Solstício de verão - conheça a ciência por trás do dia 21 de dezembro

solstício de verão - monumentos
Confira curiosidades e fatos sobre o famoso solstício de verão, e veja que civilizações antigas já celebravam o dia mais longo do ano!

O solstício de verão de 2016 aconteceu hoje, dia 21 de dezembro, mais exatamente às 10:44 UTC, marcando o início do verão no hemisfério sul, e o início do inverno no hemisfério norte.

E nesse dia 21 de dezembro, o hemisfério sul tem o dia mais longo do ano! Já no hemisfério norte, por se tratar do solstício de inverno, eles tem o dia mais curto do ano.


O que é o solstício de verão?

Para nós do hemisfério sul, trata-se do momento em que o Sol atinge sua maior altura no firmamento. Já no solstício de inverno, acontece o contrário: o Sol atinge sua mínima altura no céu. Por conta disso, nos dias de solstício de verão ou de inverno, temos o dia mais longo e a noite mais longa do ano, respectivamente.




O solstício acontece todos os anos devido ao movimento de rotação e translação da Terra. Apesar do Sol parecer ganhar altura nesse dia, na verdade é a Terra que atinge o máximo de sua inclinação. Durante a trajetória que a Terra faz ao redor do Sol, sua inclinação faz com que em determinada época, o hemisfério norte esteja voltado para a nossa estrela, e depois chega a vez do hemisfério sul. E é justamente essa inclinação que faz com que tenhamos as estações do ano, e portanto, os solstícios de verão e de inverno, e não a distância entre a Terra e o Sol.

Solstícios - posição da Terra - inclinação
Ilustração mostra quando ocorrem os solstícios por conta da inclinação do eixo da Terra.
Créditos: Encyclopaedia Britannica

É no solstício de verão que o Sol atinge o zênite (ponto mais alto do céu) ao meio-dia, mais exatamente a 23.5 graus a sul do equador, junto com a linha imaginária conhecida como Trópico de Capricórnio, que passa por vários países como Austrália, Chile, e inclusive, pelo Brasil.

A palavra solstício tem origem do latim, e significa "Sol parado". Isso faz muito sentido, pois antes do dia 21 de dezembro, o Sol estava ganhando altura a cada dia, indo na direção sul do céu. E quando chega o solstício no dia 21 de dezembro, o Sol realmente para de se mover na direção sul e, daí em diante, começa a perder altura novamente, indo na direção norte do céu.




Portanto, no dia 21 de dezembro temos o dia mais longo do ano aqui no hemisfério sul, quando o Sol fica a pino, literalmente. Isso não significa que o dia 21 de dezembro é o dia mais quente do ano, pois isso depende de diversos fatores atmosféricos.


O solstício é celebrado há milênios

Monumentos ao redor do mundo mostram que diversas civilizações antigas não só tinham conhecimento, como também celebravam a chegada dos solstícios. Como exemplo, temos o Stonehenge, na Inglaterra, Machu Picchu, no Peru, e um monumento na antiga cidade Maia de Tulum, na Península de Yucatan. Nesse último, os raios solares passam por um pequeno buraco no topo de um monumento de pedras, mas isso acontece apenas no solstício.

Ruinas de Tulum - México
Ruínas de Tulum, antiga cidade Maia, no México.
Créditos: Eliza Teixido / Wikimedia Commons

O que poucas pessoas sabem é que no Brasil também existe um monumento parecido com o Stonehenge. Conhecido como Stonehenge do Brasil, o Observatório Astronômico de Calçoene, no interior do Amapá, foi feito com blocos de granito e tinha um formato circular. Nesse sítio arqueológico, pesquisadores encontraram evidências de que antigas tribos indígenas celebravam os solstícios a cerca de 1.100 anos atrás, nos dias 21 e 22 de dezembro.




Não é de hoje que o solstício é celebrado ao redor do mundo. Ele marca o início do verão e do inverno, em uma data onde a nossa estrela ganha destaque no firmamento. E se considerarmos que toda a vida na Terra depende do Sol, nada mais justo do que ter um dia em que ele ganha toda nossa atenção!






Imagens: (capa-Stonehenge brasileiro/divulgação) / Encyclopaedia Britannica / Eliza Teixido / Wikimedia Commons
21/12/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. O que poucas pessoas sabem também, é que na Ilha de Florianópolis SC existem diversas artes rupestres. Os Sambaquis, como eram conhecidos os povos indígenas que habitavam a ilha cerca de 3 à 5 mil anos atrás, deixaram muitas marcas em rochas nas praias e encostas, alguns desenhos e oficinas líticas (onde fabricavam seus instrumentos de caça e outros artefatos de pedras) , mas em especial para a data de hoje, no morro da Praia da Galheta existem "megálitos"(pedras gigantes) que empilhadas e organizadas conseguem servir como um calendário para administrarem suas plantações e colheitas. No solstício de verão o sol nasce entre estas pedras formando uma visão especial. Entre as praias da Barra da Lagoa e a praia da Galheta existem diversos megálitos, muitos tem relação com estrelas e planetas. Faço várias fotos desta arte rupestre tão especial e interessante que Florianópolis tem, quem sabe algum dia rende alguma matéria na Galeria do Meteorito.

    Grande abraço :)
    Renan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para corrigir que na verdade no morro da Galheta os megálitos, como havia dito, informam na verdade os Equinócios e no costão da Barra da Lagoa sim, existe megálitos que mostram o solstício. São tantos que troquei :D

      Excluir
    2. Muito bom Renan!

      Obrigado pelas dicas! E sim, seria muito interessante uma matéria dedicada, falando apenas sobre os locais do Brasil onde existem monumentos e artefatos utilizados no passado para observação astronômica, seja de solstício, equinócio, ou até mesmo das estrelas.

      Quando quiser, pode encaminhar algumas fotos em nosso e-mail de contato. Podemos deixar programada para o ano que vem... daqui algumas semanas. Pode ser?!

      Abraços!

      Excluir
  2. hoje também é o aniversario de 4 anos do fim do mundo.

    ResponderExcluir