Falha no lançamento de foguete da Soyuz força resgate de emergência para astronautas

falha em foguete da Soyuz força resgate de emergência de astronautas
Astronauta estadunidense e cosmonauta russo são resgatados após falha de propulsores alguns minutos após a decolagem


A nave Soyuz MS-10 que levava astronautas para a Estação Espacial Internacional teve sua missão abortada logo após o lançamento ocorrido nessa quinta-feira, 11 de outubro, quando seus propulsores falharam.



A espaçonave executou um pouso balístico de emergência com um ângulo agudo de descida. Os dois tripulantes a bordo - o astronauta norte-americano Nick Hague e o cosmonauta russo Alexey Ovchinin - saíram da cápsula em segurança e estão em boas condições.

Cosmonauta russo Alexey Ovchinin e astronauta estadunidense Nick Hague durante treinamento realizado em 26 de setembro de 2018
Cosmonauta russo Alexey Ovchinin e astronauta estadunidense Nick Hague
durante treinamento realizado em 26 de setembro de 2018.
Créditos: Victor Zelentsov / NASA

O lançamento ocorreu no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, às 14h40. Pouco mais de um minuto após o lançamento, o impulsionador da espaçonave falhou e o lançamento foi abortado. Equipes de busca e salvamento entraram em ação e recuperaram os astronautas de helicóptero.




Uma declaração da NASA afirmou: "O administrador da NASA, Jim Bridenstine, e a equipe da NASA estão monitorando a situação cuidadosamente. A NASA está trabalhando em estreita colaboração com a Roscosmos para garantir o retorno seguro da tripulação. A segurança da tripulação é a maior prioridade para a NASA. Uma investigação completa sobre a causa do incidente será conduzida ."

Este vídeo mostra o lançamento da Soyuz MS-10 do Cosmódromo de Baikonur. O lançamento estava prosseguindo normalmente até a primeira menção da falha de propulsão, o que aconteceu a partir dos 03m20s do vídeo.


Após o pouso seguro de emergência, o administrador da NASA Jim Bridenstine twittou:

Em seu tweet ele afirma: "Eu não poderia estar mais orgulhoso da família da NASA hoje. Muitas pessoas fantásticas, propriamente treinadas e equipadas, operaram efetivamente de acordo com o procedimento para garantir que nossa tripulação chegasse segura em casa para suas famílias. É uma grande responsabilidade liderar essa agência incrível."




Os tripulantes Hague e Ovchinin tinham como destino a Estação Espacial Internacional (ISS), para se juntar a outros três tripulantes da Expedição 57. Esta seria a segunda viagem de Ovchinin à estação espacial e a primeira viagem de Hague. Hague é um coronel da Força Aérea que completou seu treinamento como astronauta em 2015.


O astronauta alemão Alexander Gerst, que está a bordo da ISS, capturou essas imagens do fracassado lançamento da Soyuz.


Gerst diz: "Estou feliz que nossos amigos estejam bem. Graças a >1000 trabalhadores de resgate! Hoje foi mostrado novamente como é grande a Soyuz: apesar de um mau começo, a tripulação foi trazida de volta à Terra em segurança. A viagem espacial é difícil. Mas temos que continuar, pelo bem da humanidade."

Esta é a primeira vez que uma nave Soyuz falhou, porém, o pouso de emergência foi executado corretamente, e equipes de resgate pré-posicionadas ao longo da rota de voo da Soyuz entraram em ação rapidamente. Os astronautas foram expostos ao aumento da força g durante a descida, mas ficaram ilesos. Eles experimentaram 6,7g, o que é aproximadamente igual ao que os astronautas da Apollo sentiram durante a reentrada.


Um tweet da Roscosmos mostra os dois astronautas descansando confortavelmente e aparentando muito bom humor, apesar da experiência assustadora. A imagem mostra ambos sentados em um sofá, ligados a monitores de pressão arterial e monitores de oxigênio.




A Roscosmos informou que que uma comissão está sendo formada a fim de investigar a falha de lançamento.


Imagens: (capa-NASA) / Victor Zelentsov / NASA / Twitter / divulgação
11/10/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário: