Confirmado: Estação Espacial chinesa Tiangong-1 caiu sobre o oceano

estacao espcacial da china caiu
A estação espacial chinesa Tiangong-1 caiu - confira todos os detalhes!


O laboratório espacial chinês, Tiangong-1 (que significa "Palácio Celestial 1"), fez sua reentrada descontrolada na atmosfera da Terra nessa noite de domingo, 1º de abril, queimando nos céus do sul do Oceano Pacífico por volta das 8:16 da 21h16 pelo horário de Brasília (00:16 do dia 2 de abril pelo horário internacional), de acordo com , GMT), de acordo com a Força Conjunta de Comando Estratégico Espacial dos EUA (JFSCC).



"O JFSCC usou os sensores da Rede de Vigilância Espacial e seu sistema de análise orbital para confirmar a reentrada de Tiangong-1", disseram os oficiais da Força Aérea dos EUA em um comunicado.

Algumas peças da Tiangong-1 provavelmente sobreviveram à queda, mas as chances de que elas tenham causado danos ou lesão são extremamente pequenas.

Nós acompanhamos ao vivo a queda dessa estação espacial lá no nosso canal no YouTube. Se você ainda não é inscrito, clique aqui e se inscreva!

A estação espacial Tiangong-1 tinha cerca de 10 metros de largura e pesava mais de 8 toneladas. O laboratório espacial consistia em duas partes principais: um "módulo experimental" que hospedava astronautas visitantes e um "módulo de recursos" que acomodava os sistemas de energia solar e de propulsão.

ilustração artistica da estação espacial chinesa queimando durante sua reentrada na atmosfera da Terra - Alejandro Miranda - Alamy
Ilustração artística da estação espacial chinesa queimando durante sua reentrada na atmosfera da Terra.
Créditos: Alejandro Miranda / Alamy

A nave foi lançada sem ninguém a bordo em 29 de setembro de 2011, e orbitava a Terra a uma altitude aproximadamente 350 quilômetros. A principal missão da Tiangong-1 era ajudar a China a dominar as tecnologias necessárias para operar estações espaciais de grande porte, o que segundo o país, deve acontecer até 2020.




Três missões foram lançadas com destino a Tiangong-1, sendo as duas últimas tripuladas. A segunda missão, chamada Shenzhou-9, lançada em 2012, levou três taikonautas (astronautas chineses), dentre eles, Liu Yang, a primeira chinesa a visitar o espaço.

Três outros taikonautas visitaram a estação em junho de 2013, viajando na espaçonave Shenzhou-10. Cada uma dessas missões tripuladas durou cerca de duas semanas.




Tiangong-1 não foi a maior espaçonave a cair do céu. O primeiro lugar vai para a estação espacial Soviética / Russa de 127 toneladas, que sofreu uma queda descontrolada em março de 2001, também sobre o Oceano Pacífico.


Ela caiu descontrolada, mas foi um sucesso

A vida útil do projeto da Tiangong-1 era de apenas dois anos, e desde sua última missão tripulada, feita em 2013, Tiangong-1 continuou fazendo trabalhos de observação da Terra, e os pesquisadores e engenheiros mantiveram contato até março de 2016, quando a transmissão de dados entre a Tiangong-1 e seus manipuladores parou, por razões que a China nunca especificou explicitamente. Nesse ponto, uma reentrada atmosférica descontrolada era aparentemente inevitável.

Agora, Tiangong-1 caiu e não existe mais. Seus restos possivelmente estão em algum lugar no leito do Oceano Pacífico.




O sucessor da Tiangong-1, a estação espacial Tiangong-2, foi lançada em setembro de 2016 e recebeu a visita de três taikonautas um mês depois. Várias missões com destino a Tiangong-2 foram feitas com sucesso desde então, o que coloca a China pronta para começar a construir uma estação espacial permanente.


Imagens: (capa-ilustração) / Alejandro Miranda / Alamy
02/04/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. São 2:55 aqui em salvador e ainda estou vendo no youtube que nao caiu? Alguém pode me dá uma explicação melhor sobre isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caiu antes da meia-noite pelo horário de Braília, como informado na matéria.

      Excluir
    2. Algumas lives (como a da Exoss) ficaram no ar com as simulações da orbita da Tiangong-1 caso ela ainda estivesse no ar. Mas a verdade é que ela reentrou na atmosfera em 21:16 BRT

      Excluir
    3. Olá ,sim tbm pensei igual e cheguei a conclusão (vídeo ao vivo e depois ficou o vídeo gravado ) bem dizendo foi au vivo....

      Excluir