'O Brilho de Da Vinci' - você já viu a parte escura da Lua ficar mais clara?

brilho de da vinci - luz cinerea da Lua
Entenda porque mesmo a Lua crescente ou minguante fica toda iluminada em determinadas épocas


Quinhentos anos atrás, Leonardo da Vinci propôs uma teoria estranha explicando por que a superfície da Lua que não está iluminada pelo Sol brilha após o anoitecer.

Sua ideia (como na maioria das vezes) estava correta, e os melhores momentos pra se observar esse lindo efeito lunar é alguns dias antes ou depois da Lua Nova.



Atualmente, chamamos esse efeito de "luz cinérea", mas a 500 anos atrás, ninguém entendia como isso era possível, com exceção de um dos maiores gênios da humanidade: Leonardo Da Vinci.




As pessoas ficavam maravilhadas com o brilho tênue da parte não iluminada da Lua. No século 16 ninguém fazia ideia de como isso era possível, até que Leonardo Da Vinci descobriu. Ele percebeu que a luz do Sol refletida da Terra iluminava o disco lunar. O nome desse fenômeno ficou conhecido como "O Brilho de Da Vinci" - The Da Vinci Glow" em inglês.

Venus e Lua em 17 de abril de 2018 - Mark A. Brown
A Luz Cinérea da Lua pode ser vista nesta imagem feita por Mark A. Brown,
em Iowa, nos EUA, da conjunção entre Vênus e Lua em 17 de abril de 2018.
Créditos: Mark A. Brown

Pensar em algo assim há 500 anos com certeza exigia uma imaginação muito diferenciada. Naquela época, a maioria das pessoas nem se quer sabiam que a Terra orbitava o Sol, pois a teoria de Copérnico, que dizia que o Sol era o centro de todo o Sistema Solar só foi publicada em 1543 - vinte e quatro anos após a morte de Da Vinci.




Mas imaginação fora do comum era uma coisa que Leonardo Da Vinci tinha de sobra. Seus cadernos cheios de esboços e desenhos de máquinas voadoras, equipamentos de mergulho e outros dispositivos fantásticos mostram que sua mente estava muito à frente de seu tempo.

O Brilho de Da Vinci - The Da Vinci Glow - Riccardo Di Nasso
À esquerda vemos O Brilho de Da Vinci desenhado pelo próprio artista em 1510,
e à direita vemos a foto do efeito clicada pelo astrônomo Riccardo Di Nasso em 2006.
Créditos: Riccardo Di Nasso

E como já era de se esperar de uma mente tão brilhante, a teoria do "Brilho de Da Vinci" estava correta. O Codex Leicester (uma compilação de textos e escritos de Da Vinci coletados entre 1508 e 1510), tem uma página intitulada "Da Lua: Nenhum Corpo Sólido É Mais Leve Que O Ar".

Nele, Da Vinci afirma sua crença de que o brilho fantasmagórico que vemos na Lua é o reflexo do Sol que é rebatido pelos oceanos da Terra. 500 anos depois, os cientistas descobriram que as nuvens da Terra (e não os oceanos) são responsáveis pela maior parte desse reflexo. Mas não tem como negar que Da Vinci entendeu bem como tudo funcionava.




Podemos chamar de Brilho de Da Vinci, Luz Cinérea, ou até mesmo de Luz Fantasmagórica... o nome que atribuímos a esse efeito pouco importa. Mas uma coisa é certa: a próxima vez que olharmos para a Lua e vermos esse belíssimo efeito, saberemos que a cerca de 500 anos atrás, um grande gênio ficou intrigado, e conseguiu decifrar esse segredo que tirava o sono de tanta gente...


Imagens: (capa-divulgação) / Mark A. Brown / Riccardo Di Nasso
17/05/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário