Segredos da Super Lua: 8 fatos que você precisa saber agora mesmo!

segredos da Super Lua - 8 fatos interessantes
Quais as verdades e os mitos por trás das Super Luas? Elas podem mesmo causar terremotos?


A Lua Cheia por si só é um dos fenômenos astronômicos mais observados ao redor do mundo. E quando acontece uma Super Lua então, a internet é bombardeada com todo tipo de informação, deixando muitas pessoas confusas sobre o quê significa uma Super Lua, e principalmente, o que pode acontecer quando ela surge no céu.

Por isso, decidimos criar essa superlista com informações interessantes sobre a Super Lua, e assim, revelar os verdadeiros fatos por trás do fenômeno. Confira!


1 - As Super Luas não são todas iguais

Super Lua e helicóptero
Créditos: Julio Cortez

O perigeu da Lua (máxima aproximação com a Terra) varia bastante, e a cada época essa aproximação pode ser maior ou menor. Em outras palavras, a máxima aproximação da Lua pode ter uma variação de distância aproximadamente igual ao diâmetro da Terra. Pode parecer bastante, mas se considerarmos que a Lua está em média a uma distância de 30 vezes o diâmetro da Terra, percebemos que não é tanto assim. Muitas vezes sequer percebemos seu aumento de tamanho e brilho, já que no céu não há objetos para comparação. Por outro lado, se fotografarmos uma Lua Cheia comum e uma Super Lua, fica fácil diferenciar os dois eventos se colocarmos as imagens lado a lado.





2 - As maiores Super Luas acontecem no verão

Apesar de não percebermos isso com facilidade, essa afirmação é verdadeira. A Terra fica mais próxima do Sol em dezembro,e isso acontece todos os anos. Com isso, o efeito gravitacional do Sol atrai a Lua, deixando-a mais próxima da Terra. Por conta disso, as maiores Super Luas geralmente acontecem em meados de dezembro.


3 - As Super Luas alteram as marés

Super Lua e efeito de maré
Créditos: divulgação

Não apenas as Super Luas, mas seu movimento ao redor da Terra. O poder gravitacional do nosso satélite natural tem o efeito de atrair a Terra, e com isso, o nível dos oceanos aumenta durante as fases da Lua, principalmente nas fases Cheia e Nova. Com a ocorrência da Super Lua, esse feito de maré se torna ainda mais perceptível. E não são apenas os oceanos que sofrem os efeitos de maré, mas os continentes também! Estudos mostram que durante a Lua Cheia, especialmente durantes as Super Luas, o solo se elevar alguns centímetros, mas como acontece com todo o continente, acabamos nem percebendo...


4 - As Super Luas ficarão menores no futuro

Aproveite enquanto é tempo! Isso deve acontecer porque a Lua está lentamente se distanciando da Terra, cerca de 3.8 centímetros a cada ano. Na verdade, durante as nossas vidas, a mudança é muito sutil, e sequer será notada visivelmente, mas segundo cálculos científicos, a Lua se formou a apenas 22.530 quilômetros da Terra, e agora está a 384.402 quilômetros. É como diz o velho ditado: de grão em grão...





5 - As Super Luas acontecem uma vez por ano

Super Lua
Créditos: Quynh Ton / NatGeo

Uma Super Lua acontece em média uma vez por ano, e sempre são visíveis em ambos hemisférios, norte e sul.


6 - A Super Lua pode alterar o comportamento dos animais e até dos seres-humanos

Isso é verdade, afinal, a Lua Cheia em si é responsável por uma grande mudança no comportamento animal, incluindo o ser-humano, como mostra o site Curto e Curioso. E durante uma Super Lua, nosso satélite fica cerca de 15% maior e 30% mais brilhante (comparando com a Mini Lua), ou seja, os efeitos causados pela maré e pelo seu brilho podem ser intensificados. Algumas pesquisas polêmicas chegam a afirmar que os índices de criminalidade e internações psiquiátricas aumentam significativamente durante os períodos de Lua Cheia, mas os cientistas não consideram tais estudos conclusivos e o assunto permanece em meio a muita especulação. De qualquer forma, ainda que tais efeitos fossem comprovados, eles não fariam o mundo mudar do dia pra noite, pois trata-se de um efeito natural ao qual a vida na Terra já se adaptou ao longo de milênios.





7 - Uma Super Lua pode causar terremotos... será?

Super Lua e avião
Créditos: Mark J. Terrill

Bem, essa afirmação é parcialmente verdadeira. Como foi dito em um dos tópicos acima, a Lua provoca um efeito de maré em nosso planeta, e portanto, também influencia no movimento das placas tectônicas. Não que uma Super Lua tenha o poder de gerar terremotos, porém, ela pode ser um gatilho para antecipar algum que esteja prestes a acontecer.





8 - Uma Super Lua não vai destruir o planeta

Apesar de muitos sites "alternativos" afirmarem isso, uma Super Lua não tem o poder de destruir a Terra, atrair asteroides em nossa direção, ou coisas parecidas. Na verdade, a Super Lua ocorre quando o dia da Lua Cheia coincide com o dia de máxima aproximação da Lua com a Terra (perigeu), o que a torna consideravelmente maior e mais brilhante.






Imagens: (capa-divulgação) / Julio Cortez / divulgação / Quynh Ton / NatGeo / Mark J. Terrill
14/11/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários: