Japão pousa com sucesso dois robôs na superfície do asteroide Ryugu - confira as primeiras imagens!

japão pousa dois robos em um asteroide
O suspense acabou: dois pequenos robôs pousaram com sucesso no asteroide Ryugu


Dois robôs japoneses aterrissaram com sucesso no asteroide Ryugu, e já enviaram suas primeiras imagens. Eles fazem parte da missão Hayabusa2, operada pela JAXA (agência espacial japonesa).



O pouso no asteroide aconteceu no dia 21 de setembro de 2018, mas só no dia seguinte (22) é que veio a confirmação de que a operação foi bem sucedida - ambas as sondas estão em segurança.




"Lamentamos que tenhamos te deixado esperando! MINERVA-II1 consiste em dois robôs, 1a e 1b. Ambos os robôs estão confirmados por terem pousado na superfície de Ryugu. Eles estão em boas condições e transmitiram fotos e dados. Nós também confirmamos que eles estão se movendo na superfície. #asteroidlanding ", informou a JAXA em seu Twitter oficial.

Asteroide Ryugu e espaçonave Hayabusa2
Asteroide Ryugu e espaçonave Hayabusa2 fotografados pela pequena sonda MinervaII1a
logo após sua separação da nave principal.
Créditos: Japan Aerospace Exploration Agency

Os rovers são parte do programa MINERVA-II1 e são projetados para realizar pequenos saltos pela superfície do asteroide, tirando fotografias e coletando dados. A primeira imagem eviada para o centro de controle está bastante borrada, já que ela foi feita enquanto o robô realizava um de seus saltos.

primeira imagem asteroide Ryugu
A primeira imagem feita pela pequena sonda Minerva-II1a mostrando o asteroide Ryugu.
Ela foi feita logo após sua separação da nave espacial Hayabusa2.
Créditos: Japan Aerospace Exploration Agency

Para concluir o pouso das pequenas sondas, a nave espacial principal Hayabusa2 desceu com cuidado até ficar a apenas 55 metros da superfície do asteroide. Em seguida, as sondas foram ejetadas e a espaçonave principal elevou para sua altitude normal, que é de aproximadamente 20 quilômetros acima da superfície do asteroide.

Asteroide Ryugu fotografado pela sonda Minerva II1b
Asteroide Ryugu fotografado pela sonda Minerva-II1b logo após sua separação da nave principal.
Créditos: Japan Aerospace Exploration Agency

A missão Hayabusa2 ainda tem mais dois pousos para serem realizados: de um rover maior, chamado MASCOT (outubro de 2018), e de outro rover pequeno no ano que vem.




Além disso, a espaçonave principal tem uma série de tarefas para serem concluídas em Ryugu, incluindo a coleta de amostras do asteroide que serão enviadas de volta pra Terra para análises laboratoriais. Essa é a primeira vez que duas sondas robóticas pousam com sucesso na superfície de um asteroide.


Imagens: (capa-Japan Aerospace Exploration Agency) / Japan Aerospace Exploration Agency / divulgação
24/09/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. A ciência sempre a favor da humanidade os segredos em outros planetas são infinitos os estudos fazem parte para uma grande evolução...

    ResponderExcluir