Chuva de meteoros artificial - você poderá pedir a sua, se for milionário

chuva de meteoros artificial - ALE
Em breve você poderá pagar por um espetáculo cósmico exclusivo - só precisa abrir a carteira!


Em alguns lugares do mundo, é comum celebrar aniversários de nascimento, de casamento, ou outros eventos com aviões que cruzam os céus com bandeiras e cartazes. Balões também são utilizados, e você pode escolher um show pirotécnico para celebrar uma data especial. Na virada de ano, fogos de artifício tomam conta dos céus de diversos países, e há dezenas de anos, a sociedade se acostumou a olhar para o céu nas datas especiais. Mas já pensou em comemorar o seu aniversário com uma chuva de meteoros "on demand"?


Pois é exatamente isso que a empresa ALE está propondo. Na verdade, isso não é novidade, pois como relatado aqui no site Galeria do Meteorito em 2016, a empresa japonesa já tinha planos lançar satélites carregados de pastilhas que queimariam durante a reentrada na atmosfera. Essas pastilhas poderiam ainda brilhar em diferentes cores: cobre liberaria a cor verde; bário azul, potássio e outros elementos químicos dariam tons roxos ao espetáculo.

Um único satélite seria capaz de carregar cerca de 1.000 pastilhas, e teria um custo de 300 milhões de dólares, ou cerca de 1 bilhão de reais.




Quando a empresa anunciou seu projeto em 2016, não ficou claro quando tudo iria ocorrer, ou se de fato isso se tornaria uma realidade. Agora, representantes da ALE anunciaram que a empresa pretende reproduzir a primeira chuva de meteoros artificial em meados de 2019, em Hiroshima, no Japão.

satélite ALE - chuva de meteoros artificial - ALE
Modelo de satélite que será utilizado na produção de chuvas de meteoros artificiais.
Créditos: ALE Ltd. / divulgação

Além disso, a empresa anunciou que os serviços estarão à disposição de qualquer pessoa - basta estar disposta a gastar um valor que, geralmente, apenas poucos afortunados conseguem acumular.




De acordo com a matéria publicada em 2016, cada meteoro giraria em torno de $8.100 dólares americanos - cerca de 27 mil reais. Os valores não foram confirmados ainda, mas com base nesse cálculo preliminar, uma chuva com cerca de 100 meteoros teria um custo de aproximadamente R$2.700.000,00 (dois milhões e setecentos mil reais).

Cada satélite terá combustível suficiente para permanecer 27 meses em órbita, e estarão preparados para ejetar as pastilhas com o pressionar de um botão. As pastilhas terão cerca de 40 centímetros de largura.

Cientistas já se posicionaram sobre o assunto, e mostraram preocupação com esse tipo de serviço por conta do acúmulo de lixo espacial. Mas a empresa já se pronunciou, dizendo que nenhuma pastilha ou meteoro artificial chegará mais próximo do que 200 quilômetros de qualquer outro satélite.




E aí? Alguém se interessou em comemorar o aniversário de casamento ou, quem sabe, seu prêmio de loteria, observando uma chuva de meteoros artificial?

E caso você ainda não tenha alguns milhões pra gastar com isso, vale lembrar que em determinadas épocas do ano, temos picos de grandes chuvas de meteoros que muitas vezes chegam a produzir mais de 100 meteoros POR HORA, em TODO O GLOBO - tudo gratuito!


Imagens: (capa-ilustração) / ALE Ltd. / divulgação
28/03/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário