O que é um Multiverso? Podemos viver em um deles?

multiverso existe?
O que se sabe até o momento sobre os multiversos? Será que podemos viver em um?


Quando achávamos que estávamos em meio a descobertas de um Universo complicado e cheio de segredos, surge a questão de um Multiverso - a possibilidade de universos que estão conectados com o nosso. Esses universos poderiam guardar segredos ainda mais intrigantes, multiplicando a complexidade de tudo!



A ideia de universos paralelos não é nova. Ela vem sendo debatida por cosmólogos há décadas, mas todos os cientistas sempre se deparam com a mesma indagação: "como poderemos comprovar isso?"




De fato, provar a existência de outros universos, para muitos cientistas, é uma afronta à "Navalha de Occam" - um princípio lógico que afirma que a explicação para qualquer fenômeno deve assumir a menor quantidade de premissas possível. Em suma, precisaríamos de muitas explicações e muitos estudos complexos para assumir que o multiverso é viável, o que implicaria em algo irreal desde o início (isso se assumirmos a premissa da Navalha de Occam).

A Teoria da Navalha de Occam é atribuída a um frade inglês do século XIV, chamado William de Ockham, que afirma que, entre duas teorias ou soluções que resolvem igualmente os mesmos fatos, deve-se optar pela mais simples.

A Navalha de Occam na prática - charge
Essa charge mostra na prática como funciona o princípio lógico da "Navalha de Occam".
Créditos: divulgação
Clique na imagem para ampliar

Mas nem todos os cientistas decidiram seguir essa base lógica. Alguns especialistas examinam constantemente a radiação cósmica de fundo através de microondas, para identificar se estruturas primordiais parecidas com discos poderiam apresentar sinais de colisões com outros universos.




Os resultados trazidos por esses cientistas, utilizando o já aposentado Observatório Espacial Planck, da Agência Espacial Europeia, apontaram que essas colisões cósmicas entre o nosso Universo e outros universos já ocorreram pelo menos quatro vezes durante sua história.

multiverso existe
Ilustração artística de como poderia ser um Multiverso.
Créditos: Mark Garlick / Science Photo Library / divulgação

As evidências não foram 100% conclusivas, portanto mais observações e estudos são necessários. Por enquanto, até segunda palavra, vivemos em um Universo único.




Por outro lado, a possibilidade de estarmos em um Universo dentre dezenas ou até milhares de outros universos possíveis e imagináveis é realmente intrigante, e continuará nos perseguindo por um bom tempo...


Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / Mark Garlick / Science Photo Library / divulgação
08/08/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 comentários:

  1. Chegará um ponto onde a filosofia tomará as rédeas da discussão sobre a nossa própria existência e lugar no universo. Mesmo que se comprove o multiverso, uma nova incógnita surgirá. E nesse caso, uma incógnita que apenas a filosofia poderá dar uma resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. filosofia não é ciencia, é só uma tentativa ilogica de responder o que não foi descoberto

      Excluir
    2. Não é ciência, eu sei. Mas você não entendeu a questão: eu disse que se o multiverso se provar verdadeiro, não teremos mais ferramentas para explicar o que há lá fora. Nesse caso, só nos restará a filosofia.

      Excluir
    3. A filosofia é ciência sim e tem muita lógica,tem como objetivo a reflexão e a busca do auto conhecimento e do conhecimento das coisas que nos cercam.

      Excluir
  2. Muito interessante essa matéria.Ficar debatendo sobre estas questões é sempre muito construtivo mesmo dando um nó no cérebro.Ás vezes eu gostaria de acreditar que só existe o nosso mundo e pronto.

    ResponderExcluir
  3. Faltou aprofundar mais, mas precisaria de uma série de matérias para dar cabo do assunto...interessante a possibilidade de infinitas cópias nossas. Realmente só filosofando mesmo mas penso que a Matemática e a Física possam provar o multiverso em breve.
    Para quem quer ter uma divertida e intrigante noção do multiverso assistam o desenho Rick and Morty!

    ResponderExcluir
  4. A verdade é que quando o assunto é o Universo e suas possibilidades, oque mais existe são perguntas, que provavelmente não serão respondidas durante nossa estadia por aqui a não ser que surja um "novo Newton" ou "novo Einstein" nesse período

    ResponderExcluir
  5. E a "Interpretação de Muitos Mundos" de Hugh Everett? Ótimo assunto para discussão...

    ResponderExcluir