AO VIVO: Chuva de meteoros Geminidas 2016 (reprise)

Geminidas 2016 - ao vivo
Como assistir a chuva de meteoros Geminidas 2016? Como observá-la a olho nu? Será que a Lua Cheia pode atrapalhar muito?


Finalmente chegou o pico de uma das maiores chuvas de meteoros do ano, e a última também! É nessa madrugada entre os dias 13 e 14 de dezembro que a maior taxa de meteoros da chuva Geminidas poderá ser observada. Mas claro, por conta da Lua Cheia, que coincidentemente acontece na mesma noite, o pico da Geminidas 2016 não será como de costume, com cerca de 120 meteoros por hora... infelizmente.

O lado bom é que apenas os meteoros mais brilhantes poderão ser vistos! E olha que a chuva Geminidas é famosa por produzir grandes bolas de fogo. É claro que não podemos perder uma oportunidade como essa!

meteoro da chuva Geminidas
Meteoro brilhante da chuva Geminidas registrado em 2004.
Créditos: Alan Dyer

E mesmo que o céu esteja nublado em sua cidade, você ainda poderá contemplar um pouco desse belíssimo evento astronômico.




Logo abaixo, assista a nossa transmissão ao vivo da chuva de meteoros Geminidas 2016, uma cortesia do nosso parceiro Observatório Slooh. A cobertura completa será feita com câmeras de alta sensibilidade, instaladas em observatórios nas Ilhas Canárias, Reino Unido, Suécia e Estados Unidos, assim, garantimos que céu encoberto não seja um problema.


Transmissão ao vivo - Chuva de meteoros Geminidas 2016 (reprise)

A transmissão ao vivo da chuva de meteoros Geminidas 2016 ocorreu com sucesso na noite de 13 de dezembro. Foram 5 horas de transmissão ao vivo, com a cobertura completa da última grande chuva de meteoros do ano. A reprise já está disponível logo abaixo!


A cobertura ao vivo teve narração (em inglês) de Gerard Monteux, Paul Cox, Bob Berman, Eric Edelman e convidados especiais. Conheça também o site oficial do Observatório Slooh.


Como observar a chuva de meteoros Geminidas 2016?

O radiante (região do céu onde os meteoros parecem se originar) da chuva Geminidas fica na constelação de Gêmeos, próximo das estrelas Pollux e Castor. Apesar disso, os meteoros Geminídeos podem surgir em qualquer direção do firmamento.




A constelação de Gêmeos ganha altura por volta da meia-noite, e é a partir desse horário que devemos reservar um tempo para observar essa chuva.

meteoro da chuva Geminidas
Meteoros da chuva Geminidas registrados em 2012.
Créditos: John Chumack

Para ter acesso a carta celeste e mais informações sobre como observar a chuva Geminidas, acesse nossa matéria especial clicando aqui.


Curiosidades sobre a chuva de meteoros Geminidas

Enquanto a maioria das chuvas de meteoros são causadas por detritos de poeira e de gelo, os meteoros Geminideos são o resultado de uma esteira de detritos rochosos, provavelmente com pouca ou nenhuma partícula de gelo. O resultado são meteoros mais longos e brilhantes.

De acordo com especialistas, a maior parte dos meteoros da chuva Geminidas tem a cor branca e amarela, sendo que 10% tem coloração azul e vermelha.

A chuva Geminidas ocorre todos os anos, quando a Terra passa pela esteira de detritos deixada pelo objeto 3200 Faetonte, que segundo especialistas, era um cometa que perdeu todo seu material volátil, e hoje se assemelha mais a um asteroide.




Este ano, o pico da chuva Geminidas acontece na mesma noite do máximo brilho da Lua Cheia, portanto, a maior parte dos meteoros serão ofuscados pelo brilho da Lua. Por outro lado, os meteoros mais brilhantes, ou até mesmo aqueles conhecidos como "bolas de fogo" poderão ser vistos, mesmo com o brilho da Lua.







Imagens: (capa-divulgação) / Alan Dyer / Slooh / John Chumack
13/12/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. Bom dia, o tempo por aqui não ajudou nem um pouco, mas acompanhei a chuva de meteoros aqui no site GDM. Tive uma surpresa com a audição de meteoritos, não imaginava poder ouví-los. Obrigado ao GDM por proporcionar a nós mais um espetáculo.\o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato Mário, é possível ouvir a ionização dos meteoros na atmosfera. É muito legal! Alguns meteoros brilhantes surgiram, e aqui em São Paulo, o céu se abriu por volta das 04h30 da manhã.

      Muito obrigado por nos acompanhar! Um grande abraço!

      Excluir
  2. Eu vi 13 eles brilhavam muito em João Pessoa PB, mas eu vi la pras 23:00 o céu não tinha nenhuma nuvem! E a lua brilhava demais, mas mesmo assim foi um espetáculo! Amei!

    ResponderExcluir
  3. Eu vi 13 eles brilhavam muito em João Pessoa PB, mas eu vi la pras 23:00 o céu não tinha nenhuma nuvem! E a lua brilhava demais, mas mesmo assim foi um espetáculo! Amei!

    ResponderExcluir
  4. eu acompanhei aq em RECIFE PE muito legal

    ResponderExcluir