Cometa explode em brilho e poderá ser visto a olho nu em agosto de 2018

cometa c-2017 S3 panstarrs - visivel em agosto de 2018 a olho nu
O cometa C/2017 S3 PanSTARRS já está surpreendendo os astrônomos, e ninguém sabe o que pode acontecer durante sua máxima aproximação com o Sol


Um cometa que poderá se tornar visível a olho nu em agosto desse ano acaba de brilhar de forma inesperada! O cometa PanSTARRS C/2017 S3 aumentou seu brilho em 16 vezes em apenas algumas horas, saindo da magnitude +12 para +9.



O astrônomo amador Michael Jäger da Áustria registrou o cometa C/2017 S3, revelando sua atmosfera verde em expansão. É inacreditável:

cometa c-2017 S3 registrado em Weißenkirchen Austria por Michael Jager
Cometa C/2017 S3 PanSTARRS registrado em Weißenkirchen, na Austria, em 2 de julho de 2018 por Michael Jäger.
Créditos: Michael Jäger

"A nuvem de gás ao redor do núcleo do cometa tem cerca de 4 minutos de arco de largura", disse Michael Jäger. Isso significa que a atmosfera do cometa tem 260.000 km de diâmetro, quase o dobro do diâmetro do planeta Júpiter. Essas dimensões fazem dele um alvo relativamente fácil para telescópios caseiros.




O cometa PanSTARRS (C/2017 S3) veio diretamente da fria e longínqua Nuvem de Oort (uma região repleta de cometas), e agora está se aproximando do Sol rapidamente. Segundo os astrônomos, esse cometa não é periódico, ou seja, ele provavelmente nunca visitou as cercanias do Sistema Solar interno, então ninguém sabe dizer o que poderá acontecer. Por ter uma grande quantidade de gelo sujo em sua composição, sua exposição aos raios solares poderá surpreender, criando aumentos de brilho inesperados, por exemplo.

Cometa c-2017 S3 PanSTARRS - visivel em agosto de 2018
Órbita do cometa C/2017 S3 PanSTARRS e sua trajetória pelo Sistema Solar interno.
Créditos: JPL / SSD / SBDB

As estimativas apontam que esse cometa atingirá um máximo de magnitude aparente de +4, ou seja, poderá ser visto a olho nu apenas em locais com baixa poluição luminosa. Por outro lado, "outbursts" ou "explosões de brilho" podem aumentar ainda mais sua visibilidade. Existe uma chance desse cometa se tornar visível a olho nu mesmo em céus poluídos, como é o caso das grandes cidades.




O cometa C/2017 S3 PanSTARRS foi descoberto em 23 de setembro de 2017, pelo telescópio PanSTARRS, localizado no topo do monte Haleakala, no Havaí. A principal missão do telescópio PanSTARRS é detectar asteroides próximos da Terra que poderiam ser uma ameaçam para o nosso planeta. No entanto, ele também observa estrelas variáveis, supernovas e cometas, como é o caso agora.


O novo cometa PanSTARRS está se aproximando do Sol numa órbita hiperbólica - uma trajetória estreita e altamente alongada que acabará "estilingando" o cometa para o Sistema Solar exterior.




Seu periélio (máxima aproximação com o Sol) ocorrerá em 15 ou 16 de agosto de 2018, quando ele chegará mais próximo do Sol do que o planeta Mercúrio. O que vai acontecer? Ainda não sabemos...


Imagens: (capa-Michael Jager) / JPL / SSD / SBDB / Michael Jager / divulgação
10/07/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

18 comentários:

  1. Sera que aqui do Brasil vai ser visível em algum momento ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi em vídeos no Youtube que, a depender da situação climática do local, poderá ser visto no Norte e Nordeste do Brasil.

      Excluir
  2. Sera que vai dar para ver de Maceió-Al e a noite será que da para ver??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que vai dar pra ver da parte norte e nordeste do Brasil ,sou de Maceió também *-*

      Excluir
    2. Eu ia fazer essa pergunta e achei um parça da mesma cidade. Legal!

      Excluir
  3. Temos vários cometas bem localizados. C/2016 M1 PanSTARRS é o melhor observado neste mês de julho - magnitude 8.5 Em REA Seção Cometas há as observações deste e de outros cometas feitas por astrônomos brasileiros.

    ResponderExcluir
  4. sera que vai dar pra ver no BR?

    ResponderExcluir
  5. Melhor observável a partir de regiões mais ao norte do Brasil - o que não significa que não possa ser visto de locais mais ao sul do país. A janela observacional começa em julho, a partir da constelação do Cocheiro (Auriga) e antes de amanhecer. Talvez alcance brilho suficiente para ser visto a olho nu...

    ResponderExcluir
  6. No Stellarium se pode verificar através de simulação o quanto poderá ficar em brilho o PLANETA-COMETA. No Menu clic em LOCALIZAÇÃO, digite as seguintes coordenadas: Lat. Sul: -23 34'24", Long. Oeste:-46 38'31"

    ResponderExcluir
  7. Nenhuma atualizaçao? Um cometa gigantesco vindo em nossa direçao e nenhum interesse?

    ResponderExcluir
  8. Também gostaria de saber, ter noticias atualizadas. Mas nada!

    ResponderExcluir
  9. TOTAL BLACKOUT ??
    Muito estranho a falta de noticias recentes e o desaparecimento da rota do mesmo no THESKYLIVE.com (https://theskylive.com/3dsolarsystem?obj=c2017s3&h=10&m=58&date=2018-07-26)

    ResponderExcluir
  10. Mas... Pra onde olhar? Que dia ficará visível? Qual horário é o melhor?

    ResponderExcluir
  11. Tenho um telescópio, mas não sei p onde olhar...

    ResponderExcluir
  12. Em SP será possível vê-lo?

    ResponderExcluir
  13. Em que direcao devemos olhar? Alguem sabe a posição? 😶

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não vai da pra olhar no momento ele vai estar entre o sol e mercúrios

      Excluir