A maior parede de fósseis de dinossauros do mundo é descoberta na China

a maior parede de fósseis de dinossauros do mundo na China
Mais de 5.000 fósseis de dinossauros já foram encontrados!

Uma descoberta surpreendente pode revelar espécimes e trazer à tona mais detalhes sobre a história evolutiva da era Jurássica e de nosso próprio planeta.

Os paleontólogos do sudoeste da China que desenterraram o que já ficou conhecido como "a maior parede fóssil do mundo" (repleta de fósseis de dinossauros da era Jurássica) esperam que a descoberta possa revelar novas informações sobre a história evolutiva dessas criaturas, informou a mídia chinesa. A parede fóssil de 150 metros de comprimento, com dois metros de profundidade e oito metros de altura, ajudará a preencher um vazio nas pesquisas sobre a história evolutiva dos dinossauros.

Além disso, novas descobertas nessa área são também importantes para outros ramos da ciência como a astronomia, e podem por exemplo, confirmar ou não a teoria da extinção dos dinossauros decorrente de um grande impacto de asteroide.

Maior parede do mundo de fósseis de dinossauros
Pesquisadores escavam o que pode ser o maior sítio paleontológico do mundo.
Créditos: Xinhuanet

Os fósseis descobertos pertencem a pelo menos cinco categorias de dinossauro, como ornitópodes, saurópodes e estegossauros, e datam do período jurássico, de acordo com o pesquisador Xu Xing, do Instituto de Paleontologia de Vertebrados e Paleoantropologia da Academia Chinesa de Ciências. Muitos fósseis em Pu'an pertencem ao período jurássico médio. Os fósseis de dinossauros dessa época são escassos em todo o mundo, disse Xu. "O 'muro jurássico' em Pu'an é o maior do mundo".




O governo de Chongqing destinou mais de 17 milhões de yuans (2,5 milhões de dólares ou cerca de 7,7 milhões de reais) para proteção e escavação do novo sítio paleontológico. Os fósseis foram descobertos nos municípios de Puan, Yunyang, e Chongqing, depois que um agricultor local alertou as autoridades ao encontrar o sítio paleontológico por acidente, em janeiro de 2015.


O sítio paleontológico tem mais de 160 milhões de anos. Xu disse que esses dinossauros podem ter vivido nas margens do rio e morreram durante desastres naturais. À medida que os rios que levavam seus restos lentamente se fundiam com lagos maiores, os ossos gradualmente foram preservados como fósseis ao longo de milhões de anos.

Parede de fósseis de dinossauros encontrada na China - a maio do mundo
Créditos: Xinhuanet

Mais de 5.000 fósseis foram escavados no local, e acredita-se que ainda há uma grande quantidade deles a serem descobertos. Os pesquisadores acreditam que novos fósseis de dinossauros podem ser encontrados até pelo menos 20 metros de profundidade.



A segunda etapa da pesquisa é descobrir se os fósseis pertencem a espécies já conhecidas ou se são novos tipos, segundo o relatório.

Entender como os dinossauros viveram e desapareceram também é a chave para elucidar muitos eventos que podem ter origens ou correlações cósmicas, desde impactos de asteroides que provocam extinções em massa até outras formas de interações espaciais que poderiam comprometer a vida na Terra.


E pelo menos uma correlação interessante os cientistas já descobriram: aparentemente, não é de agora que os moradores locais do condado de Yunyang encontram fósseis de dinossauros naquela região. Muitas cidades e aldeias possuem o nome "long" em seus nomes, que significa "dinossauro" ou "dragão" em chinês.


Imagens: (capa-Xinhuanet/divulgação) / Xinhuanet / divulgação
05/07/17

Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário