Buraco Coronal gigantesco surge na atmosfera do Sol e fica de frente com a Terra

buraco coronal gigantesco está de frente com a Terra
Em época de mínimo solar, um buraco coronal gigantesco chama a atenção de todos!


Um enorme buraco se abriu na atmosfera do Sol, e ele está cara-a-cara com o nosso planeta. O Observatório Solar Dynamics, da NASA, registrou essa imagem no ultravioleta revelando a estrutura gigantesca que podemos ver no Sol:

buraco coronal de frente com a Terra em 05 de outubro de 2018
Buraco Coronal registrado em 05 de outubro de 2018 às 19:43 UTC. A Terra está em escala no canto inferior direito.
Créditos: NASA / SDO / AIA 193

Trata-se de um descomunal buraco coronal - uma região da atmosfera do Sol onde os campos magnéticos se abrem permitindo que o vento solar escape. Buraco coronais são comuns, mas igual a este é realmente raro, sobretudo na época de mínimo solar que estamos enfrentando.



Esse buraco coronal está sendo monitorado, e seu tamanho ultrapassa os 900.000 quilômetros, se estendendo do polo norte. atravessando o equador e quase chegando no polo sul solar. Isso é que é tamanho!




As rajadas de ventos solares que escaparam do Sol irão atingir a Terra entre os dias 7 e 8 de outubro, a velocidades superiores a 600 quilômetros por segundo. De acordo com especialistas do clima espacial da NOAA, existem chances de tempestades geomagnéticas de classe G-1 (menor). A escala de tempestades geomagnéticas vai de G-1 (menor) a G-6 (extrema).

comprar meteoritos autenticos

Apesar das rajadas serem intensas, elas deverão causar tempestade geomagnética fraca por não serem provenientes de uma Ejeção de Massa Coronal (EMC), mas sim de ventos solares liberados pelo buraco coronal.




Tempestades geomagnéticas de classe G-1 produzem auroras polares e afetam animais migratórios que utilizam o campo magnético para localização. Nos sistemas de energia são esperadas apenas pequenas flutuações na rede elétrica.


Imagens: (NASA/SDO) / NASA / SDO
05/10/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 comentários:

  1. O Sol anda meio agitado, ele ta meio esquentadinho! rsrsr
    Aproveitando o post, queria tirar uma dúvida que não tem muito a ver com o caso.

    Sobre o tal Planeta X:
    Por que os pesquisadores apostam tanto que ele seja rochoso? Levando em consideração os planetas mais externos do nosso sistema solar, acho que as chances desse novo planeta ser gasoso são muito maiores, sei que dez vezes a massa da Terra pode não parecer tanto, mas seria praticamente metade de Netuno (creio eu). Enfim, tem muito post sobre o Planeta X aqui no blog, talvez eu tenha deixado a resposta passar em branco, mas não achei mesmo :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As chances de ser uma planeta rochoso é maior, pois pela o nível de perturbação e o posicionamento dos planetas-anões encontrados lá nos confins do sistema solar, todos eles orientados em uma direção especifica, sugere que há um corpo de grande massa perturbando essas órbitas. E nesse caso, se fosse um planeta gasoso, teria que ser muito maior que um planeta rochoso, para ter a mesma massa.
      E como a Nasa já fez a varredura completa do céu em busca do Planeta 9 e não encontrou nada, a única possibilidade é que o planeta seja pequeno a ponto de não ter sido detectado pelo telescópio. Portanto, deve ser um corpo rochoso maior do que a Terra, mas não a ponto de ser um planeta gasoso.

      Excluir
  2. da esquerda para a direita forma o numero de cabeça para baixo
    e da direita para esquerda forma um 7, coincidençia? acho que não!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce se refere a que? acha q é o que?

      Excluir
    2. A mim lembra a bota da Itália, o deus sol chutando o bozo fascista de vez....

      Excluir
    3. Pelo AMOR DE DEUS eu não aguento mais falar desse EMBUSTE BOLSONARO!!!

      Excluir
  3. É incrível a falta de humildade por parte das vaidosas comunidades religiosas-estagnadas e científicas-não-avançadas, em não admitir, que são totais desconhecedores da importantíssima e indispensável ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA, mesmo que para isso tenham que continuar tolamente chamando e achando erradamente:

    Que o MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO PI, que funciona de forma interligada energeticamente não por primitivos sistemas de fios, mas por intermédio de PULSOS ELETROMAGNÉTICOS ENERGIZADORES, infinitamente mais avançados do que conhecemos como WI-FI, seja MUNDO MATERIAL ou UNIVERSO MATERIAL:

    Que o MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, seja SISTEMA SOLAR:

    E que o DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que através do GRANDE TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR existente em seu NÚCLEO, recebe potente energia emitida por nossa GALÁXIA, transforma e reduz essa potente energia repassando-a para o TRANSFORMADOR ENERGÉTICO MENOR que fica no CENTRO do nosso PLANETA: seja também chamado erradamente de SOL.

    Todo esse DESCONHECIMENTO, e mais ainda: a vaidade em não admitir que um brasileiro, que desafia todos eles, esteja certo:

    Levará o breve DESENERGIZAR antecipado DE EV=ENERGIAS VITAIS a BILHÕES de PESSOAS, em decorrências de:

    REAÇÕES DOS ELEMENTOS:

    FOGO: ATRAVÉS DE ATIVIDADES ANORMAIS DOS VULCÕES, QUEIMADAS E INCÊNDIOS:

    TERRA: ATRAVÉS DE TERREMOTOS UM ATRÁS DO OUTRO:

    ÁGUA: ATRAVÉS DE INUNDAÇÕES DESCOMUNAIS, COMO OCORRIDAS NA ÍNDIA E JAPÃO, QUE DEIXARAM MAIS DE 700 MIL DESABRIGADOS E MUITOS MORTOS:

    A FORTÍSSIMAS AÇÕES DO ELEMENTO AR: QUE ESTÁ CHEGANDO PARA PREDOMINAR.

    ÚLTIMO AVISO:

    Quando o AQUECIMENTO GLOBAL, alcançar seu limite máximo...

    Quando atividade sísmicas e HLÓGICAS, se tornarem mais intensas...

    Quando inundações, estiverem causando problemas seríssimos, em todos PLANETA...

    Quando OCEANOS estiverem inviabilizando habitações de grandes metrópoles...

    Quando não se tiver mais uma gota de ÁGUA doce e potável, por falta do não investimento em USINAS DE DESSALINIZAÇÃO...

    Quando o AGRONEGÓCIO, que hoje corresponde a mais de 70% da subsistência de muitos países, como é o caso do BRASIL...

    Estiver totalmente inviabilizado:

    Cobrem desses que se dizem cientistas...

    Cobrem também do pessoal da NASA e ROSCOSMOS, que podem ser bons em muitas coisas, mas nada entendem de ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA...

    Cobrem principalmente da ONU: uma solução.

    Muito em breve todos verão: quem tinha razão.

    Cansei!

    Por último, agradeço ao inteligentíssimo diretor desse conceituado site GALERIA DO METEORITO, pela importantíssima colaboração imparcial e sempre respeitosa não só para comigo, como para com todos:

    Que gostam de ciências.

    No meu humilde espaço DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS, disponibilizarei gratuitamente CENTENAS DE DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS E ENERGÉTICAS que fiz, para todos os povos.

    ResponderExcluir
  4. Isso é bem desesperador! Um dos sinais do fim do tempo! Arrependam-se e creiam em Cristo!

    ResponderExcluir