Meteoro bola de fogo risca os céus do Rio Grande do Norte e Ceará

meteoro bola de fogo rio grande do norte - 07/07/18
Nesse fim de semana, um clarão fez a noite virar dia em várias cidades do Rio Grande do Norte e do Ceará


Na noite desse sábado, 07 de julho de 2018, por volta das 23h35 pelo horário local (01:35 UTC), um meteoro super brilhante (tipo bola de fogo) riscou os céus do Rio Grande do Norte. Seu brilho intenso clareou os céus das cidades de Mossoró, Areia Branca, Carnaúbas, Macau, Assú, Baraúna, Severiano Melo, João Câmara, entre outras. Pra se ter uma ideia, a bola de fogo foi vista até mesmo em algumas regiões do Ceará, como Icapui, Russas e Beberibe.






Mais de dez relatos já foram registrados junto ao Exoss (rede de monitoramento e estudo de meteoros no Brasil). Com isso, é possível calcular sua trajetória com alguma precisão. Como podemos ver na imagem abaixo, esse meteoro super brilhante teve início sobre o estado do Rio Grande do Norte e seguiu na direção do oceano.




meteoro bola de fogo rio grande do norte e ceará - 07 de julho de 2018

Não podemos afirmar se o fragmento espacial que originou o meteoro sobreviveu ou não a sua entrada na atmosfera. De qualquer forma, mesmo que tenha restado resquícios do objeto original, ele findou sua trajetória no oceano atlântico.

De acordo com os relatos, o meteoro desse sábado tinha cor esverdeada, produziu som, e teve duração de alguns segundos.




Se você também viu esse clarão no nordeste do Brasil na noite de 07 de julho de 2018, não deixe de relatar seu avistamento no site do EXOSS (clique aqui para relatar). Sua ajuda irá contribuir com o estudo de meteoros no Brasil.

ATUALIZAÇÃO - 10 de julho às 18h24 BRT

Até o momento, já contamos com 77 relatos reportados ao EXOSS. O bólido ocorrido no dia 07 de julho foi observado não apenas no Rio Grande do Norte e no Ceará, mas também na Paraíba e no Piauí. Além disso, um observador avistou o meteoro a partir de uma aeronave que estava sobre o Oceano Atlântico, a mais de 300 quilômetros da costa de Natal, Rio Grande do Norte.

Se você também viu, não deixe de contribuir com seu relato. Poderemos trazer mais informações a qualquer momento.


Imagens: (capa-F. Araujo) / YouTube / divulgação / Exoss
08/07/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário