Recorde: cometa Giacobini-Zinner está fazendo a maior aproximação com a Terra em 72 anos!

cometa giacobini ziner maior aproximação com a Terra
Aproveite para observar o cometa verde 21P/Giacobini-Zinner do quintal da sua casa


Nessa segunda-feira, 10 de setembro, o cometa 21P/Giacobini-Zinner está fazendo sua máxima aproximação com o Sol, o que os cientistas chamam de periélio. E nessa terça-feira, 11 de setembro, é o dia do "cometa verde" fazer sua máxima aproximação com a Terra - um encontro histórico!



O cometa Giacobini-Zinner tem cerca de 2 quilômetros de diâmetro, e nesse dia 11 de setembro de 2018 ele passará a cerca de 58 milhões de quilômetros da Terra. Essa será sua maior aproximação com o nosso planeta dos últimos 72 anos! Além disso, a próxima vez que o cometa Giacobini-Zinner passará tão próximo da Terra será apenas no ano de 2058.


Pra quem nunca teve a chance de observar um cometa nos céus, não perca essa oportunidade. Apesar de ter 2 quilômetros de diâmetro, esse cometa é considerado pequeno (se comparado com outros do seu tipo), porém ele está ativo, e se torna um alvo fácil se colocado na mira de binóculos ou telescópios.

Ao observá-lo, você o verá como uma estrela de brilho difuso (esfumaçada). Conforme os dias passam, esse cometa estará numa posição diferente no céu noturno. Para isso, indicamos a utilização de um aplicativo astronômico, como o STELLARIUM, por exemplo.


Para mais informações sobre a máxima aproximação do cometa 21P/Giacobini-Zinner em 2018, confira nossa matéria especial clicando aqui.

Um vídeo postado em nosso canal no YouTube também dá dicas de observação e mais informações sobre o cometa Giacobini-Zinner.


Apesar do cometa 21P/Giacobini-Zinner bater seu recorde de brilho e proximidade no dia 11 de setembro, ele ainda poderá ser vistos até outubro de 2018. Conforme os dias passam, ele vai ganhando altura nos céus, porém, seu brilho vai caindo gradativamente. Então aproveitem para observá-lo o mais breve possível!


Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-Gregg Ruppel/divulgação) / YouTube / Galeria do Meteorito
10/09/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários: