Os estranhos 'raios vermelhos' são filmados sobre São Paulo e Rio de Janeiro

sprites - raios vermelhos - são paulo e rio de janeiro - Brasil - video em hd
Vídeo em alta definição mostra as descargas elétricas que ocorrem bem acima das nuvens de tempestade - conheça os sprites


Observar tempestades é um hobby pra muita gente. Não podemos negar que raios e relâmpagos enchem os olhos de qualquer um. Mas você já ouviu falar em sprites?



Antes de mais nada, confira os vídeos registrados por câmeras do projeto EXOSS, incluindo um registro em alta definição, onde podemos ver sprites ocorrendo sobre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.


As intrigantes descargas elétricas avermelhadas foram registradas por mais de uma câmera, sendo possível obter uma triangulação, e assim definir a posição exata do fenômeno. Os sprites ocorreram na madrugada de 21 pra 22 de dezembro de 2018. No vídeo, os horários estão em UTC (horário internacional).


Mas o que são Sprites?

Não estamos falando daquela marca famosa de refrigerante. Em meteorologia, sprites são descargas elétricas que ocorrem bem acima das nuvens de tempestade, e são causadas por raios positivos entre a nuvem e o solo. Na verdade, SPRITE é uma sigla que significa Stratospheric/mesospheric Perturbations Resulting from Intense Thunderstorm Electrification (Perturbação Estratosférica/Mesosférica Resultada de Eletrificação de Tempestades Intensas).

Sprites e outros TLEs
Ilustração artística de alguns TLEs, incluindo (de cima pra baixo) Elves, Sprites e Jatos Azuis.
Abaixo vemos os raios (as descargas elétricas comuns) como comparação de altitude.
Créditos: Abestrobi / Wikimedia Commons

Sprite é um tipo de TLE - Transient Luminous Event (Evento Luminoso Transiente), sendo o mais comum de todos. Outros eventos do tipo TLE incluem jatos azuis, halos, Elves, entre outros.




Os TLEs (incluindo os sprites) podem ter duração de menos de um milisegundo até mais de 2 segundos e geralmente ocorrem a altitudes de aproximadamente 90 quilômetros. Alguns sprites já foram responsáveis por acidentes incluindo veículos operados em grande altitude. Desde seu primeiro registro feito em 1989, os TLEs vem sendo observados e estudados por vários projetos espalhados pelo globo.


Imagens: (capa-EXOSS) / EXOSS / Abestrobi / Wikimedia Commons / divulgação
26/12/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário