Esse vídeo de auroras boreais é um dos mais impressionantes que você vai ver na sua vida

auroras boreais
Um vídeo fantástico que mostra as auroras boreais que podem ser uma das melhores já registradas!


No dia 14 de março de 2018, na região do Círculo Polar Ártico, o fotógrafo Oliver Wright ficou do lado de fora de sua cabana esperando a chegada do vento solar. De repente, o céu entrou em ebulição, e as cores rodeavam o firmamento como se estivessem em um redemoinho.



"Essa foi possivelmente a melhor que eu já vi", disse Oliver sobre o fantástico show de auroras boreais que dominaram os céus de Abisko, na Suécia.

Fazem muitos anos que o fotógrafo Oliver Wright lidera visitas à essa região da Suécia. Apesar das auroras serem comuns e acontecerem durante todo o ano nas regiões circumpolares, esse espetáculo foi incrível e sem sombra de dúvidas, um dos mais intensos já registrados:


"Meus dedos estão congelando", diz Oliver durante a filmagem. "Eles doeram muito, mas valeu a pena."




Os gritos de empolgação e de alegria não são por menos. Observar as auroras polares provavelmente é um dos sonhos da grande maioria dos amantes do céu noturno. É realmente uma experiência espetacular e inesquecível.


O que causam as auroras polares?

As auroras polares são fenômenos belíssimos, mas algumas vezes elas se tornam ainda mais espetaculares, como é o caso que vemos no vídeo acima.




As rajadas de vento solar que passam pelo nosso planeta são barradas pelo campo magnético da Terra, mas parte dessa energia consegue penetrar nas regiões polares, como vemos na ilustração abaixo:

Auroras Polares - explicação
Créditos: timeanddate         /         Tradução: Richard Cardial


Por quê essas auroras foram mais brilhantes do que o comum?

Vale a pena prestar atenção após 1m30s do vídeo do Oliver, quando podemos ver redemoinhos dinâmicos cor de rosa, que são causados por partículas energéticas que atingem uma profundidade muito maior do que o comum da atmosfera da Terra, interagindo com moléculas de nitrogênio para produzir um brilho rosa intenso, que às vezes pode até parecer branco.

Auroras boreais - Oliver fotografo
Auroras boreais cor de rosa, causadas pela entrada de partículas energéticas
que atingem maior profundidade na atmosfera da Terra.
Créditos: Oliver Wright / divulgação




Essa explosão de auroras foi causada pela formação de fendas no campo magnéticos da Terra. Já se sabe a algum tempo que as semanas próximas dos equinócios são mais propensas a formação dessas fendas - falhas no campo magnético da Terra que possibilitam a entrada de partículas carregadas. Apesar de serem mais comuns nos equinócios, elas também podem surgir em outras épocas do ano.


Imagens: (capa-Oliver Wright/divulgação) / Oliver Wright / YouTube / timeanddate / divulgação
09/04/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários: