No mesmo dia: Eclipse Lunar + máxima aproximação do cometa 45P/HMP

eclipse lunar penumbral e máxima aproximação do cometa 45P-HMP
Nessa sexta-feira, 10 de fevereiro, dois eventos astronômicos chamarão a atenção!

Quem acompanha o site Galeria do Meteorito já está por dentro do que vem por aí. Dois eventos astronômicos poderão ser observados na mesma noite, praticamente ao mesmo tempo! O primeiro deles é o Eclipse Lunar Penumbral, o primeiro do ano!

Logo em seguida, teremos a máxima aproximação do cometa 45P/Honda-MrKos-Pajdusakova. Essa bola de gelo veio visitar o Sistema Solar Interior, e segundo especialistas, poderá ser vista até mesmo a olho nu se as condições forem favoráveis. Mas mesmo assim, não custa tirar seu par de binóculos ou seu telescópio do quarto para observá-lo. Uma chance única!




E mesmo que você não tenha um equipamento para observação, não se preocupe, pois disponibilizaremos aqui em nosso site uma transmissão ao vivo, com a cobertura completa dos dois eventos astronômicos em tempo real! É amanhã!


Eclipse Lunar Penumbral de fevereiro de 2017

Um Eclipse Lunar Penumbral acontece quando a Lua passa pela penumbra da Terra, ou seja, pela parte externa da sombra projetada pelo nosso planeta. Isso significa que a Lua não mudará de cor, tampouco ficará escura, mas sim que ela mudará de tonalidade.

Diferença de eclipse lunar total e eclipse lunar penumbral
Diferença entre eclipse lunar total e eclipse lunar penumbral
Créditos: divulgação

O primeiro eclipse do ano ocorre oficialmente no dia 11 de fevereiro, isso porque o seu ápice acontece à 00:44 pelo horário internacional (já dia 11), porém, aqui no Brasil, o ápice acontece às 22:44 (pelo horário de verão), ou seja, ainda será dia 10 para nós.



O Eclipse Lunar Penumbral do dia 10 de fevereiro poderá ser visto nas Américas, na Europa, na África, e até mesmo na maior parte da Ásia.




Se considerarmos o horário de verão do Brasil (que é -2 em relação ao horário internacional), esse Eclipse Lunar Penumbral terá início às 20:34 do dia 10 de fevereiro, com ápice às 22:44.


Máxima aproximação do cometa 45P/HMP

Além do eclipse, teremos outro belíssimo evento astronômico. O cometa 45P/HMP está se aproximando cada vez mais da Terra, e no dia 11 de fevereiro, ele chegará a apenas 13 milhões de quilômetros do nosso planeta. Isso significa que entre os dias 09 e 12 de fevereiro, teremos uma excelente oportunidade de observar essa bola de gelo de 1 quilômetro de largura.

Recentemente, astrônomos amadores e profissionais perceberam que o cometa 45P/HMP perdeu sua cauda. Mas mesmo assim, ele ainda ostenta uma poderosa atmosfera verde (coma), e pode ser facilmente avistado através de pequenos binóculos ou telescópios.

Cometa 45P-HMP - B Wiliams
Registro do cometa 45P/HMP feito na Florida, EUA, no dia 07 de fevereiro
por Bill Williams, da Chiefland Astronomy Village.
Nessa imagem podemos perceber que o cometa 45P/HMP perdeu sua cauda,
mas ainda assim, continua brilhante.
Créditos: Bill Wiliams

Especialistas afirmam que o cometa 45P/HMP pode ainda se tornar um objeto visível a olho nu, mas isso depende também das condições atmosféricas e climáticas de sua região. Então a melhor opção é mesmo usar binóculos ou telescópios.

Para conferir a trajetória desse cometa e sua posição no firmamento durante os próximos dias, veja nossa matéria especial sobre o cometa 45P/HMP e como encontrá-lo no céu.




E amanhã, dia 10 de fevereiro, estaremos aqui com a nossa transmissão ao vivo! Avise seus amigos e não perca esse momento!




Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / divulgação / Bill Wiliams
09/02/17


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

22 comentários:

  1. Teremos bons eventos para curtir! Bons céus a todos! e em caso de nuvens atrapalhando estarei aqui no site! valeu GDM!

    ResponderExcluir
  2. Se o tempo ficar nublado amanhã, como sempre ocorre para mim nesses eventos, vou jogar uma praga para os céus.୧༼ ಠ益ಠ༽୨

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensar antes de falar ou escrever é um sábio dom, e lembre-se que o universo devolve tudo oque mandamos... Paz e Luz para vc.

      Excluir
    2. Pensei que o smile no final da mensagem já tinha dado o tom explicito do humor do texto...
      Será que é preciso colocar nota de rodapé para se explicar humor?

      Pensar e refletir sobre aquilo que as pessoas escrevem, antes de criticar, também é um sábio dom. Paz e luz para você também!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Algo já se nota na lua nesse momento. Jaraguá do Sul-SC

    ResponderExcluir
  5. Como aqui no MS sempre está nublado quando tem evento astronômico terei que acompanhar pelo site GM, porém, sempre que tento esta outra hipótese, nunca visualizo nada, apenas algumas pessoas conversando em um video nada a ver com transmissão. Aff!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que fiquei sabendo a magnitude da Lua subirá apenas 1 ponto com esse eclipse, portanto o escurecimento do nosso satélite será algo bem sutil. Não podemos esperar um show igual ocorreu com aquele outro eclipse tempos atrás, quando a lua, inclusive, ficou vermelha.

      Excluir
  6. Hoje por volta de 05:45 HS dá manhã a lua estava linda com um tamanho maior e uma tonalidade de cor exuberante

    ResponderExcluir
  7. Alguém sabe que horário aproximadamente o cometa 45-p irá passar na região de SP???

    ResponderExcluir
  8. Para quem diz que a terra é plana, como fica?

    ResponderExcluir
  9. São 22:54 e até agora nada de Eclipse ����

    ResponderExcluir
  10. Realmente já da pra ver uma mancha interessante msm lindo.....mas é o cometa como vamos ver?

    ResponderExcluir
  11. me indica um modelo de telescópio que eu consiga observar estes fenômenos. Pode ser um modelos barato

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Esse é o eclipse a lua normalmente fica amarela e hoje ela está mais braca

    ResponderExcluir
  14. Esse é o eclipse a lua normalmente fica amarela e hoje ela está mais braca

    ResponderExcluir
  15. Alguém poderia me ajudar?eu moro em Rondônia,quero muito ver esse cometa,o céu esta favorável,masss....eu não sei pra onde olhar e nem que horas olhar,eu pesquisei e descobri q o sol vai aparecer aqui 5:52,então eu teria que olhar para a constelação umas 5:30 para poder ver o cometa?pfv,me ajudem

    ResponderExcluir
  16. Alguém poderia me ajudar?eu moro em Rondônia,quero muito ver esse cometa,o céu esta favorável,masss....eu não sei pra onde olhar e nem que horas olhar,eu pesquisei e descobri q o sol vai aparecer aqui 5:52,então eu teria que olhar para a constelação umas 5:30 para poder ver o cometa?pfv,me ajudem

    ResponderExcluir
  17. Conseguem ver estrelas, planetas e sabe lá o que a milhares de kilometros ou anos luz. Mas não conseguem ver Marte ou os outros planetas de nosso sistema solar.se posso enxergar muito longe então o que está mais perto de mim posso enxergar com melhores detalhes.

    ResponderExcluir