Empresa perde contato com satélite de transmissão de vídeo após mudança de órbita

Empresa perde contato com satélite de transmissão de vídeo após mudança de órbita
Equipado com 32 transponders para cobrir a região central e leste dos EUA, o satélite EchoStar III está navegando por conta própria...





Um satélite de 20 anos pertencente a uma frota da empresa EchoStar está "à deriva" após uma anomalia, e está deixando muita gente sem seus canais de tv...

A EchoStar, com sede no Colorado, EUA, é uma fornecedora global de serviços de satélite, principalmente para serviços de vídeo. A empresa informou em um comunicado oficial que "a anomalia é desconhecida", e ocorreu durante uma manobra, causando a interrupção e intermitência das comunicações com o satélite.



O satélite perdido, EchoStar III, foi construído pela empresa Lockheed Martin, e foi lançado em 1977 em um foguete Atlas 2AS. Ele já está operante a cinco anos a mais do que sua expectativa, e já haviam planos de substituí-lo por conta de falhas técnicas. No ano de 2014, ele havia sido colocado em uma órbita inclinada para economia de combustível.

Satélite EchoStar 3
Ilustração artística do satélite EchoStar 3.
Créditos: EchoStar / Gunter Dirk Kebs

"A EchoStar está trabalhando em cooperação com o fabricante de satélites para restabelecer um link confiável para recuperar e retirar a espaçonave de operação", disse Derek de Bastos, diretor de tecnologia de serviços de satélite EchoStar. "Apesar da anomalia, acreditamos que a atual órbita do EchoStar III não representa um risco significativo para os satélites operacionais no arco geoestacionário".




O Centro de Operações de Espaço Comercial (ComSpOC) está monitorando a trajetória do satélite EchoStar-3 a uma taxa de 0.1 graus por dia enquanto ele segue sua órbita geoestacionária.




A empresa EchoStar disse ainda que o EchoStar-3 "é um satélite antigo, que não gera receita, e que precisava ser substituído". O satélite fornece serviços de transmissão de vídeo e, ao que tudo indica, ganhou sua tão esperada aposentadoria. Só resta torcer para que ele não dê de cara com um de seus companheiros espaciais...


Imagens: (capa-AGI) / EchoStar / Gunter Dirk Kebs
08/08/17


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. satélite de 20 anos a deriva. Vejamos: foi lançado em 1977; vamos lá 87 = 10 anos, 97 = 20 anos, 2007 = 30 anos, 2017 = 40 anos certo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bacana essa sua matemática. kkkkkk. esse satélite já passou da hora de vazar mesmo.

      Excluir