Tudo sobre a chuva de meteoros Tauridas 2018

tudo sobre a chuva de meteoros Tauridas 2018
Já está acontecendo a chuva de meteoros Tauridas 2018 - ela pode ser observada de todo o globo!


Todos os anos, entre os dias 01 de outubro e 25 de novembro, a Terra passa por uma esteira de detritos deixada pelo cometa 2P/ Encke, dando origem a chuva de meteoros Táuridas (ou Taurídeas). Mas é nos dias 05 e 08 de novembro que acontece o pico dessa chuva de meteoros, no hemisfério sul e hemisfério norte, respectivamente - essas são as datas em que a maior quantidade de meteoros pode ser observada.



Apesar de ser considerada uma chuva intermediária ou fraca (gerando apenas cerca de 7 meteoros a cada hora durante a noite de pico), a chuva Tauridas é famosa por produzir bolas de fogo e meteoros brilhantes de cor laranja, vermelho e amarelo. Ou seja, mesmo que em pouca quantidade, seus meteoros são facilmente observáveis e não costumam passar despercebidos...

Taurids 2016 - Karoly Jonas
Meteoro da chuva Tauridas 2016, registrado em 31 de outubro, em Budapeste, Hungria.
Créditos: Karoly Jonas / divulgação


Como observar a chuva de meteoros Tauridas 2018?

Como o próprio nome diz, o radiante (local de onde os meteoros parecem se originar) encontra-se na constelação de Touro, ao lado da constelação de Orion (popularmente conhecida como As Três Marias).




Nessa época do ano, a constelação de Touro encontra-se na direção nordeste do céu após a meia-noite. Nessa mesma região do céu podemos ver o famoso aglomerado de estrelas das Plêiades, e a estrela Aldebarã.

Radiante da chuva de meteoros Tauridas 2018
Radiante da chuva de meteoros Tauridas por volta da 01h00 da madrugada (horário local).
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito


No Brasil será visível?

Se você se encontra no Brasil ou em qualquer outra região do hemisfério sul, o pico da chuva Tauridas Austrais ocorre no dia 05 de novembro. Já os observadores do hemisfério norte terão que esperar até o dia 08 de novembro, quando ocorrerá o pico da chuva de meteoros Tauridas Boreais (hemisfério norte).




Por não produzir uma grande quantidade de meteoros, observar a chuva Tauridas requer paciência, mas com certeza vale muito a pena reservar um tempinho para apreciar esse belíssimo evento celeste que costuma gerar meteoros super brilhantes que riscam uma extensa região do firmamento. [confira as principais dicas para se observar chuvas de meteoros]

Se você estiver sob um céu limpo, sem nuvens, e longe da poluição luminosa, com certeza terá sua recompensa. E mesmo que o céu da sua cidade não ajude muito (como ocorre em cidades grandes com muita poluição luminosa) os meteoros mais brilhantes ainda poderão ser vistos. Mas é claro: os céus precisam estar limpos (sem nuvens) para que possamos enxergar os meteoros.

Lembrete: no dia 17 de novembro acontecerá o pico da chuva de meteoros Leonidas 2018 - teremos transmissão ao vivo e o sorteio de um meteorito, fiquem ligados! [veja aqui a lista das principais chuvas de meteoros]
meteoritos raros a venda
Quanto à chuva de meteoros Tauridas 2018, infelizmente o céu está bastante nublado na região sudeste do Brasil. Mas se você tiver algum momento "livre de nuvens" aí na sua cidade, é só cruzar os dedos e olhar para o alto! Desejamos boas observações a todos!


Imagens: (capa-divulgação/Galeria do Meteorito) / Karoly Jonas / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
05/11/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário