Para onde uma bússola aponta quando ela está no Espaço?

o que acontece com uma bússola no espaço
Na Terra o ponteiro de uma bússola aponta para o Norte, mas o que acontece no Espaço?...


Todos sabemos que as bússolas funcionam graças aos campos magnéticos da Terra, onde ela sempre aponta para o norte. Mas o que aconteceria se levássemos uma bússola para o Espaço? Para onde ela apontaria?



De fato essa é uma pergunta simples porém muito intrigante, que já foi respondida por alguns especialistas como Josh Barker do 'National Space Centre', em Leicester no Reino Unido.

Segundo o Dr. Baker, se estivéssemos agora com uma bússola no espaço, ela simplesmente iria se alinhar ao campo magnético mais forte naquela região. Se você estivesse na Estação Espacial Internacional (ISS) por exemplo, sua bússola ainda se alinharia com o campo magnético da Terra.




De acordo com Baker, usada na ISS, por exemplo, uma bússola ainda seria muito confiável e precisa, mas se embarcássemos em uma espaçonave rumo ao Espaço Exterior, as coisas mudariam radicalmente.

bússola no espaço


Se você fosse para mais longe do nosso planeta, e se aproximasse demais de um planeta vizinho, a bússola se alinharia ao campo magnético do outro planeta.




Segundo especialistas, se você estivesse longe o bastante da Terra e de qualquer outro planeta de nosso sistema, sua bússola poderia se alinhar com o campo magnético do Sol, e apontaria para o polo norte magnético de nossa estrela-mãe.

Já se você fosse diretamente para o Espaço Intergalático (o espaço entre as galáxias), provavelmente a sua bússola nem se mexeria. Se seu equipamento fosse muito poderoso e sensível, talvez, em alguns momentos ele captasse algum vestígio magnético, mas sua bússola só apontaria para alguma coisa quando você se aproximasse de algum sistema planetário, ou de alguma estrela errante por exemplo.




Mas vale lembrar: se nessa jornada espacial você tivesse algum material ferromagnético como ferro e níquel ao redor, a bússola magnética poderia alinhar seu ponteiro na direção deles.


Imagens: (capa:ilustração/divulgação) / divulgação
14/08/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 comentários:

  1. Em Plutão o comportamento de uma bussola deve ser caótico, devido a enorme proximidade da lua Caronte.

    ResponderExcluir
  2. Perguntas simples e respostas complicadas...

    ResponderExcluir
  3. Acho que ela ficaria meuo brigada por causa do campo magnético da terra

    ResponderExcluir
  4. Eu penso também que fora da terra a bússola iria congelar o líquido de seu interior.

    ResponderExcluir
  5. Então como é a navegação no espaço? Como a NASA orinta suas naves espaciai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A orientação é feita usando as coordenadas das estrelas.

      Excluir
  6. seguindo a física e o ser humano agora eu chamo o sul geográfico de norte e vici versa

    ResponderExcluir