Asteroide 3200 Faetonte fará sua máxima aproximação com a Terra e estará tão brilhante como nunca antes visto

asteroide faetonte - maxima aproximacao com a Terra
O asteroide responsável pela chuva de meteoros Geminidas será a grande atração do mês de dezembro


Teremos uma oportunidade fantástica de ver um asteroide que além de super conhecido no meio astronômico, cruzará os céus com um brilho intenso, se comparado a outros asteroides do mesmo tipo.

Estamos falando de 3200 Faetonte (ou 3200 Phaethon em inglês), o mesmo asteroide responsável pela chuva de meteoros Geminidas, que tem seu pico entre os dias 13 e 14 de dezembro, todos os anos, quando a Terra passa pela esteira de detritos desse grande objeto.

E olha que é grande mesmo! O diâmetro estimado do asteroide 3200 Faetonte é de 5,1 quilômetros - basicamente do tamanho de um vilarejo. E essa rocha espacial passará a 10.3 milhões de km da Terra no dia 16 de dezembro às 23:00 pelo horário internacional (21h00 pelo horário de verão brasileiro). Ele chegará na magnitude 10.7, o que será brilhante o suficiente para ser avistado através de telescópios com pelo menos 75mm de diâmetro.



Mas não precisamos temer essa gigantesca rocha espacial, pois apesar do asteroide 3200 Faetonte ser considerado um Asteroide Potencialmente Perigoso (PHA), basta estudarmos sua órbita para percebermos que ele não representa nenhum perigo para a Terra pelo menos nos próximos 400 anos.

3200 Faetonte já é um asteroide diferente pelo fato de se aproximar do Sol como nenhum outro asteroide faz. Durante seu periélio (máxima aproximação com o Sol) ele chega a apenas 0.14 UA, ou menos da metade da distância de Mercúrio. [1 Unidade Astronômica (UA) equivale a distância média entre a Terra e o Sol]




Durante sua máxima aproximação com o Sol, os cientistas estimam que a superfície do asteroide Faetonte chega a temperaturas acima de 600°C - quente o suficiente não apenas para derreter chumbo, como também para fazê-lo se comportar como água... e isso acontece a cada 524 dias, que é o período que ele leva pra completar uma volta ao redor do Sol.

asteroide Faetonte - ilustração
Ilustração
Créditos: divulgação

Acredita-se inclusive que Faetonte já foi um cometa rico em gelo sujo abaixo de sua superfície, mas com tantas aproximações "quentes", perdeu todo seu material volátil e ganhou características de asteroide.

Geralmente as chuvas de meteoros são produzidas por detritos que se desprendem de cometas. Faetonte, apesar de não ser um cometa, sofre deformações por conta do calor escaldante durante seus periélios, o que faz expandir sua crosta rochosa e liberar material no espaço. Por coincidência, uma de suas esteiras de detritos fica bem no caminho da Terra... todos os anos... Graças a isso temos a anual chuva de meteoros Gemínidas.




Mas a maior coincidência de todas é que, além de produzir a chuva de meteoros que tem seu máximo nos dias 13 e 14 de dezembro, o asteroide Faetonte fará sua maior aproximação com a Terra justamente no dia 16 desse mesmo mês! Serão dois grandes eventos astronômicos relacionados ao mesmo objeto. Sem dúvida alguma, o mês de dezembro de 2017 será sempre lembrado como o mês do asteroide 3200 Faetonte.


Como observar o asteroide Faetonte em sua máxima aproximação com a Terra?

Desde o dia 29 de novembro, astrônomos amadores ao redor do globo estão observado o asteroide Faetonte, cujo brilho tem variado entre as magnitudes 13 e 14. Mas o melhor momento para observá-lo será entre os dias 12 e 15 de dezembro, quando ele brilhará entre as magnitudes 10.7 e 10.9 nas constelações de Perseu e Andrômeda, que podem ser encontradas na região norte do céu entre as 21h00 e 22h00 de seu horário local.

asteroide faetonte - observação do céu - animação
Animação mostra a posição média do asteroide 3200 Faetonte entre os dias 12 e 15 de dezembro de 2017.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Richard Cardial

Esse asteroide estará se movendo muito rapidamente no céu noturno, então será fácil distingui-lo das estrelas de fundo. Para encontrar a posição exata do asteroide Faetonte, indicamos o uso de um programa como o Stellarium, ou de um aplicativo astronômico para seu smartphone.

De acordo com especialistas em observação do céu, Faetonte poderá ser observado perfeitamente até o dia 21 de dezembro, porém sua magnitude vai caindo gradativamente, portanto serão necessários telescópios cada vez maiores com o decorrer do mês.

Observadores devem ficar atentos a pequenas variações de brilho por conta de suas explosões causadas pelo calor extremo do Sol.

Publicamos um vídeo novo em nosso canal no YouTube, com algumas informações importantes sobre a máxima aproximação do asteroide 3200 Faetonte. Se você ainda não é inscrito, não se esqueça de se inscrever em nosso canal!


E é claro, teremos também uma transmissão ao vivo aqui em nosso site, com imagens em tempo real do asteroide 3200 Faetonte. Você poderá observá-lo ao vivo através de telescópios no dia 15 de dezembro.




Não deixe de observar o asteroide 3200 Faetonte nesse mês de dezembro, seja com seu próprio telescópio ou em nossa transmissão ao vivo, afinal, ele só vai brilhar dessa forma novamente em 2093...


Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / divulgação / STELLARIUM / Richard Cardial
06/12/17


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário: