Os meteoros da chuva Geminidas 2017 estão por toda parte

chuva de meteoros Geminidas 2017 - segunda noite de observações
Assista ao vivo e veja como observar a chuva de meteoros Geminidas nessa quinta-feira (14)


Apesar do tempo nublado, na madrugada de ontem pra hoje (13 pra 14) tivemos duas transmissões ao vivo em nosso canal no YouTube, sendo que na segunda live tivemos à disposição uma segunda câmera de monitoramento, também pertencente ao grupo de estudos EXOSS, instalada em Alagoas.

Infelizmente em São Paulo ficou nublado durante toda a madrugada, mas lá em Alagoas pudemos observar alguns meteoros ao vivo logo no fim da transmissão.

E hoje tem mais! Apesar do pico da chuva de meteoros Geminidas acontecer na madrugada de 13 pra 14 de dezembro, a chuva de meteoros continua até o dia 19!



Mas não podemos perder tempo, pois a cada dia que se passa, uma quantidade menor de meteoros poderá ser observada. E hoje, provavelmente contaremos com uma câmera localizada numa região com céu limpo, ou seja, mesmo não sendo o pico, devemos ver mais meteoros do que ontem!


2ª noite - Transmissão ao vivo da Chuva de Meteoros Geminidas 2017 (Galeria do Meteorito)

A nossa segunda noite de cobertura ao vivo da Geminidas 2017 acontece nessa quinta-feria (14) a partir das 22h00 pelo horário brasileiro de verão (00:00 UTC), e estará disponível logo abaixo:

ATUALIZAÇÃO às 02h41: a nossa segunda transmissão ao vivo começou com atraso mas ocorreu com sucesso! Contamos com câmeras instaladas em São Paulo e no Mato Grosso do Sul, onde pudemos observar alguns meteoros da chuva Geminidas que começaram a surgir após a 01h00 da madrugada. A reprise está disponível logo abaixo:



Dá pra observar a chuva de meteoros Geminidas 2017 nessa quinta-feira, dia 14?

Sim, e olha que ela promete ser magnífica! Quem não teve a chance de observar meteoros na noite de ontem, fiquem ligados pois a noite de hoje promete um céu mais limpo, segundo a previsão climática.




As regras de observação são as mesmas que mencionamos em nossa matéria especial sobre a Geminidas 2017(clique aqui para acessá-la).

Portanto, apesar de não ser o pico (momento em que a maior quantidade de meteoros pode ser observada a cada hora) , a taxa de meteoros dessa noite promete ser alta, e com céus melhores do que ontem, podemos ter belíssimas surpresas!




Vejam um exemplo belíssimo de um meteoro da chuva Geminidas registrado por uma câmera de monitoramento do Observatório Municipal de Campinas, em São Paulo.


Lá no site do Exoss é possível ver imagens e vídeos dos meteoros registrados recentemente ao redor do Brasil.

Lembrando que a chuva Geminidas 2017 acontece em todo o globo!

Meteoro da chuva Geminidas em Girdwood, Alaska - Todd Salat
Meteoro da chuva Geminidas 2017 registrado em Girdwood, no Alasca.
Créditos: Todd Salat

Meteoro da chuva Geminidas registrado na Lapônia, Finlândia - B.Art Braafhart
Meteoro da chuva Geminidas 2017 registrado na Lapônia, Finlândia.
Créditos: B.Art Braafhart

E fiquem ligados, pois hoje podemos ver meteoros belíssimos nessa segunda noite de observações. E amanhã, dia 15 de dezembro, teremos mais uma transmissão ao vivo aqui em nosso site, mostrando imagens em tempo real da máxima aproximação do asteroide 3200 Faetonte.

Desejamos bons céus e boa sorte a todos!


Imagens: (capa-Haitong Yu/divulgação) / Galeria do Meteorito / Exoss / Todd Salat / B. Art Braafhart / divulgação
14/12/17


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários: