Sonda Opportunity é ameaçada por uma das maiores tempestades de areia já vistas em Marte

sonda opportunity ameaçada por tempestade gigantesca em marte
A tempestade de proporções épicas está preocupando cientistas, e a sonda não responde a chamado dos controladores


A sonda Opportunity está envolta numa gigantesca tempestade de areia em Marte, o que fez com que entrasse em modo de segurança, de acordo com um comunicado oficial da NASA.

Como mencionamos aqui em nosso site há alguns dias, o robô Opportunity, que explora a superfície de Marte há 15 anos, está enfrentando uma intensa tempestade de poeira - um fenômeno que acontece de tempos em tempos no Planeta Vermelho. O que tem preocupado os cientistas é que essa tempestade está maior do que a maioria já enfrentada pelo rover, como mostra as imagens feitas pelo orbitador Mars Reconnaissance, da NASA:

animação da tempestade de areia em Marte
Imagens de satélite mostram a evolução da tempestade de poeira em Marte (em vermelho)
e a localização das sondas Opportunity e Curiosity.
Créditos: NASA / JPL-Caltech / MSSS

As imagens de satélite nos mostram que a tempestade (destacada em vermelho) tem progredido abruptamente desde seu surgimento no fim de maio. Agora, a nuvem de poeira é tão espessa que no Vale da Perseverança (onde encontra-se o jipe robótico Opportunity) o dia virou noite. Com isso, o rover não consegue recarregar suas baterias que dependem da energia captada pela luz solar.

Por sorte, a sonda Curiosity não está sendo atingida pela imensa tempestade de poeira em Marte.



simulação da atmosfera de Marte sobre a sonda Opportunity - NASA
Simulação da atmosfera de Marte sobre a sonda Opportunity, e como ela tem ficado espessa após crescimento da tempestade.
Créditos: NASA / JPL-Caltech / TAMU




O silêncio do robô Opportunity significa que ele entrou num modo de segurança onde todos seus sistemas são desligados, exceto seu relógio de missão, que é programado para ativar o robô em intervalos a fim de fazer uma verificação sobre os níveis de energia.

sonda Opportunity
Ilustração artística da sonda Opportunity.
Créditos: NASA / JPL-Caltech

Apesar das tempestades de poeira serem comuns em Marte, essa que a sonda Opportunity enfrenta agora é bastante rara. Ela é tão grande que está prestes a passar por todo o planeta, cobrindo quase 1/3 de toda a superfície marciana.




O gráfico abaixo nos mostra uma comparação das tempestades enfrentadas pelo Opportunity. Reparem que a tempestade atual está quase superando o limite máximo da escala inexistente nesse gráfico:

gráfico de compração das tempestades de areia enfrentadas pela sonda Opportunity - NASA
Gráfico de comparação das tempestades de areia enfrentadas pela sonda Opportunity.
Créditos: NASA




Os cientistas e controladores da missão estão otimistas, e esperam que a tempestade termine antes de um desligamento permanente do robô de exploração. Como informamos na matéria anterior, a sonda Opportunity já passou por grandes provações, e todos estamos torcendo pra que essa seja apenas mais uma de sua lista...


Imagens: (capa-NASA) / NASA / JPL-Caltech / TAMU
14/06/18



Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Suponha que ao invés do rover houvesse uma equipe de astronautas, que levaram todos os recursos de sobrevivência possíveis e disponíveis hoje, eles sobreviveriam a uma tempestade dessas?

    ResponderExcluir
  2. Não consigo entender como uma atmosfera tão rarefeita (1/100 da terrestre) seja capaz de tamanha tempestade.

    ResponderExcluir
  3. O volume da tempestade pode ser grande mas sua força não. Se assim fosse, poderia até destruir as sondas, o que não aconteceu em tempestades de areia anteriores. Essa é uma das críticas ao filme Perdido em Marte onde os especialistas afirmam que uma tempestade de areia como a apresentada no filme não causaria todo aquele estrago e nem faria tombar o veículo justamente porque a atmosfera é rarefeita.

    ResponderExcluir