Astronautas poderão fazer ferramentas com seu próprio cocô no futuro

astronautas - ferramentas feitas de coco - fezes
O lixo de alguns pode salvar a vida de outros, principalmente no espaço...


O lixo de uma pessoa é o tesouro de outra. O velho ditado não poderia estar mais correto e representa perfeitamente uma nova tecnologia que, com certeza, será essencial no futuro.

A nova descoberta deve permitir que os astronautas sejam capazes de criar novas ferramentas e diversos outros artefatos feitos de seus próprios dejetos fisiológicos no Espaço, tornando muito mais fácil, barato e sustentável sua temporada fora da Terra.



Como você deve saber, qualquer coisa que é levada para o Espaço custa uma verdadeira fortuna, valendo praticamente seu peso em ouro. Então é muito importante reaproveitar toda e qualquer coisa que já esteja por lá, até mesmo o próprio cocô dos astronautas.




O novo estudo consta das publicações científicas 'bioRixiv' e'New Scientist', e descreve um processo onde são usadas bactérias geneticamente modificadas que são capazes de consumir as fezes dos astronautas, transformando-as em um tipo de plástico que pode ser usado em impressoras 3D.

Astronauta durante uma caminhada espacial - NASA
Astronauta durante uma caminhada espacial.
Créditos: NASA

Isso significa que ao invés de enviarem grandes (e caríssimas) cargas de plásticos moldáveis para o Espaço, o próprio rejeito humano gerado por lá (que hoje só gera despesa e recursos para ser descartada) poderia abastecer as impressoras, onde podem ser criadas desde ferramentas até diversas peças de reposição necessárias para diversos tipos de manutenção de naves ou estações espaciais.




"Quando você está planejando missões espaciais, não há como prever tudo o que você vai precisar. A boa notícia sobre esse plástico é que ele pode ser moldado como você desejar", explicou Mayi Arcellana-Panlilio, co-autora dessa nova pesquisa.




O processo funciona assim: o cocô dos astronautas deve ser colocado em tanques onde bactérias Escherichia coli modificadas por engenharia genética poderão transformar os dejetos humanos em um plástico chamado de polyhydroxybutyrate. Depois de terminado o processo das bactérias, esse material será praticamente igual a qualquer plástico usado em impressoras 3D.

Especialistas afirmam que além de ferramentas, muitas outras coisas podem ser feitas com esse material, como por exemplo escudos de radiação, que seriam extremamente úteis em qualquer viajem à Marte.




E é claro que as potenciais utilidades de se produzir materiais com rejeitos no Espaço não devem parar por aí, já que a nossa inventividade e nossa capacidade de converter elementos será vital para futuras missões espaciais.


Imagens: (capa-divulgação) / NASA
27/04/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário