Encontro celeste marcará as noites de feriado prolongado (31 de maio à 03 de junho)

encontro entre Lua e uma estrela muito brilhante - os três planetas
Visível a olho nu em todo o mundo, três planetas + a Lua farão um belíssimo balé nas próximas noites!


Finalmente chegou o tão esperado feriado prolongado no Brasil. E com ele, teremos ainda uma novidade bem bacana nos céus de todo o globo: um encontro celeste entre a Lua e três planetas que estão alinhados durante toda a noite.



Isso mesmo! Se você é o tipo de pessoa que ama admirar a beleza do céu noturno, provavelmente já notou a presença de três pontos brilhantes alinhados no céu. Se você ainda não viu, basta olhar para o alto do céu por volta da meia-noite, e logo encontrará as "estrelas" mais brilhantes. Mas vale lembrar: não são estrelas!




Júpiter, Saturno e Marte estão dominando os céus de maio, e não será diferente em junho. Pra deixar esse "alinhamento planetário" ainda mais interessante, a Lua está fazendo um encontro com os três planetas, e isso é o que marcará as noites entre 31 de maio e 03 de junho de 2018.

Alinhamento Júpiter, Saturno e Marte - maio e junho de 2018
Alinhamento Júpiter, Saturno e Marte, e encontro com a Lua (fim de maio e início de junho de 2018.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Primeiramente, vamos identificar os três planetas. Olhando para leste (na direção onde o Sol nasce), os planetas surgirão na seguinte ordem: Júpiter, Saturno e Marte. Portanto, por volta da meia-noite, se apontarmos nosso braço direito na direção onde nasce o Sol, e o braço esquerdo na direção onde o Sol se põe, veremos (da esquerda pra direita) os planetas Júpiter, Saturno e Marte.




A Lua percorre esse trajeto se encontrando com os três planetas. Nessa quinta-feria (31 de maio), nosso satélite natural estará bem coladinho com uma estrela de brilho muito intenso. Essa "estrela" na verdade será o planeta Saturno - o ápice do encontro com a Lua.

Noite de 31 de maio de 2018 - Lua se encontra com Saturno
Noite de 31 de maio de 2018 - Lua se encontra com Saturno.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Depois disso, nosso satélite rumará na direção do Planeta Vermelho, e no dia 02 de junho, Marte estará bem pertinho da Lua - veremos ele como uma estrela vermelha bem brilhante ao lado da Lua.

Noite de 02 de junho de 2018 - Lua se encontra com Marte
Noite de 02 de junho de 2018 - Lua se encontra com Marte.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Lembrando que no início desse mês, Júpiter esteve no ponto de maior proximidade com a Terra, e agora em junho é a vez de Saturno realizar essa façanha, quando o Gigante de Anéis dominará o céu noturno desde o momento em que o Sol se põe, até o amanhecer.

Em julho, Marte estará em sua máxima aproximação com a Terra, quando baterá um recorde de proximidade de 15 anos - o Planeta Vermelho estará tão brilhante como não esteve há muito tempo!




Fiquem de olho no céu noturno e nos eventos astronômicos que estão pra acontecer nas próximas semanas. E nesse feriadão, olhem para o céu e aproveitem o show!


Imagens: (capa-ilustração/STELLARIUM) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
31/05/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários: