Eclipse Solar Parcial em 11 de agosto abre o fim de semana da chuva de meteoros Perseidas

eclipse solar parcial 11 de agosto de 2018
Saiba tudo sobre esse eclipse solar parcial, e se prepare porque os meteoros estão chegando!


No mês de julho, tivemos um eclipse lunar total e uma chuva de meteoros. Agora, nesse próximo fim de semana, teremos mais um eclipse, dessa vez será um eclipse solar parcial, e outra chuva de meteoros, porém, muito mais intensa!



Essa época do ano está repleta de novidades no ramo da astronomia. Tivemos eclipse lunar, uma histórica máxima aproximação de Marte, 4 planetas visíveis no céu noturno,o tão falado "cometa verde", chuvas de meteoros, e agora um Eclipse Solar Parcial, que será o último eclipse de 2018.


O último Eclipse do ano

No sábado, 11 de agosto, um Eclipse Solar Parcial poderá ser visto no norte da Europa e no Ártico. O que torna esse eclipse tão único não é apenas o fato dele ser o último eclipse do ano, mas também por fazer parte de três eclipses seguidos numa única temporada.




Na maior parte das vezes, ocorrem apenas dois eclipses por temporada: um lunar e um solar. Mas em alguns anos, temos três eclipses seguidos (um lunar, um solar e outro lunar, ou um solar, um lunar e outro solar). Isso ocorreu em 2013, e agora temos o privilégio de presenciar mais um fenômeno como esse.


O Eclipse de 11 de agosto

O Eclipse Solar Parcial de sábado (11 de agosto) atinge a costa leste do Canadá ao nascer do Sol. De lá, ele se dirige para o leste sobre a Groenlândia, a Islândia e o Atlântico Norte, passando pelo norte do Reino Unido antes de cruzar a Escandinávia. Em seguida, o eclipse será visto na Ásia, terminando o espetáculo no pôr do Sol no leste da China, nas Coréias e no extremo oriente da Rússia.

Eclipse Solar de 11 de agosto de 2018
Animação da trajetória do eclipse solar parcial em 11 de agosto de 2018.
Créditos: A.T. Sinclair / NASA / GSFC

Os próximos eclipses solares acontecem em 06 de janeiro de 2019 (parcial) e em 02 de julho de 2019 (total).

No Brasil, ou em qualquer outra região das Américas do Sul e Central, esse Eclipse Solar Parcial de 11 de agosto não será visível.


E vem meteoros por aí!

O eclipse deste fim de semana também nos prepara para uma boa exibição dos meteoros da famosa chuva Perseidas. Nesse ano de 2018, a chuva de meteoros Perseidas deve atingir seu pico em 12 de agosto. Especialistas afirmam que podemos esperar por uma taxa de até 100 meteoros por hora. Mas claro, isso em um céu escuro e no hemisfério norte.

Aqui no Brasil, bem como em todo o hemisfério sul, podemos esperar cerca de metade desse número. Ainda assim, uma média de até 50 meteoros por hora faz valer (e muito!) a observação, até porque a Lua estará na fase nova, contribuindo para céus escuros em todo o globo.




E mesmo que o céu estiver nublado em sua cidade, fiquem ligados aqui em nosso site, pois teremos transmissão ao vivo com observações em tempo real. Marque no seu calendário!

Só nos resta torcer por céus limpos!


Imagens: (capa-Dave Dikinson) / A.T. Sinclair / NASA / GSFC
07/08/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário