Telescópio Hubble entra em 'modo de segurança' após falha de giroscópio

hubble telescpopio espacial entra em modo de segurança após falha em giroscopio
Controladores da missão já estão buscando alternativas para que o telescópio espacial Hubble continue operante


O Hubble, que tem observado os céus desde 1990, entrou em "modo de segurança" na última sexta-feira (5 de outubro) após uma falha em um giroscópio de orientação.


"Na sexta-feira, o Telescópio Espacial Hubble entrou em modo de segurança devido a uma falha no giroscópio usado para manter o telescópio precisamente apontado por longos períodos. Especialistas da missão estão tomando medidas para devolver o Hubble à ciência. Mais atualizações seguirão", disseram membros da equipe da missão nessa segunda-feira através da página oficial do Hubble no Twitter.




Antes da notícia ser divulgada de forma oficial, o que aconteceu nessa segunda-feira (08), rumores começaram a circular nas redes sociais desde sexta-feira (05). Rachel Osten, vice-chefe de missão do Hubble, confirmou esses rumores através do Twitter.

"É verdade. Fim de semana muito estressante. Agora o Hubble está em modo de segurança enquanto descobrimos o que fazer. Outro giroscópio falhou. O primeiro passo é tentar trazer de volta o último giroscópio, que estava desligado, e está sendo problemático", disse Rachel.

Telescopio Espacial Hubble - NASA
Telescópio Espacial Hubble.
Créditos: NASA

O Hubble tem seis giroscópios, todos substituídos por astronautas durante uma missão de manutenção em maio de 2009. O telescópio precisa de três giroscópios funcionando perfeitamente para garantir a eficiência ideal, segundo informações do centro de controle da missão.

Mas calma! Ainda não precisamos entrar em pânico. "O Hubble consegue operar com dois giroscópios, ou até mesmo com um só", disse o astrofísico Grant Tremblay, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian.




"Não é tão assustador... sabíamos que isso podia acontecer. O giroscópio durou cerca de seis meses a mais do que pensávamos. Vamos resolver os problemas e voltar", disse Rachel Osten em outro tweet.


Houston, nós temos um problema?

O Hubble não é a única missão da NASA que enfrenta problemas no espaço. A sonda Opportunity, que vinha explorando a superfície de Marte desde 2004, está parada desde 10 de junho de 2018, quando uma grande tempestade de areia bloqueou seus painéis solares, impossibilitando a recarga das baterias. A tempestade já diminuiu drasticamente, e até agora, o centro de controle da missão não recebeu nenhum sinal de vida de Opportunity. Ainda há esperanças.

meteoritos a venda

A sonda Curiosity, que também está explorando a superfície marciana e assim como sua irmã mais velha, também foi atingida pela tempestade de areia global, enfrentou problemas de memória e passou a utilizar seu computador secundário (back up). O telescópio espacial Kepler, responsável pela descoberta de aproximadamente 70% dos quase 4 mil exoplanetas confirmados até hoje, está ficando sem combustível.




Como se não bastasse, a sonda Dawn, da NASA, que orbita o planeta anão Ceres desde março de 2015, também está com pouco combustível. Sua missão pioneira também está chegando ao fim...


Imagens: (capa-NASA) / NASA
08/10/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário