28 de outubro é o Dia Internacional de Observação da Lua

dia internacional de observação da Lua
International Observe the Moon Night 2017 - veja como participar e observe o nosso satélite natural do quintal da sua casa!


Chegou a hora de celebrar a Lua! Ou melhor, de celebrar sua importância na Astronomia. Nesse sábado (28 de outubro) diversas instituições e observatórios ao redor de todo o globo se unirão com um só intuito: observar a Lua e participar do evento International Observe the Moon Night (Noite Internacional de Observação da Lua). Serão abertas discussões e palestras que divulgarão a importância da Lua para o nosso planeta, e claro, falarão também de suas belezas que estão intimamente ligadas a ela, como os eclipses lunares e solares.

De acordo com Noah Petro, cientista da missão Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), o mais importante será ajudar na divulgação científica e permitir que as pessoas simplesmente tenham a chance de ver a Lua através de telescópios ou binóculos. Petro será o anfitrião de um dos eventos da NASA, que será realizado no Centro de Voo Espacial Goddard, em Maryland, nos EUA.



"Nós temos inúmeras oportunidades para que as pessoas observem o céu noturno", disse Petro. "É muito animador, especialmente para aqueles que não estão acostumados".




E você não precisa ir até os EUA para participar do evento. Centenas de instituições participarão ao redor do globo, e nesse mapa (clique aqui para acessá-lo) você encontra todos os locais onde observações e palestras irão ocorrer nesse sábado.

Lua - Gregory H. Revera - Wikimedia Commons
Lua, fotografada por Gregory Revera, nos EUA.
Créditos: Gregory H. Revera / Wikimedia Commons

A Lua está entrando na fase crescente, o que de acordo com muitos astrônomos, é um dos melhores momentos para sua observação, já que na fase Cheia não vemos as sombras e os detalhes de sua superfície com tanta nitidez.




Você também pode se juntar ao evento mesmo do quintal da sua casa, observando a Lua do seu jeito, seja com telescópios, binóculos, máquinas fotográficas ou até mesmo a olho nu. Apesar dela estar visível na maioria das noites, observá-la nesse sábado terá um gostinho ainda mais especial.


Imagens: (capa-ilustração) / divulgação / Gregory H. Revera - Wikimedia Commons
27/10/17


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário