Por que a NASA está lançando um laser super potente nos oceanos?

NASA está lançando laser nos oceanos - monitoramento - CALIOP
O laser CALIOP é um divisor de águas no monitoramento dos oceanos!

A NASA está realizando uma missão fantástica, e com a ajuda de um laser super potente, estamos entendendo melhor os oceanos do nosso planeta.

Chamado CALIOP (Cloud-Aerosol Lidar with Orthogonal Polarization), o instrumento fica acoplado no satélite CALIPSO(Cloud-Aerosol Lidar and Infrared Pathfinder Satellite Observation), lançado em 2006. Utilizando a tecnologia de laser, o instrumento CALIOP tem ajudado os cientistas a monitorar a base da vida em todos os oceanos, e talvez até mesmo da Terra: o plâncton.

"O CALIOP foi um divisor de águas no monitoramento dos nossos oceanos a partir do espaço", disse Chris Hostetler, cientista do Centro de Pesquisas Langley, da NASA. "Fomos capazes de estudar o funcionamento do ecossistema oceânico em alta latitude durante épocas do ano quando estávamos completamente cegos."

laser para monitoramento dos oceanos - NASA - CALIOP
Ilustração artística.
Créditos: NASA

Antes do instrumento CALIOP, só conseguíamos monitorar os níveis de plâncton dos oceanos quando tínhamos ajuda do Sol. Mas como esse sistema a laser não precisa de luz solar ou de qualquer outra fonte de luz externa para monitorar o plâncton, ele é capaz de coletar dados em qualquer momento, seja de dia ou de noite, e também através das diferentes condições climáticas.




Os cientistas da NASA descobriram que "pequenas mudanças ambientais na cadeia-alimentar das regiões polares influenciam significativamente os ciclos de expansão e declínio do fitoplâncton", e é fundamental que nós, seres-humanos, possamos entender melhor as interações entre o clima da Terra e do oceano, afinal, tudo está interligado.

"É muito importante para nós entender o que controla esses ciclos de crescimento e destruição, e como eles podem mudar no futuro, para que possamos avaliar melhor as implicações em todas as outras partes da cadeia-alimentar", disse Michael Behrenfeld, especialista em plâncton marinho da Universidade de Oregon.

Com essa missão, a NASA pretende aproveitar melhor a tecnologia a laser e assim, ajudar os cientistas a medir com precisão a distribuição do plâncton. Segundo a NASA, obter esse tipo de informação é muito importante para compreendermos os ciclos de carbono do oceano, e para determinar como anda a saúde dos ecossistemas oceânicos globais.

O plâncton é constituído basicamente por algas microscópicas (fitoplâncton) e pequenos organismos (zooplâncton), que são a fonte principal da alimentação de alevinos e diversos outros animais filtradores. Sem o fitoplâncton não haveria vida nos oceanos, e provavelmente nem mesmo na Terra, já que ele desempenhou (e ainda desempenha) um papel fundamental na oxigenação da atmosfera do nosso planeta.






Imagens: (capa-NASA) / NASA
03/01/17


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 comentários:

  1. Muito interessante esse estudo. Essa noticia, inclusive, me fez lembrar que no sábado (07/01), o Netflix irá disponibilizar um documentário sobre o abismo da Fossa Marinha (o ponto mais profundo da terra). Foi desenvolvido por James Cameron, e mostra a sua descida com um submarino, lá nas profundezas do oceano, em busca de novas formas de vida.
    Vale a pena conferir. Quem não tem Netflix pode procurar na internet pelo nome: "Desafio do Mar Profundo"

    ResponderExcluir
  2. Interessante seria atentar para o viés político disso. Afinal gasta-se bilhões de dólares para monitorar meio ambiente "para o bem da humanidade" ou para servir empresas de explorar economicamente os recursos ambientais monopolizando-os?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, meu caro. Desde a terceira revolução industrial é assim que funcionam as pequisas científicas e assim continuarão enquanto existirem recursos a ser explorados. Você já sabe disso e não há nada que possa fazer até surgir outra revolução para mudar os paradigmas, aceite isso.

      Excluir
  3. Plancton.... ele existe bob esponja ... eternamente

    ResponderExcluir
  4. porque eles nao tem o que fazer porque a nasa nao deixa o espaço eas galaxias eos planetas em paz ja que eles so fala mentiras

    ResponderExcluir