Morre Stephen Hawking aos 76 anos

Morte de Stephen Hawking
Um dos físicos mais consagrados da atualidade, Stephen Hawking morreu nessa quarta-feira, 14 de março


O famoso físico Stephen Hawking morreu aos 76 anos de idade, e de acordo com nota divulgada pela família, sua morte ocorreu em sua casa em Cambridge, na Inglaterra, nas primeiras horas dessa quarta-feira, 14 de março de 2018.

O renomado físico britânico Stephen Hawking ficou conhecido por seus trabalhos com buracos negros e relatividade. Escreveu vários livros científicos que se tornaram populares mesmo em meio ao público leigo, incluindo A Breve História do Tempo.



Mas sua morte não deve ser lamentada. Pelo contrário: sua vida deve ser celebrada. Aos 22 anos de idade, Stephen Hawking foi diagnosticado com uma rara doença degenerativa, a esclerose lateral amiotrófica, e seu tempo de vida foi estimado em apenas alguns anos. Isso fez com que o físico se tornasse incapaz de se locomover e até mesmo de falar, o que não o deteve.

Em cadeira de rodas, ele passou por vários países divulgando ciência e trabalhos científicos. Até realizou um de seus maiores sonhos, e experimentou a ausência de gravidade durante uma queda controlada, em um avião a jato da NASA.

Stephen Hawking experimentando a ausência de gravidade durante uma queda controlada em um avião a jato da NASA
Stephen Hawking experimentando a ausência de gravidade durante uma queda controlada em um avião a jato da NASA.
Créditos: ZeroGravity / NASA / divulgação

Com a ajuda de um sintetizador de voz, o professor Hawking dava palestras e se comunicava com o público. Nada o impedia de ir em busca de seus sonhos e da resposta para uma das maiores dúvidas da humanidade: "Por que o Universo funciona dessa maneira?"


Causa da morte de Stephen Hawking

De acordo com relatos divulgados por jornalistas estrangeiros, Stephen Hawking morreu devido a complicações da esclerose lateral amiotrófica.

Em uma declaração, seus filhos, Lucy, Robert e Tim, disseram: "Estamos profundamente entristecidos pelo fato de nosso amado pai ter morrido hoje. Ele foi um grande cientista e um homem extraordinário cujo trabalho e legado viverão por muitos anos".




Eles elogiaram sua "coragem e persistência" e disseram que seu "brilho e humor" inspirou pessoas em todo o mundo. "Ele disse uma vez: -Esse não seria muito um Universo se não fosse o lar das pessoas que você ama-. Nós vamos sentir falta dele para sempre".

Stephen Hawking em seu escritório na Universidade de Cambridge, na Inglaterra
Stephen Hawking em seu escritório na Universidade de Cambridge, na Inglaterra.
Créditos: Sarah Lee / Science Museum

O professor Stephen Hawking foi o primeiro a estabelecer uma teoria de cosmologia como uma união da relatividade e da mecânica quântica. Ele também descobriu que os buracos negros emitem energia e desaparecem do nada - um fenômeno que mais tarde ficou conhecido como Radiação Hawking.

Através de seu trabalho com o matemático Sir Roger Penrose, ele demonstrou que a Teoria Geral da Relatividade de Einstein implica que o espaço e o tempo teriam um começo no Big Bang e um fim nos buracos negros.




O cientista ganhou popularidade fora do mundo acadêmico e apareceu em vários programas de TV, desde documentários até séries como A Teoria do Big Bang e Os Simpsons.

A vida de Stephen Hawking foi muito bem retratado tanto na TV quanto no filme A Teoria de Tudo, lançado em 2014 e vencedor de Oscar. O filme conta o início de sua carreira, sua vida amorosa com sua primeira esposa Jane e sua ascensão à fama.

Pouco antes de falecer, Hawking disse o que teria acontecido antes do Big Bang, em uma de suas últimas revelações.

Stephen Hawking durante uma palestra intitulada Por que devemos ir ao espaço na Universidade George Washington, nos EUA
Stephen Hawking durante uma palestra intitulada "Por que devemos ir ao espaço"
na Universidade George Washington, nos EUA.
Créditos: NASA / Paul Alers / divulgação

O físico e inventor da web Tim Berners-Lee, foi uma das primeiras pessoas a prestar homenagem ao Prof Hawking. "Perdemos uma mente colossal e um espírito maravilhoso. Descanse em paz, Stephen Hawking".

Apesar dos obstáculos encontrados em sua vida pessoal, Stephen Hawking não apenas se tornou um dos maiores nomes da física atual, como também ajudou na compreensão de muitos temas relacionados ao espaço. Ele nos ajudou a entender o Universo, e também deu uma grande lição de como devemos nos posicionar diante de dificuldades da vida diária.




Como ele mesmo dizia, "Não importa o quanto a vida possa ser ruim, sempre existe algo que você pode fazer, e triunfar." Sim, ele realmente triunfou.


Imagens: (capa-divulgação) / ZeroGravity / NASA / Sarah Lee / Science Museum / Paul Alers / divulgação
14/03/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 comentários:

  1. Uma tristeza, mas infelizmente acontece com os gênios também.

    Quem ainda não assistiu ao filme "A Teoria de Tudo" (disponível no NetFlix), que teve a participação dele e da esposa na produção, recomendo com veemência.

    ResponderExcluir
  2. Adeus, e obrigada por todos os peixes...

    ResponderExcluir
  3. É uma grande perda para as ciências e para o mundo!
    Agora ele está entre as estrelas que tanto estudou!
    Que sua memória e seus estudos permaneçam para sempre junto aos grandes nomes das ciências!

    ResponderExcluir
  4. Perda irreparável para a astrofisica.mas concerteza sua missão aqui foi cumprida! Agora entrando para o seleto time dos imortais!!!

    ResponderExcluir
  5. Pois é... aqui no Brasil o Temerido cortou o "faz-me-rir" da comunidade da ESO e deixou o Brasil de fora! O que existe no Primeiro Mundo? Inteligência, criatividade, produção. E no terceiro? Mão-de-obra barata, bêstas-de-carga, ignorância, 5000 tipos de igrejas diferentes e escolas em ruínas. O Brasil morreu antes do Stephen. A escola é de samba e a educação dança.

    ResponderExcluir
  6. Stephen Hawking foi um vencedor, como gênio e como pessoa... Perdemos o nosso "Albert Einstein" do mundo contemporâneo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior é que ele odiava essa comparação. Essa é uma coisa dos gênios de verdade - eles sempre são humildes.

      Excluir