir
    2. Não haverá o fim do mundo, mas sim um novo recomeço. Portanto o que acontece no agora, já aconteceu no passado, a história que muitos ocultam da humanidade, sobre os sinais dos céus e da terra. Ocultam sobre os ciclos planetários, os ciclos da terra ao fim desses ciclos, incluindo eclipses e luas de sangue. Portanto Cristo manifesta-se no espírito santo, espírito da verdade pois é na alma de cada um, e a alma é o verdadeiro templo. A maioria da humanidade ignora e nega as verdades em si mesmo. A maioria não sente nem vê a verdade dita por nosso irmão Cristo e vários irmãos que vieram à terra, despertar a humanidade sobre a verdade, pois são escravos de si mesmo nesta sociedade que dura à muito tempo desde que Pai tentou libertar da escravidão e ainda hoje são escravos dos homens que manipulam a humanidade com essas ilusões e apego. É a alma que está em causa e não este corpo apegado a toda a mentira, como continuam cegos seguindo cegos, quando as palavras estão aos olhos de cada um e negam a verdade. Gratidão

      Excluir
  3. Na animação parece que pega a ponta do Nordeste do Brasil não? No finalzinho

    ResponderExcluir
  4. Seria bem no nascer do Sol e já no fim do eclipse, perfeitamente alinhado para não ver. Pelo menos é o quê parece.

    ResponderExcluir
  5. Seria bem no nascer do Sol e já no fim do eclipse, perfeitamente alinhado para não ver. Pelo menos é o quê parece.

    ResponderExcluir
  6. Somente Oceano Atlântico, continente Africano e Oceano (( ÍNDICO ))... e não Pacífico.

    Ótima matéria... Muito boa a animação da NASA.

    ResponderExcluir
  7. Espero poder ver a transmissão aqui no site. Nunca consigo visualizar nada...

    ResponderExcluir
  8. Espero poder ver a transmissão aqui no site. Nunca consigo visualizar nada...

    ResponderExcluir
  9. Após a possibilidade de calcular a trajetória de corpos celestes os cientistas nos informam com um precisão suficiente compreesivel mesmo para leigos.

    ResponderExcluir
  10. Qual será o horário, no fuso do Brasil, para quem quer acompanhar a transmissão ao vivo?

    ResponderExcluir
  11. Me parece que Fernando de Noronha pegará um pouco desse eclipse, pela ilustração dessa animação...

    ResponderExcluir
  12. OLÁ GALERA QUE CURTE A GDM, EU COLOQUEI MINHAS COORDENADAS NO SOLAR SYSTEM SCOPE E PELO APLICATIVO VAI PODER VER UM ECLIPSE PARCIAL, DE 6:40 ATÉ AS 12:30 MAIS OU MENOS. EU MORO NO INTERIOR DE MINAS GERAIS , NO TRIANGULO MINEIRO, PRÓXIMO A UBERLÂNDIA. SÓ SE EU TIVER ENGANADO, PRA NÃO PODER VER PARTE DESSE ECLIPSE, PELO MENOS NA PARTE DA MANHA. DEPOIS EU VOLTO E COMENTO COM VOCÊS. UM ABRAÇO A TODOS\o/

    ResponderExcluir
  13. Se lula e Dilma tivessem lá trariam também o eclipse solar pro Brasil kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Eclipse não vai vir pro Brasil, porque aqui não tem infra estrutura para receber tal evento.

      Excluir
  14. Se lula e Dilma tivessem lá trariam também o eclipse solar pro Brasil kkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. Eu vi uma Matéria que João Pessoa vai dar pra ver... :( Poxa! Meu sonho...

    ResponderExcluir
  16. Eu vi uma Matéria que João Pessoa vai dar pra ver... :( Poxa! Meu sonho...

    ResponderExcluir
  17. Eu postei ontem que poderia ser visto daqui de Minas Gerais, mas o Solar System Scope dá uma perspectiva diferente, usei o aplicativo Stellarium, ele me mostrou que a lua ficará próxima mas não afetará a visão do Sol.

    ResponderExcluir
  18. Esses negocio nunca tem no Brasil,Sei nem porque aparece noticia

    ResponderExcluir
  19. Em Moçambique, eu tive o previlégio de contemplar o fenómeno pela 2 vez, (sendo que a 1 vez foi em dezembro de 2002, eclipse total).
    Hoje foi eclipse anular, das 09:53 ate 13:11.
    Fenómeno incrível e deveras excepcional, peso embora os efeitos da radiaçao ultravioleta tenham sido intensivos sobre a pele, até agora.

    ResponderExcluir