Vídeo de 2 minutos mostra como o nível dos oceanos está subindo

aumento do nível do mar
Não podemos negar que mudanças no clima global estão de fato acontecendo...





O ano de 2016 bateu recorde de calor em todo o globo. As calotas polares não param de derreter, e os níveis dos oceanos não param de subir... E pra entender melhor qual é a taxa de aumento dos níveis dos oceanos, cientistas estão acompanhando os efeitos das mudanças climáticas através de dados obtidos satélites de rastreamento.

A ESA (Agência Espacial Europeia) criou a "Iniciativa Mudança Climática" - Climate Change Initiative (CCI), que integra dados obtidos por diversos satélites para produzir os registros mais precisos em escala global, e entender quais são os fatores que mais influenciam as mudanças em todo o globo.



Ao comparar dados obtidos por diversos satélites em diferentes épocas, os cientistas climáticos têm a oportunidade de entender cada vez mais como ocorre o aquecimento global, e quais são seus principais efeitos sobre nosso planeta. Confira:


As estimativas mostram que o nível global dos oceanos está crescendo cerca de 3 mm por ano! Essa é a maior ameaça do aquecimento global, especialmente para áreas costeiras.

Ao identificarmos os principais responsáveis pelo aumento do nível dos oceanos, podemos combater de forma eficaz o aquecimento global causado pelo nosso modo de vida. O aumento no nível dos oceanos varia ao redor do globo, e é causado pelo derretimento de glaciers, calotas polares e também pela expansão térmica da água dos oceanos devido ao aumento das temperaturas.




Como fica claro no vídeo, não é preciso que haja um derretimento considerável do gelo global para que os níveis dos oceanos subam drasticamente, já que 30% desse aumento é causado diretamente pela expansão da água por conta do aumento das temperaturas! Uma informação que muitas vezes pode passar despercebida, mas que pode ser responsável por um aumento drástico, repentino e variável.

Expansão térmica dos oceanos
Créditos: Planetary Visions / ESA

Mas o que causa o aumento das temperaturas? De acordo com os cientistas climáticos, um dos maiores vilões são os gases que contribuem para o efeito estufa, gerados por usinas e grandes empresas ao redor do globo. Até mesmo as mudanças nos níveis de grandes lagos e rios contribuem para o aumento no nível dos oceanos.




E os efeitos do aquecimento global não apenas elevam os níveis dos oceanos, como também alteram a densidade, a salinidade e a temperatura dos mares.

Segundo os cientistas, os dados obtidos pela "Iniciativa Mudança Climática" mostram claramente as evidências de uma mudança climática.




Não se esqueça de compartilhar essa matéria com seus amigos e familiares, afinal, um dos passos mais importantes para se combater o aquecimento global é algo bastante simples - a conscientização.


Imagens: (capa-Planetary Visions/ESA) / Planetary Visions / ESA / divulgação
21/07/17


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 comentários:

  1. Galeria do Meteorito não é um blog sério. Publicar qualquer besteira pra justificar a farsa do aquecimento global e dose! Tô caindo fora dessa droga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...vá lá prá o site de Macedo.Ele vai cobrar prá tu entrar na arca e tu, pobre não vai pagar o ingresso. Aí ele vai dizer que deus te condenou!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Como Como tem otario nesse planeta de merda . É visível que SIM estamos no momento natural de extinção global,e tem esses Asnos que acham que as geleiras estão sem derreter e o clima está normal. BESTAS acordem está aí na sua frente. E só admitir mas o EGO DE BESTAS não deixa.Imagino que devem ser Racistas e machistas tbm porque Otario está Na cara que são.

    ResponderExcluir
  4. Esse link pode explicar o que está acontecendo nos oceanos.. NASA: gelo na Antártica não cessa de crescer e faz descer níveis dos oceanos
    https://portrasmidiamundiall.blogspot.com.br/2015/12/nasa-gelo-na-antartica-nao-cessa-de.html

    ResponderExcluir
  5. Aqui em Rio das Ostras-Rj, podemos comprovar o mar avançando sobre o litoral.

    ResponderExcluir