Estação Espacial Chinesa está prestes a cair na Terra e Brasil está na zona de risco, afirma ESA

estação espacial chinesa está prestes a cair na Terra
Faltam poucos dias para a grande bola de fogo ser vista em algum lugar do globo - pode até ser no Brasil


O Escritório de Detritos Espaciais da Agência Espacial Europeia (ESA), situado em Darmstadt, na Alemanha, emitiu uma nova atualização sobre a reentrada da estação espacial chinesa Tiangong-1.

De acordo com os cálculos recentes feitos pelos europeus, a nova previsão indica que a estação espacial Tiangong 1 deverá cair na Terra entre os dias 30 de março e 6 e abril de 2018. Vale lembrar que essa é uma estimativa aproximada.



"Em nenhum momento será possível uma previsão precisa de tempo e/ou localização da queda de acordo com a ESA", escreveram os funcionários do Departamento de Resíduos Espaciais, na atualização.


A estação espacial chinesa pode cair no Brasil?

A estação espacial da China tem 8 toneladas e meia, e sua reentrada na Terra ocorrerá em qualquer região do globo entre 43 graus de latitude norte e 43 graus de latitude sul, o que inclui todo o Brasil, além de toda a África, a maior parte da Ásia, América Central, Oceania, parte da América do Norte e da Europa, e praticamente toda a América do Sul. A maior parte da população do mundo habita nessas regiões.

estação espacial chinesa pode cair no Brasil
Animação mostra a região (delimitada em amarelo) onde a Estação Espacial chinesa Tiangong-1 deverá cair.
Créditos: Galeria do Meteorito

Tiangong-1, a primeira estação espacial construída pela China, foi lançada no final de setembro de 2011. O primeiro acoplamento orbital chinês ocorreu entre Tiangong-1 e uma nave espacial Shenzhou não movida em 2 de novembro de 2011. Duas missões pilotadas visitaram Tiangong-1: Shenzhou 9 e Shenzhou 10, em junho de 2012 e junho de 2013, respectivamente.




Em 2016, o vice presidente do Escritório de Engenharia Espacial da China, Wu Ping, admitiu que Tiangong-1 faria sua reentrada na Terra. Desde então, agências espaciais espalhadas pelo globo vêm fazendo cálculos orbitais para prever sua queda.

Até o momento, a estação espacial chinesa Tiangong-1 está intacta, e ainda orbita a Terra a uma altitude menor do que a Estação Espacial Internacional. Quando ocorrer sua reentrada, uma brilhante bola de fogo deverá ser vista nos céus.




Todos os dias, Tiangong-1 passa cerca de 3 vezes sobre o Brasil. De acordo com especialistas, a maior parte do laboratório espacial deverá se desintegrar durante sua reentrada na atmosfera da Terra, porém, parte da estação é feita com titânio, inox, carbono ou berilo, como seus tanques de combustível, que deverão resistir ao calor e atingir o solo.




Outro problema comum são resquícios de material tóxico, como o combustível hidrazina ou até mesmo material radioativo usado para gerar energia no laboratório espacial.


Imagens: (capa-ilustração/Administração Espacial Nacional da China/divulgação) / Galeria do Meteorito
19/03/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários:

  1. Putzgrila! 8 toneladas?! Se cair numa região densamente habitada, pode dezenas de causar mortes!

    ResponderExcluir
  2. Já virao o mapa do lixo espacial que nos cerca???chega ser um absurdo!!

    ResponderExcluir
  3. Rapaz! Que chance hein, podia cair bem no meio do Congresso nacional, ah que maravilha!

    ResponderExcluir
  4. Desculpem a ignorância, mas por que a estação vai cair? Um problema? Fim da vida útil? Isso tbm vqi acontecer com outras estações espaciais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também ia perguntar a mesma coisa. Quero saber porque.

      Excluir
  5. porque não cai na própria china ?

    ResponderExcluir