Mais um: novo iceberg retangular é descoberto na Antártica

novo iceberg retangular
Jeremy Harbeck, cientista da NASA e membro de uma equipe de exploração do gelo polar, divulga novas fotos intrigantes


Às vezes nós vemos algumas imagens que parecem mentira, apesar de nunca terem sido alteradas por Photoshop. Essa com certeza é uma delas.

No Twitter, a equipe ICE da NASA, responsável por pesquisar as regiões polares do nosso planeta, postou uma imagem muito estranha, mostrando um iceberg que tinha a forma quase perfeita de um retângulo.



A foto foi feita pela equipe da Operação IceBridge da NASA - uma frota de aviões de pesquisa que observa o gelo polar da Terra. A formação intrigante foi encontrada perto da plataforma de gelo Larsen C, uma peça gigante da qual se separou da Península Antártica em julho de 2017.

Iceberg retangular muito estranho fotografado na Antártica
Estranho iceberg retangular fotografado na Antártica em 16 de outubro de 2018.
Créditos: NASA IceBridge

Como se não bastasse, outro iceberg de forma retangular foi avistado pela equipe. Jeremy Harbeck, o cientista da NASA responsável pela fotografia do iceberg anterior, divulgou recentemente uma imagem de outro iceberg tão estranho quanto o primeiro.




A nova imagem também mostra um canto do primeiro iceberg (próximo ao motor do avião de Jeremy. Outro iceberg retangular gigantesco, conhecido como A68 também pode ser visto ao fundo.

segundo iceberg retangular descoberto na Antartica
Segundo iceberg retangular avistado por Jeremy Harbeck em 16 de outubro de 2018.
Créditos: Jeremy Harbeck / NASA

Sim. Todos nós estamos acostumados a ver icebergs com formas geométricas aleatórias. Estes icebergs são diferentes, e ficaram conhecidos como "icebergs tabulares" por terem as mesmas características de uma tábua, sendo planos e simétricos.

Kelly Brunt, cientista da NASA, da Universidade de Maryland, disse que a forma quadrada em particular era "um pouco incomum", notando que provavelmente tinha cerca de 1,6 km de diâmetro. E apesar de parecer plana em cima, provavelmente tem uma forma geométrica assimétrica abaixo do nível da água.




O maior iceberg já registrado, chamado B-15, também era um iceberg tabular. Medindo 295 km de comprimento e 37 quilômetros de diâmetro, foi descoberto na plataforma de gelo de Ross, na Antártica, em março de 2000.

iceberg B-15 visto do espaço - o maior iceberg do mundo
Iceberg B-15 visto do espaço. Este foi o maior iceberg já registrado no mundo.
Créditos: NASA / GSFC /Robert Bindschadler

As bordas limpas deste iceberg mais recente sugerem que ele foi criado recentemente. As bordas notavelmente retas e cantos afiados são relativamente novos, já que a ação erosiva do vento e das ondas ainda não teve tempo de suavizar esses contornos. Com o tempo, a água e os ventos acabam desgastando as bordas lisas.




Como publicado no site Curto e Curioso, o formato estranho da peça de gelo se deve a sua recente separação de um bloco maior, o que pode gerar recortes mais simétricos e incomuns. Cientistas também afirmam que icebergs como esse costumam se quebrar com mais facilidade, mudando sua forma rapidamente.

Imagens: (capa-NASA IceBridge) / NASA IceBridge / Jeremy Harbeck / NASA / GSFC /Robert Bindschadler
25/10/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários:

  1. Apenas mais uma pista: de danças PIGUINÁTICAS.

    ResponderExcluir
  2. Não sei quanto a vocês, mas quando vi essa foto me deu uma enorme vontade de poder andar em cima desse iceberg. kkkk

    ResponderExcluir
  3. A natureza é assim, perfeita. Eu fico imaginando qual força da natureza faz um bloco de gelo se partir e se separar de sua plataforma. Esta força com certeza o moldou com a tal forma. Em um solo árido por exemplo, quando fica ressequido ao extremo, apresenta inúmeras rachaduras e muitas delas são simétricas e várias são semelhantes entre si... O que as fez partirem naquele formato? Por outro lado, a água quando congela, sabemos que toma a forma de seu recipiente ao se solidificar. O que há exatamente embaixo destes icebergs de forma tão perfeita? E qual força foi exercida acima deles que os tenha partido assim?

    ResponderExcluir
  4. E olhando melhor, até a superfície é perfeitamente plana, além dos lados e bordas, bem diferente dos demais com superfícies acidentadas. Curiosíssimo! Faltou dizer pra gente a medida destes blocos.

    ResponderExcluir
  5. Esta muito perfeito.Será mesmo obra do acaso?

    ResponderExcluir
  6. Prato cheio p conspiradores terraplanista. outros estão dizendo q é obra de aliens, era só o q faltava.

    ResponderExcluir
  7. É tipo o monolito do "2001: Uma Odisseia no Espaço", só que albino...

    ResponderExcluir