Tudo sobre a chuva de meteoros Draconidas 2018

chuva de meteoros draconidas 2018
Está chegando o pico da chuva de meteoros Draconidas 2018 - veja como e quando observá-la


Se o tempo permitir, poderemos ver alguns meteoros riscando o céu na noite de 08 de outubro, quando acontece o pico da chuva de meteoros Draconidas 2018.



A chuva de meteoros Draconidas (também conhecida como Draconídeas) acontece todos os anos, sempre na mesma época, quando a Terra passa pelo rastro de fragmentos deixado pelo cometa 21P/Giacobini-Zinner. Em meados de 1900, esse cometa ejetou uma grande quantidade de seu material no espaço, e por coincidência, nosso planeta sempre passa por essa esteira de partículas todos os anos, sempre na mesma data, dando origem a um belo fenômeno natural.




O cometa Giacobini-Zinner completa uma volta ao redor do Sol a cada 6.6 anos, e nesse ano, no dia 10 de setembro, ele fez sua máxima aproximação com o Sol (periélio). Será então que a quantidade de meteoros pode ser maior?

Cometa 21P/Giacobini-Zinner registrado por José J. Chambó / Miquel Serra-Ricart TAD, Instituto de Astrofísica de Canarias
Cometa 21P/Giacobini-Zinner registrado em Tenerife, na Espanha.
Créditos: José J. Chambó / Miquel Serra-Ricart / TAD / Instituto de Astrofísica de Canarias

Isso depende. Nada indica que a taxa de meteoros por hora será maior nesse ano, mas nós não queremos perder essa oportunidade. Algumas vezes, o periélio de um cometa pode trazer um número maior de meteoros. A previsão para essa chuva não indica que nesse ano ela terá um outburst (aumento súbito na quantidade de meteoros), porém, não está descartada a possibilidade dos meteoros serem mais numerosos. A Lua que estará praticamente na fase Nova ajudará bastante, já que os céus estarão escuros e propícios para a observação dos meteoros.


Como observar a chuva de meteoros Draconidas?

Como seu próprio nome diz, a chuva de meteoros Draconidas surge a partir da constelação de Draco (Dragão), na região das estrelas Deneb, Altair e Vega. Isso não significa que os meteoros da chuva Draconidas irão ocorrer apenas nessa região, mas sim que, se traçarmos uma linha reta no sentido inverso a trajetória de cada meteoro, todos irão apontar para essa mesma região do céu.




Observadores do hemisfério norte têm privilégio na observação dessa chuva, já que o radiante (local onde os meteoros parecem se originar) encontra-se na região norte do céu. No hemisfério sul, sua visualização é mais precária, mas pode surpreender aqueles que habitam regiões próximas do equador, como parte do norte e nordeste do Brasil.

radiante da chuva de meteoros draconidas
Na imagem vemos o radiante (região do céu onde os meteoros parecem se originar) da chuva de meteoros Draconidas.
Quanto mais ao norte do Brasil estiver o observador, melhor será sua visão.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

A maioria das chuvas de meteoros são melhor observadas após a meia-noite, porém, no caso da Draconidas essa regra não se aplica. Por conta do posicionamento da constelação radiante (Dragão), o melhor horário para observá-la é logo no início da noite, assim que o Sol se pôr.


Quantos meteoros poderemos observar?

A taxa de meteoros da chuva Draconidas é incerta, pois ela varia bastante todos os anos. Ela já foi responsável por grandes espetáculos, como aqueles observados em 1933, 1946 e 1998, quando milhares de "estrelas cadentes" riscaram os céus a cada hora. Já na maioria das vezes, a chuva de meteoros Draconidas não costuma surpreender pela quantidade de meteoros, que chega a cerca de 10 meteoros por hora em condições favoráveis, porém, nunca se sabe com certeza quando será o próximo outburst.

meteoro da chuva Draconidas
Na imagem podemos ver um belo registro feito na República Tcheca, mostrando um meteoro da chuva Draconidas de 2011.
Créditos: Richard Klofac

Os meteoros da chuva Draconidas costumam ser bem mais lentos do que o comum, o que muitas vezes faz com que eles percorram todo o firmamento, de norte a sul, de forma lenta. Um espetáculo!




Outra boa notícia é que a chuva Draconidas está abrindo a temporada de chuvas de meteoros de fim de ano. Dentro de alguns dias, outras chuvas de meteoros muito maiores (Orionidas, Leonidas, etc...) irão ocorrer, e claro, estaremos aqui fazendo a cobertura completa e transmissões ao vivo desses belíssimos eventos astronômicos. Fiquem ligados!


Imagens: (capa-Vitoos Blox/divulgação) / José J. Chambó / Miquel Serra-Ricart / TAD / Instituto de Astrofísica de Canarias / STELLARIUM / Galeria do Meteorito / Richard Klofac
04/10/18



Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Desde o finalzinho de Setembro o clima ta bem fechado aqui em SC, sempre tudo nublado, só porque essa chuva é pra ser num horário bom e não de madrugada (como de costume), o céu vai estar nublado :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em São Paulo também, tudo muito nublado já faz algum tempo... uma pena. Tomara que melhore!

      Excluir
  2. Moro em porto velho, hj vi um muito bonito e claro, cor verde.

    ResponderExcluir
  3. Moro em Salvador e ontem a noite 09/10 presenciei a queda de um desses e fiquei impressionado com o tamanho e a sensação de proximidade.

    ResponderExcluir