Marte já se tornou mais brilhante do que qualquer estrela, e seu brilho só aumenta!

Marte - julho de 2018 - recorde brilho
Em sua maior proximidade dos últimos 15 anos, Marte já está ganhando os céus e chamando atenção do mundo


Agora é oficial! Marte se tornou mais brilhante do que qualquer estrela no céu. O Planeta Vermelho acaba de superar Sirius (a estrela mais brilhante do firmamento).



Encontrar Marte no céu noturno é muito simples: olhe na direção leste do céu durante a madrugada. Logo você vai enxergar uma "estrela" avermelhada de brilho intenso - essa "estrela" é na verdade o Planeta Vermelho.


O que está acontecendo com Marte?

No dia 31 de julho, Marte atingirá seu ponto de maior proximidade com a Terra do ano. E não será pouco - esta será a maior aproximação entre Marte e Terra dos últimos 15 anos. Como resultado, Marte se tornará maior e muito mais brilhante no céu noturno. E seu brilho vem aumentando cada vez mais até chegar no pico (31 de julho).

marte maior e mais brilhante em julho de 2018
Marte maior e mais brilhante em julho de 2018.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Além dessa grande aproximação com a Terra, Marte também está chegando no periélio (maior aproximação com o Sol). A última vez que isso aconteceu foi em 27 de agosto de 2003, quando Marte fez sua maior aproximação com a Terra batendo um recorde de quase 60 mil anos. Na época, muitas pessoas organizaram festas para "comemorar a aproximação recorde de Marte". Nesse ano, o Planeta Vermelho se torna quase tão grande quanto em 2003 durante seu encontro histórico.




E como se não bastasse o Planeta Vermelho estar mais brilhante do que qualquer estrela, entre os dias 7 de julho e 7 de setembro, Marte se tornará mais brilhante do que Júpiter, quando terá seu brilho triplicado. De fato, tem que brilhar muito pra superar o maior planeta do Sistema Solar...

Depois da Lua e do planeta Vênus, Marte será o objeto mais brilhante do céu noturno, e sua cor avermelhada chamará ainda mais a atenção de todos. Fiquem ligados!



Imagens: (capa-divulgação) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
09/06/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. encantada com Marte! consegui ver com com minha simples Nikon D 520.. dando zoom total fotografar , já foi mais complicado, pois qualquer movimento, desconfigura tudo .. mas mesmo assim foi fantástico

    ResponderExcluir
  2. Ontem a 1:30 da madrugada, vi algo vermelho muito brilhante, com o tamanho bem maior que as estrelas ao seu redor, 30 minutos depois voltei para ver, mas tinha sumido! Fiquei intrigada...
    Será Marte?

    ResponderExcluir