Oceanos de água líquida - O exoplaneta mais próximo da Terra pode abrigar vida

água liquida e a chance de vida em proxima b
Nova descoberta mostra que em vários cenários, Proxima b apresenta grandes oceanos de água líquida!


Desde a descoberta do exoplaneta mais próximo do nosso Sistema Solar, que orbita Proxima Centauri (a estrela mais próxima do Sol), as pessoas se perguntam: esse planeta seria capaz de abrigar alguma forma de vida?



Usando modelos similares aqueles usados no estudo de mudanças climáticas na Terra, os pesquisadores analisaram o exoplaneta Proxima b, e descobriram que sob uma ampla gama de condições, esse planeta pode abrigar uma enorme quantidade de água líquida em sua superfície, e portanto, as chances de abrigar vida aumentaram.




"A principal mensagem de nossas simulações é que há uma boa chance de que o planeta seja habitável", disse Anthony Del Genio, cientista planetário do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da NASA, em Nova York. Del Genio é também o autor principal de um artigo que descreve a nova pesquisa, publicado na revista Astrobiology.


Proxima Centauri e Proxima b

Proxima Centauri é uma pequena estrela anã vermelha localizada a apenas 4,2 anos-luz do Sol. Apesar de sua proximidade, os cientistas ainda sabem muito pouco sobre o planeta que orbita essa estrela, chamado Proxima b, que tem massa de pelo menos 1,3 vezes a da Terra, e que completa uma volta ao redor de sua estrela a cada 11 dias.

comparação Terra e Proxima b
Comparação de tamanhos entre Terra e Proxima b.
Créditos: PHL / UPR Arecibo / NASA

Por não conhecermos todos os detalhes de Proxima b, Del Genio e seus colegas tiveram que fazer algumas suposições ​​sobre o exoplaneta para concluir as análises.




Proxima b orbita na zona habitável de sua estrela, o que significa que está na distância certa para receber luz suficiente para manter sua superfície acima da temperatura de congelamento. Mas essa zona é extremamente próxima da estrela, no caso de Proxima Centauri (anã vermelha). Portanto, é provável que o planeta tenha sua rotação sincronizada devido às forças gravitacionais. Ou seja: o mesmo lado de Proxima b está sempre de cara com sua estrela, da mesma forma como a nossa Lua sempre está com a mesma face voltada para a Terra.


A vida pode prosperar em um oceano

Em 2016, um artigo publicado na revista Astronomy and Astrophysics modelou Proxima b, sugerindo que o planeta teria temperaturas infernais no lado diurno, e frio congelante no lado noturno. Já as novas simulações mostram que, apesar de ser sempre o mesmo lado do planeta que recebe luz da estrela, um oceano dinâmico e circulante conseguiria transferir calor de um lado para o outro do planeta de forma muito eficaz.




"Mesmo que o lado noturno nunca veja a luz da estrela Proxima Centauri, há uma faixa de água líquida que se sustenta na região equatorial", disse Del Genio.

Comparação pôr do Sol na Terra e em proxima b
Simulação faz uma comparação entre o pôr do Sol da Terra e de Proxima b.
Créditos: PHL / UPR Arecibo

A equipe simulou 18 cenários,  observando os efeitos de continentes gigantes, atmosferas rarefeitas, diferentes composições atmosféricas e até mesmo mudanças na quantidade de sal do oceano global. Em quase todos os modelos, Proxima b mostrava capacidade de abrigar um oceano gigantesco de água líquida.

"Quanto maior a fração do planeta com água líquida, melhores as chances de que, se houver vida lá, possamos encontrar evidências dessa vida com futuros telescópios", disse Del Genio.




Se tivéssemos o poder de viajar pelo espaço, o que será que encontraríamos em Proxima b neste exato momento?...


Imagens: (capa-ilustração/ESO/M. Kornmesser) / NASA / PHL / UPR Arecibo
18/09/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

16 comentários:

  1. Quando digo que os das ciências-não-avançadas, necessitam urgentemente aprender ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA: a comunidade fica chateada.

    Em nenhum dos ELEMENTOS, de quaisquer MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR inclusive no nosso que chamam erradamente de SISTEMA SOLAR, haveria ou haverá VIDA:

    Sem que haja a presença das CINCO UNIDADES ELEMENTARES, FOGO, TERRA, ÁGUA, AR e EC, PROJETADAS: propiciando recebimento do MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE EV=ENERGIAS VITAIS, que religiosos-estagnados chamam equivocadamente de ESPÍRITO, que é concedido a parte: pela ENERGIA ÚNICA INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA.

    Não precisaria ser muito inteligente, bastaria ter a inteligência semelhante a de um paquiderme, para entender que até mesmo em nosso PLANETA-H, que esses cientistas do achismo, continuam chamando erradamente de TERRA:

    Seria impossível existir VIDA, se apenas existisse: o ELEMENTO ÁGUA.

    Respiraríamos o que?

    Até mesmo os peixes que vivem na ÁGUA, necessitam do OXIGÊNIO, um dos diversos componentes: da UNIDADE ELEMENTAR AR.

    O mais incrível de tudo, é que esses reis dos achismos! Esquecem que até mesmo a molécula de ÁGUA, composta é: por 2 ÁTOMOS DE HIDROGÊNIO: e 1 ÁTOMO DE OXIGÊNIO.

    H²O.

    Dois componentes da UNIDADE ELEMENTAR AR, em forma de micro-modelos energéticos atômicos termonucleares, que chamam de ÁTOMOS:

    Interligados por micros canais energéticos.

    Ou seja:

    Não existiria ÁGUA, se não existisse AR, UNIDADE ELEMENTAR: que se sobrepõe.

    CIÊNCIA: NÃO PODE SER ACHISMO!

    Para sair da IDADE DA PEDRA CIENTÍFICA, cambada: DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce é um verdadeiro analfabeto. Um papagaio é mais inteligente do que vc.

      Excluir
    2. João Bonifácio Então como Marte tem agua como ceres, plutao e as luas de Júpiter e saturno e não tem ar explica...


      Excluir
    3. É esse tipo de coisa que acontece quando um baiano fica com insônia XD

      Excluir
  2. pergunta : existe moderador do site para os comentários?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, estamos atentos aos comentários. Aqui não é permitido nenhum tipo de ofensa, ou "flodagem", tampouco divulgação de sites e blogs de terceiros. Ou seja, se a pessoa tem uma opinião sobre um assunto relacionado a Astronomia e a expõe aqui nos comentários, não importa qual seja a opinião dela, os comentários serão mantidos a fim de garantir a liberdade de expressão.

      Espero que compreenda. Um grande abraço!

      Excluir
  3. Muitos fatores precisam ser avaliados!
    Vai que, apesar de estar na zona habitável, o planeta tem elevada atividade vulcânica, ou algo parecido!
    O que resta é nossos descendentes chegarem la para se ter certeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que tu cogita que "nossos descendentes" cheguem à próxima centauri? Teoricamente é impossível um corpo com massa viajar à velocidade da luz, então obviamente levaríamos mais do que 4 anos luz pra chegar lá, mas se tu criar uma nave tripulada que possa ao menos viajar na velocidade da Voyager 1 (62 mil km/h) daí tu levaria mais de 40 mil anos pra chegar lá.... daqui 40 mil anos a humanidade pode nem existir, ou continuar evoluindo pra algo bem diferente do que vemos hoje.

      Excluir
  4. Deve ser interessante o "pôr do sol" visto em Proxima B. Se o planeta tiver atmosfera, seria uma visão perene de tranquilidade.
    PS: Isso se o planeta não for um inferno como Venus.

    ResponderExcluir
  5. Já há matérias dizendo que há fortes explosões solares, o que ao longo de milhões de anos tornaria difícil acreditar no melhor dos cenários em próxima b.
    Seria uma sorte absurda.

    ResponderExcluir
  6. Gente posso estar errado mas se Próxima b
    Sempre mostra o.mesmo lado para sua estrela , como pode ter um por do sol?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por de sol "eterno" e sempre na mesma "faixa geográfica" da planeta...

      Excluir
    2. Pôr do Sol é maneira de se dizer. Fisicamente o fenômeno ocorre na faixa de transição entre dia e noite, no ponto onde o Sol sempre estará na linha do horizonte, em um pôr do sol eterno.

      Excluir
  7. É vdd! !! Não haveria por do sol... mas em algum lugar esse por do sol seria eterno como naquela foto simulação.. .aqui na terra o sol terminaria seu por... mas lá seria eterno ... depende do ângulo longitudinal q vc estiver... se estiver no Equador não teria por do sol e estivesse em alguma das zonas de transição esse por do sol seria eterno...

    ResponderExcluir