Lua Azul e encontro entre planetas promete chamar a atenção nos céus

lua azul e encontro entre Marte e Saturno
A segunda e última Lua Azul do ano antecipará um encontro celeste marcante!


Mais uma vez, teremos uma Lua Azul presente nos céus de todo o planeta. Parece até que isso tá virando rotina, afinal, não faz muito tempo que tivemos uma Lua Azul em 2018. Mas fiquem ligados: depois dessa Lua Azul de 31 de março de 2018, a próxima só acontece em 2020.

Mas vale lembrar que Lua Azul nada mais é do que a segunda Lua Cheia que acontece no mesmo mês - um fenômeno que não é tão comum. A Lua Azul se mostra como qualquer outra Lua Cheia, e não ganha uma tonalidade azul. Essa Lua Azul que acontece no próximo sábado, será a segunda e última do ano - a primeira aconteceu em 31 de janeiro, junto com a Super Lua e o Eclipse.



Portanto, se você adora observar a Lua Cheia em ocasiões especiais como essa, se prepare para observá-la nesse sábado.

Lua Azul - Lua Cheia

A Lua Cheia, de acordo com a tabela de efemérides astronômicas desse mês, acontece no dia 31 de março de 2018, às 9:38 pelo horário de Brasília (12:38 pelo horário internacional). Esse é o momento em que o disco lunar receberá a maior incidência de luz solar. No Brasil (ou em qualquer outra parte das Américas) os céus estarão claros, então o melhor momento para observarmos a Lua Cheia, ou melhor, a Luz Azul, será na madrugada de sexta pra sábado (30 pra 31 de março).




As Luas Azuis acontecem em média a cada 2.7 anos, e elas são possíveis porque a Lua leva 29,5 dias para completar uma volta ao redor da Terra, enquanto no calendário, nossos meses (exceto fevereiro) duram 30 ou 31 dias.




Ou seja: Lua Azul é quando temos a sorte de presenciar duas Luas Cheias no mesmo mês, e quando isso acontece, a segunda Lua Cheia ganha essa denominação que já existe há séculos.


Conjunção Marte e Saturno

Enquanto isso, Marte começa a ganhar os céus, e lentamente vem se aproximando de Saturno já há alguns dias. Agora, no dia 2 de abril, Marte e Saturno estarão tão próximos que você conseguirá cobri-los com a ponta do seu dedo indicador!

Visíveis a olho nu, os dois planetas são fáceis de serem distinguidos: Saturno brilha com uma mistura entre amarelo claro e branco; Marte se mostra avermelhado, e os dois planetas estarão basicamente com a mesma intensidade de brilho.

Marte e Saturno poderão ser vistos bem juntinhos no dia 02 de abril antes do Sol nascer, na direção leste, mas por volta das 03h00 da madrugada no seu horário local eles já estarão visíveis:

Marte e Saturno no céu juntos - abril 2018
Marte e Saturno juntos no céu em 02 de abril de 2018.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Se você observá-los através de telescópio com pouca ampliação, ambos caberão no mesmo ângulo de visão. Neste momento, os anéis de Saturno estão voltados para nós - um ótimo momento para serem observados.

Marte, por sua vez, está seguindo em direção ao periélio (máxima aproximação com o Sol) e perigeu (máxima aproximação com a Terra). Nesse ano, o Planeta Vermelho estará maior, mais brilhante, e em seu ponto mais próximo com a Terra dos últimos 15 anos.




Para saber mais sobre a grande aproximação de Marte, confira nossa matéria especial clicando aqui, ou veja o vídeo que postamos em nosso canal no YouTube. Inclusive, você já se inscreveu?


Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-ilustração/STELLARIUM/divulgação) / divulgação / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
30/03/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Acabei de ver os dois planetas bem perto um do outro, a Lua cheia bem clara, Vênus muito brilhante e algo que não sei dizer o que foi, mas é como se uma das estrelas um pouco próximas de Marte e Saturno, repentinamente começou a brilhar com uma intensidade maior e gradualmente, como se fosse outro planeta, e depois cerca de 2 a 3 segundos voltasse ao brilho normal, bem mais fraco como antes. E não era nuvem passando próximo, pois senão teria acontecido o mesmo com estrelas próximas. Também acho que não foi um satélite, porque os mesmos não "dão essa piscada", brilham como um planeta, só que eles andam pelo céu.

    ResponderExcluir
  2. Vênus? Vênus só está visível após o por do Sol, já que ele atualmente se encontra bem próximo ao Sol! Quem estava próximo da Lua era Júpiter

    ResponderExcluir