Fervura de sangue e congelamento: 5 formas como Marte pode te matar!

Formas que Marte pode nos matar
Apesar de ser nosso amado vizinho, o Planeta Vermelho é um local (muito) hostil à vida terrestre...

Conhecer o Planeta Vermelho, pessoalmente, é um dos maiores sonhos do ser-humano. Após séculos de estudos, esforços financeiros e desenvolvimento de tecnologias, estamos finalmente chegando perto de conhecer nosso vizinho enferrujado, porém, mais do que nunca, precisamos estar atentos aos principais riscos que ameaçam qualquer afortunado que pisar em Marte...

A exposição à radiação é um dos principais riscos à saúde para os futuros visitantes de Marte, mas existem muitos outros perigos que podem ser tão ruins quanto... Um exemplo é a baixa pressão atmosférica do Planeta Vermelho, que representa uma ameaça imediata à integridade física de qualquer ser terrestre, já que ela é cerca de 100 vezes menor do que a da Terra.

"Se você estiver desprotegido em Marte, seu sangue ferverá, mesmo à temperatura ambiente", disse o cientista planetário Pascal Lee, que trabalha no Centro de Pesquisa Ames da NASA e no Instituto SETI (Pesquisa de Inteligência Extraterrestre), nos EUA.

"Todos os gases que são dissolvidos em sua corrente sanguínea iriam apenas se transformar em bolhas", disse ele durante uma entrevista online. "Seria como estourar uma lata de Coca-Cola. Você iria borbulhar até a morte", disse Lee. "E isso em questão de segundos."


Uma cena do filme Total Recall, de 1990, estrelado por Arnold Schwarzenegger, mostra com bastante fidelidade como seria a a exposição à baixa pressão marciana:


Uma pressão atmosférica tão baixa mataria um explorador desprotegido em Marte mais rápido do que podemos imaginar. Mas existem ainda quatro outras formas em que o Planeta Vermelho poderia acabar com sua missão de exploração marciana, e até com a sua vida...

Confira então quatro formas em que o Planeta Vermelho poderia te matar, em ordem cronológica!


1 - Atmosfera de dióxido de carbono

A atmosfera da Terra é composta por cerca de 78% de nitrogênio e 21% de oxigênio, com vestígios de vapor de água, dióxido de carbono e outros gases. Em comparação, a atmosfera de Marte é composta por 95% de dióxido de carbono.




"Precisamos respirar oxigênio", disse Lee. "Não há oxigênio livre na atmosfera marciana, você não pode respirar esse gás, você morreria de hipoxia em questão de minutos".


2 - Temperatura de congelamento
Astronauta capacete quebrado
Em um dia de verão marciano, a temperatura no equador pode chegar a até 21°C, mas as temperaturas noturnas são mortais. Em média, a temperatura chega a cerca de -62°C.

"Isso é algo que iria matá-lo rapidamente, se você não estivesse devidamente aquecido", disse Lee.


3 - Poeira

Marte está coberto de poeira tóxica, composta por finos grãos, além de ser abrasiva, o que é péssimo para os nossos pulmões. "Você morreria ao longo de semanas se estivesse exposto à poeira marciana", disse Lee. Além disso, essa abrasividade da poeira marciana representa também um desafio na confecção de trajes espaciais e equipamentos que sejam mais resistentes às condições do planeta, e que possam ser utilizados com segurança a médio e longo prazo.


4 - Radiação

A falta de um campo magnético global em Marte, aliada à fina atmosfera, permite que os raios cósmicos de alta energia e as partículas solares bombardeiem a superfície marciana.

"A radiação espacial é fraca em alguns lugares de Marte. Esperamos que seja maior onde há hidrogênio perto do solo", disse Lee. "Em qualquer caso, é algo que, ao longo de meses, acabaria matando você também."




O objetivo a longo prazo do programa espacial dos Estados Unidos (e também de outros países) é de enviar uma missão tripulada com destino a Marte em meados de 2030. A agência espacial norte-americana está desenvolvendo atualmente mais de trinta novas tecnologias para garantir a saúde humana e apoiar os objetivos da ciência e da exploração além da órbita terrestre. O sonho de finalmente pisar em solo marciano está cada vez mais perto de ser alcançado...


Imagens: (capa-The Martian/20th Century Fox/divulgação) / TriStar Pictures / divulgação
02/06/17

Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 comentários:

  1. A Lua também possui baixa pressão atmosférica e provavelmente menor que a de Marte. Como o homem pode ter ido à Lua sem fazer todos os estudos e se prepadar adequadamente como estão fazendo com Marte?

    ResponderExcluir
  2. Com todas essas condições ruins que Marte apresenta ainda insistem em mandar missão tripulada pra lá? Eu fico mim perguntando ou tem muito dinheiro sobrando o a Nasa não tem outras coisas para explorar!? Será que não temos coisas mais importantes no planeta para nós preocuparmos? Seria um simples desafio mandar uma nave tripulada sabendo que vão.mirrer por lá sem chance alguma de retorno? O que nos terrestres poderíamos fazer num planeta tão Ostil? Se aqui somos passivos de uma simples gripe morrer!?
    Imaginam viver em Marte meio ao caos do clima rude desse planeta!
    Acho que deveremos usar essa grana em pesquisa para cura do câncer e outras muitas doenças que nos humanos temos.
    Matar a fome de milhões de pessoas no planeta temos 5 bilhões de pessoas no mundo e estamos procurando vida fora da terra! Nossa casa é aqui se tiver outras civilizações que venham até nos! Nada de sair por aí gastando milhões em viagens sem volta só pra falar que talvez um dia exigiu vida ali ou aqui! Certeza já temos acho infinitamente impossível estarmos só no cosmos! Mas aí sair por aí em busca do desconhecido já é falta foque fazer... Concentre-se se em melhor nosso planeta para as futuras gerações não vamos perder essa chance de fazer deste planeta o melhor para se viver! Somos abençoados por Deus por viver em um mundo​ tão lindo! Com toda riqueza e beleza natural! Somos a estrala do cosmo! Estamos em uma posição privilegiada no universo! Aqui se não fosse os homens malucos no poder de alguns pais seríamos um povo civilizado! Seríamos​ uma raça mais que inteligente! Usaríamos nosso conhecimento para cuidar da nossa casa chamado planeta terra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se pensássemos como vc estaríamos na África ainda, explorar é da natureza humana e esse planeta tem prazo de validade, independente do que façamos não dá para impedir... explorar novos lares é questão primordial para perpetuação da espécie.

      Excluir
    2. Mesmo com todas as condições ruins de Marte, ele ainda é o único planeta possível para a exploração humana. O mais próximo, o mais conhecido (depois do nosso, óbvio!) Quanto as pesquisas para descobrir a cura do câncer, isso já está em andamento a muito tempo! Inclusive há tipos de cânceres já possíveis de serem exterminados com 100% de sucesso. Isso não é novidade para ninguém. E outra coisa, os cientistas que estudam a exploração espacial, entre outros assuntos, não são os mesmos que estudam a cura do câncer. Como disse o Eliasportela Junior, "explorar novos lares é questão primordial para perpetuação da espécie." Não costumo usar o termo "evolua" para esse caso, porque nem tudo que evolui, evolui para o bem. Mas peço a você, evolua, amigo. Precisamos evoluir para o bem, para frente! Investimento em ciência ajudou a eliminar a fome e os males de muitas populações. Entenda que investir em ciência, jamais será jogar dinheiro fora. Investir em ciência é investir no ser vivo!

      Excluir
    3. Mesmo que as experiências genéticas conseguissem modificar o nosso DNA, e adaptá-lo, para vivermos em condições razoáveis num planeta hostil, como é Marte, isso levaria milhões de anos, talvez mais. Para que tanto esforço científico para mudar apenas o solo que pisamos? Será que é racional mudar do planeta, onde a espécie humana se desenvolveu, para outro, totalmente inadequado à vida? É bom meditar sobre teorias como a de Enzo Fermi, que levanta a hipótese, de que exista algo, que impeça qualquer civilização de ultrapassar certos limites, mesmo aquelas com altíssimo grau de desenvolvimento cientifico e tecnológico.

      Excluir
  3. Ainda estou procurando o botão pra curtir seu comentário, Eliasportela

    ResponderExcluir
  4. Poderíamos voltar pra África mesmo, "colonizar e recuperar" o Saara e outros desertos. .. tecnologia para isso existe faz tempo!
    Nada contra ir pra Marte ou onde quer que seja, mas com 1% dos custos dessas missões mudaríamos e muito algumas realidades terrestres!
    Que tal terraformatar a Terra? 👌🙌🌍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo? Reclama disso com quem é DONO dos meios de produção, tecnologias e recursos, pergunta para eles porque NÃO TÊM INTERESSE em fazer isso.

      Excluir
  5. Numa das aproximaçoes do planeta, ainda nos anos 90, nao consegui ver a superfície. Defeito no velho refletor? Nào, o planeta estava tomado por 1 tempestade de areia. Daí meu ceticismo: será que atmosfera de 1/100 da terrestre é capaz disso?

    ResponderExcluir