A verdade por trás dessa animação que mostra a superfície de um cometa

superficie do cometa 67P - sonda Philae
Ter a oportunidade de ver a superfície de um cometa é algo magnífico! Mas será mesmo verdade? Confira!


Observar paisagens polares, ou de grandes montanhas como o Monte Everest já é uma experiência marcante. Agora imagine contemplar com quase a mesma clareza a superfície de um cometa...

Um usuário do Twitter postou uma animação que mostra uma visão surreal da superfície de um cometa. Mas será que isso é mesmo verdadeiro?



Quem não se lembra da sonda Rosetta? Projetada pela Agência Espacial Europeia (ESA), ela visitou o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, e até mandou um pousador à sua superfície. Durante a missão, Rosetta enviou dados (desde imagens até medições) de volta pra Terra. Todos os arquivos enviados por Rosetta estão disponíveis gratuitamente, e um usuário do Twitter processou algumas delas e montou um clique curto, revelando a grande visão que estava ali, escondida em meio aos dados arquivados da missão. Sim, o vídeo, apesar de ter sido montado posteriormente com os dados da missão Rosetta, é real e deixa qualquer um de boca aberta!

Superfície do cometa 67P-C-G registrada por apenas 25 minutos, pelo pusador Philae - ESA - landru79
Superfície do cometa 67P/C-G registrada por apenas 25 minutos,
pelo pousador Philae, e montada pela usuário do Twitter Landru79.
Créditos: ESA / Landru79

Ter a oportunidade de assistir a uma cena filmada na superfície de um cometa é encantador. Tudo bem que esse não foi um filme. Na verdade, o usuário landru79 empilhou algumas imagens estáticas, criando essa cena que mais se parece com um trecho de um documentário.




Astrônomos apontaram que a tempestade de neve que vemos nas imagens provavelmente não é uma "nevasca" como as que temos aqui na Terra. Ao invés disso, dois ou três fenômenos devem ser responsáveis por esse efeito de neve caindo.

Perto da câmera vemos partículas de poeira que se desprendem do cometa e são iluminadas pelo Sol, ou seja, um efeito bem parecido com a neve da Terra; outros chuviscos são criados possivelmente por raios cósmicos, que criam artefatos e distúrbios de granulagem nas imagens; os riscos que vemos ao fundo desaparecendo atrás do penhasco parecem ser estrelas, que aparentam estar em queda porque o cometa está girando enquanto segue pela sua jornada.




O vídeo foi acelerado, o que nos dá uma impressão de movimento muito maior do que o que realmente houve por lá. De acordo com o criador, as imagens utilizadas na animação foram feitas no dia 01 de junho de 2016, entre as 17h00 e 17h25. Ou seja, são 25 minutos compactados em um clipe curto, portanto tudo parece se mover numa velocidade bem maior do que a realidade.

Ainda assim, essa animação é fantástica, e nos dá uma impressão bastante realista de como seria se estivéssemos na superfície de um cometa.




Landru79 disse que seu próximo projeto será usar imagens coloridas enviadas pela missão Rosetta, e criar uma animação colorida. E nós mal podemos esperar!


Imagens: (capa-ESA) / ESA / Landru79
25/04/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário